Como criar uma nova partição no Windows

Existe uma ferramenta nativa do sistema operacional Microsoft para criar uma nova partição no Windows, com um assitente esopecial!
Avatar de Bruno Rodrigues
15/08/2022às12:19|Atualizado há 2 anos
Como criar uma nova partição no Windows

Criar uma nova partição no Windows pode te ajudar a organizar os seus arquivos, de modo a separar as unidades que devem ser instalados, programas de computador e os arquivos de backup. Melhor que isso, você pode instalar uma nova opção de sistema operacional no seu computador para utilizar quando quiser.

Como criar uma nova partição no Windows

Com o sistema operacional da Microsoft criar uma nova partição no Windows é extremamente fácil, mas pode ser um tanto difícil para novos usuários do sistema, já que a configuração está localizada um lugar um pouco complicado de encontrar dentro do sistema operacional, que te permite gerenciar o espaço do seu disco de armazenamento.

Com essa ferramenta que lhe permite criar uma nova partição no Windows, você consegue, além de criar uma nova partição, você pode formatar o disco para ser compatível com a configuração que você pretende adaptar esse novo espaço.

Se você tem apenas um disco de armazenamento em seu computador, você deve reduzir o espaço que o mesmo possui para conseguir criar uma nova partição no Windows, o que não influenciará o seu atual sistema operacional, desde que deixe um espaço de “folga” para o sistema utilizar para guardar informações importantes.

Vejamos então como criar uma partição em qualquer sistema operacional com o Windows.

  1. No sistema operacional com Windows 10, abra o menu iniciar e digite “Gerenciamento de Disco” e selecione a primeira opção do aplicativo que surgir no resultado de busca do sistema.

    Selecione a ferramenta - Como criar uma nova partição no Windows
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  2. Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o seu disco principal, geralmente o disco (C:), e selecione a opção “Diminuir Volume…” com o botão esquerdo do mouse no menu suspenso que surgirá ao lado do disco selecionado.

    Selecione diminuir - Como criar uma nova partição no Windows
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  3. Escolha o quanto você gostaria de reduzir no novo disco, prestando a atenção ao tamanho total do disco final após a diminuição do espaço do disco. Após concluir, clique sobre o botão “Diminuir” para concluir com a sua solicitação.

    Diminua os espaço do disco - Como criar uma nova partição no Windows
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  4. Em seguida, devemos formatar o novo disco e atribuir uma alocação para o mesmo ser reconhecido no sistema. Então, Clique com o botão direito sobre a opção de “Não Alocado”, que acabamos de criar sobre os quadros, como pode ser visto na imagem abaixo e selecione a opção de “Novo Volume Simples” para a configuração do volume.

    Botão direito no espaço não alocado - Como criar uma nova partição no Windows
    Imagem: Bruno/Tekimobile
  5. Uma nova janela de assistência de criação de partição será exibida em destaque na sua janela, basta clicar sobre a opção “Avançar>” para prosseguir com a configuração do disco de armazenamento.
  6. Entre com o tamanho que você deseja alocar para o seu novo disco e criar uma nova partição no Windows e clique em “Avançar”.
  7. Escolha uma das letras disponíveis para atribuir a sua nova unidade e, então, clique em avançar.
  8. Selecione o formato desejado para o seu disco, recomendamos o “NTFS”. Dê um nome para o seu novo disco em “Rótulo do volume” e finalize clicando sobre a opção “Avançar”.
  9. Visualize todas as opções para finalizar a criação do seu disco e finalize clicando sobre a opção de “Concluir”.

Após a finalização de criar uma nova partição no Windows, você pode utilizá-la como bem entender. Para a utilização como um disco a parte para fazer um backup dos seus arquivos, crie uma pasta dentro da partição e faça um atalho para a área de trabalho do seu computador, desse modo, você terá acesso rápido a pasta sem ter de navegar até a localização da pasta para transferir seus arquivos e pastas com uma maior facilidade.

Há também a possibilidade de instalar um sistema operacional diferente nessa nova partição, onde muitos usuários gostam de instalar uma distro do Linux para experimentar a navegação e novidades do sistema operacional, ou para utilização para criar uma nova partição com opções mais avançadas que no sistema operacional da Microsoft.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ