Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados

Avatar de Redação
03/09/2020 às 17:03 | Atualizado há 4 anos
Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados

Pagar a Apple por um toque que faz parte de uma música que você já possui não atrai muitas pessoas. Felizmente, você pode fazer esse toque em apenas um minuto, ou talvez dois.

Neste guia passo a passo, você verá exatamente como pegar qualquer parte de uma música – ou qualquer arquivo de áudio – e torná-lo o toque do seu iPhone.

O processo é totalmente gratuito, mas requer que você use o iTunes.

Essa é a má notícia, sim, você não pode usar um aplicativo no seu iPhone. A Apple não permite que aplicativos gravem toques na pasta especial onde devem ficar, então ignore aqueles aplicativos que dizem que podem fazer toques. Na verdade, eles não podem.

E sim, o processo de fazer um toque no iTunes é muito mais trabalhoso do que deveria ser.

Mas se você está determinado a transformar aquele riff cativante em seu toque de chamada, veja como fazer isso.

Prepare sua musica

Antes de começar, a música que deseja usar deve estar na biblioteca do iTunes do computador.

Se não for, você pode importar qualquer arquivo MP3 ou AAC para o iTunes e também pode usar o aplicativo Voice Memos no seu iPhone para gravar sons do mundo real ou vozes de pessoas para transformar em toques.

Certifique-se de ter a versão mais recente (12.10.8 quando este artigo foi atualizado pela última vez) e inicie o iTunes clicando duas vezes em seu atalho ou encontrando-o no menu Iniciar.

Na Biblioteca, clique no álbum que contém a música, clique com o botão direito na música que deseja usar e selecione Informações sobre a música.

Escolha o tempo

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 3

Na janela separada que se abre, clique no Aba de opções e então marque as opções Start e Stop. Digite os horários em que deseja que o toque inicie e pare.

Para saber esses números, primeiro você terá que ouvir a faixa e anotar a hora em que deseja que ela comece. O tempo de parada deve ser de 30 segundos, pois é a duração máxima de um toque.

Melhor dica: Se você quiser ser realmente preciso sobre quando o toque começa, use um ponto decimal. Por exemplo, se a seção de música começar entre 44 e 45 segundos, tente inserir 0: 44,5 na caixa Hora de início. Você pode até especificar o tempo de início e término em milésimos de segundo, então você pode digitar 0: 44.652

Clique em OK para fechar a janela.

Criar versão AAC

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 4

Agora você tem que selecionar a música novamente clicando uma vez sobre ela. Em seguida, vá para o menu Arquivo, escolha Converter e Criar versão AAC.

Em vez de aparecer como uma faixa duplicada no álbum, ela aparecerá como um novo álbum em sua Biblioteca com uma única música.

  1. Se você vir ‘Criar versão MP3’ ou algo mais, a correção está na próxima etapa.

Nota: A Apple mudou a opção ‘Criar versão AAC’ no iTunes 12.4 (e posterior). Anteriormente, você podia apenas clicar com o botão direito do mouse na música para convertê-la em AAC.

Codificador AAC

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 5

Se você não vir uma opção para criar a versão AAC, é porque seu Configurações de extração de CD não estão configurados corretamente. Para mudar isso, clique no menu Editar e escolha Preferências …

Agora clique Configurações de Importação… próximo a ‘Quando você insere um CD’ e escolha Codificador AAC no menu Importar usando:.

Horários de início e parada

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 3

Por uma questão de limpeza, clique no álbum original do qual você escolheu a música e clique com o botão direito do mouse nessa música. Clique Informação da música e clique no Opções aba.

Agora desmarque os horários de início e término para retorná-los aos horários originais e clique em OK.

Caso contrário, quando você reproduzir essa faixa no futuro, ela reproduzirá apenas a seção entre os horários de início e de término. E você não quer que isso aconteça, eu presumo.

Encontre o arquivo

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 7

Agora, volte ao álbum duplicado que contém a música recém-criada que você usará como toque.

Clique com o botão direito naquela música e clique Mostrar no Windows Explorer. Se você estiver em um Mac, a opção é chamada Mostrar no Finder.

Isso é para que você possa alterar a extensão do arquivo (e, portanto, seu tipo), o que faremos na próxima etapa.

Alterar extensão

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 8

O arquivo agora deve estar destacado na janela que se abre, e deve se chamar algo.m4a (onde ‘algo’ é o nome da sua música.

Se você não consegue ver a parte .m4a (ou seja, você vê apenas ‘Rainha dançante’ e não ‘Dancing Queen.m4a‘), é porque o Windows está configurado para ocultar as extensões. Aqui está como mostrar a extensão do arquivo para edição.

Uma vez que você pode veja a parte m4a, clique com o botão direito no arquivo e escolha Renomear. Agora mude a extensão de .m4a para .m4r e pressione Return, Enter ou apenas clique em algum espaço em branco.

Clique em Sim quando perguntado se deseja alterar a extensão.

NOTA: Como esta é uma etapa que confunde muita gente, saiba que se as extensões de arquivo estiverem ocultas, você não pode simplesmente adicionar .m4r ao renomear o arquivo. Tudo o que você alcançaria é mudar seu arquivo de ‘Dancing Queen.m4a ‘ para ‘Dancing Queen.m4r.m4a ‘.

Isso não vai funcionar!

Importar e sincronizar toque

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 9

A Apple eliminou o inchaço do iTunes na versão 12.7, removendo a App Store e várias outras coisas, incluindo Tones, que era onde você podia ver facilmente todos os seus toques.

No entanto, você ainda pode sincronizar seus novos toques com o iPhone.

Para fazer isso, conecte o telefone ao PC ou laptop com o cabo USB. Se estiver usando o Windows 10, toque em ‘Confiar neste computador’ se necessário (pode ser necessário desconectar e reconectar o cabo USB se esta mensagem não aparecer). Em seguida, digite a senha do seu telefone e espere até que o ícone do telefone apareça no iTunes.

Você pode ver uma mensagem perguntando ‘Deseja permitir que este computador acesse informações no “iPhone de Xxxx”?’ então clique no botão Continuar para permitir esse acesso.

Procure seu telefone na coluna da esquerda em Dispositivos. Clique nele e a lista deve se expandir para que você possa ver uma seção de Tons. Clique nele e você verá quaisquer tons personalizados aparecerem à direita (se você não tiver nenhum, essa lista estará em branco).

Mude para a janela File Explorer – ou Finder em um Mac – onde o toque ainda deve estar realçado (ou consulte a etapa Encontrar o arquivo anterior).

Clique com o botão direito do mouse e copie-o (ou pressione Ctrl + C no teclado – Command + C em um Mac).

Volte ao iTunes, clique em Tons se esta seção ainda não estiver selecionada e pressione Ctrl + V (Command + V no Mac) para colar o tom.

O que deve acontecer é que o tom deve aparecer na lista de tons e ser sincronizado rapidamente com o seu iPhone.

Nota: você não pode mais arrastar e soltar tons de uma janela do Explorer para o iTunes.

Usuários de Mac: Às vezes, os toques simplesmente não aparecem na seção Tons. Existem duas coisas para tentar aqui:

1- Exclua a entrada do toque de ‘música’ da biblioteca do iTunes (não exclua o arquivo real do disco rígido – escolha mantê-lo quando solicitado). Em seguida, clique duas vezes no arquivo .m4r no Finder e ele deve aparecer em Tones.

2- Se isso não funcionar, tente mover o arquivo .m4r para fora da pasta iTunes em seu disco rígido (como para a área de trabalho). Em seguida, clique duas vezes nele.

Limpeza extra

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 10

Você não precisa excluir a versão AAC da música de sua biblioteca de músicas do iTunes, mas deve fazer isso como uma tarefa de manutenção, pois o arquivo não será reproduzido e sua Biblioteca ficará rapidamente bagunçada se você fizer muitos toques.

Selecione seu toque

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 11

Agora que o novo tom está no seu telefone, tudo que você precisa fazer é configurá-lo como seu toque.

Para fazer isso, abra o Configurações aplicativo em seu iPhone e toque em Sons (também chamado Sons e Haptics), então toque.

Seus tons personalizados aparecerão no topo da lista, acima dos tons de toque padrão. Basta tocar em um para torná-lo seu toque.

A diversão não pára por aí, pois você pode usar seus tons personalizados para outras coisas, como alertas de mensagens de texto.

Tons de alerta personalizados

Como definir uma música como toque no iPhone: crie tons personalizados 12

Se você quiser um tom personalizado para mensagens de texto, tweets, postagens do Facebook, novos correios de voz, alertas de lembrete ou qualquer outra coisa, é exatamente o mesmo processo quanto a um toque.

A única diferença é que você precisará selecionar a seção apropriada em ‘Sons e tátil’ no seu iPhone.

Basta tocar no tipo que você deseja, tom de texto por exemplo, e você verá o Lista de tons de alerta.

Percorra estes, e você verá sua lista de Toques. Seus tons personalizados estarão novamente no topo desta seção.

No entanto, não é uma boa ideia usar uma música de 30 segundos como um alerta de mensagem de texto. E, caso você esteja se perguntando, não há diferença entre uma ‘música’ e um efeito sonoro no iTunes, então você não precisa usar parte de uma música de sua biblioteca de música como seu tom de alerta personalizado.

Tudo que você precisa é de um efeito de som em um formato que o iTunes possa importar (geralmente MP3), e será tratado como qualquer outra música. Em seguida, repita o mesmo processo de um toque para criar e sincronizar o efeito de som com o seu iPhone e, em seguida, selecione-o como mostramos.

Por fim, você sabia: você também pode criar vibrações personalizadas? Veja como definir padrões de vibração personalizados diretamente no seu iPhone.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ