Como desativar permanentemente o Microsoft Defender no Windows 11

Avatar de Redação
19/02/2024 às 16:46 | Atualizado há 2 meses
Como desativar permanentemente o Microsoft Defender no Windows 11 1
O aplicativo de segurança integrado do Windows, Microsoft Defender, protege seu computador contra agentes maliciosos e vírus. No entanto, pode haver situações em que você queira desativá-lo, como ao testar um aplicativo de segurança de terceiros. Mostraremos como desabilitar permanentemente o Microsoft Defender no Windows 11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando você deve desativar permanentemente o antivírus Microsoft Defender

O Microsoft Defender Antivirus oferece vários recursos de proteção, incluindo proteção em tempo real, proteção fornecida na nuvem, proteção de rede e muito mais. Ao desabilitar o Microsoft Defender, você perde o acesso a todas essas proteções, deixando seu computador em risco.

Geralmente, você deve evitar desabilitar o Microsoft Defender Antivirus. No entanto, se surgir a necessidade – por exemplo, quando você precisar instalar um aplicativo que o Defender está bloqueando – você poderá desligá-lo temporariamente. Para fazer isso, desative a proteção em tempo real no aplicativo Segurança do Windows, instale o aplicativo e reative a proteção em tempo real.Alternância de proteção em tempo real desativada no aplicativo Segurança do Windows.

Além disso, se você pretende desabilitar permanentemente o Defender Antivirus para instalar um aplicativo de segurança de terceiros, deverá reconsiderar sua escolha. Isso ocorre porque quando você instala um programa antivírus compatível que não é da Microsoft, o antivírus Microsoft Defender se desabilita automaticamente. Programas antivírus não-Microsoft compatíveis são aqueles que não causam problemas quando instalados junto com o Windows Defender.

Felizmente, existem vários programas antivírus compatíveis com a Microsoft. Para verificar a compatibilidade, você deve consultar o manual do usuário do programa antivírus ou consultar o vendedor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ


No entanto, se desejar instalar um programa de segurança que não seja compatível com a Microsoft, você precisará desabilitar o Microsoft Defender Antivirus permanentemente.

Agora que você sabe quando deve ou não desabilitar permanentemente o Microsoft Defender, vamos ver como você pode desabilitar permanentemente o Microsoft Defender no Windows 11.

Desative a proteção em tempo real e a proteção contra adulterações no aplicativo de segurança do Windows

Ao contrário da desativação temporária do Microsoft Defender Antivirus, desativá-lo permanentemente não é simples. Primeiro, você precisará desabilitar a proteção em tempo real e contra adulteração no aplicativo Segurança do Windows.

Desativar a proteção em tempo real garante que o Microsoft Defender não verificará nenhum arquivo no seu computador. E desabilitar a proteção contra adulteração permite que você faça alterações nas configurações de antivírus do Microsoft Defender em seu computador, o que de outra forma não seria possível. Para desativar essas configurações, abra o menu Iniciar, digite Segurança do Windows na barra de pesquisa e pressione Enter.Digitando Segurança do Windows na barra de pesquisa do Menu Iniciar.

Escolha “Proteção contra vírus e ameaças” na barra lateral esquerda e clique em “Gerenciar configurações” à direita.

Desative o botão “Proteção em tempo real”. Se o UAC aparecer, clique em “Sim” para confirmar sua decisão.


Em seguida, desative o botão “Proteção contra adulteração”. Clique em “Sim” quando o prompt do UAC aparecer.

Depois de ajustar essas configurações no aplicativo Segurança do Windows, você estará pronto para desabilitar permanentemente o Microsoft Defender Antivirus no Windows 11.

Desative o Microsoft Defender usando o Editor do Registro

Se você tiver o Windows 11 Home instalado em seu computador, poderá usar o Editor do Registro para desabilitar o Microsoft Defender permanentemente.


Abra o menu Iniciar, digite Editor de registro na barra de pesquisa e pressione Enter. Em seguida, no Editor do Registro, navegue até o seguinte caminho:

Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender

Clique com o botão direito na tecla “Windows Defender” na barra lateral esquerda, passe o mouse sobre “Novo” e escolha “Valor DWORD (32 bits)”.Chave do Windows Defender no Editor do Registro.

Nomeie o valor como “DisableAntiSpyware”. Em seguida, clique duas vezes no valor “DisableAntiSpyware”, digite 1 no campo “Dados do valor” e clique em “OK”.

Depois disso, reinicie o computador para que as alterações tenham efeito. Ao reiniciar, você verá que o Microsoft Defender foi desabilitado permanentemente em seu computador.

Para reativar o Microsoft Defender Antivirus, digite 0 no campo “Dados do valor” do valor “DisableAntiSpyware” e clique em “OK”. Depois disso, você também precisará habilitar “Proteção em tempo real” e “Proteção contra adulteração” no aplicativo Segurança do Windows.

Desative o Microsoft Defender usando o Editor de Política de Grupo Local

Se você for usuário do Windows 11 Pro, terá uma opção adicional para desabilitar permanentemente o Microsoft Defender. Embora você possa usar o Editor do Registro para este processo, como usuário Pro, você também tem a opção de usar o Editor de Política de Grupo Local.

Pressione Win+R para abrir a ferramenta Executar. Então, digite gpedit.msc no campo de pesquisa e clique em “OK”.Comando Gpedit.msc na ferramenta Executar.

Na janela Editor de Política de Grupo Local, navegue até o seguinte local:

Computer Configuration > Administrative Templates > Windows Components > Microsoft Defender Antivirus

Clique duas vezes na política “Desligar o Microsoft Defender Antivírus”.Desative a política antivírus do Microsoft Defender no Editor de política de grupo local.

Na janela Editar, escolha “Ativado”. Em seguida, clique em “Aplicar” e “OK” para salvar as alterações.Opção habilitada no Editor de Política de Grupo Local.

É isso! Reinicie o seu computador e você verá que o Microsoft Defender está desabilitado.

Se você deseja habilitar o Microsoft Defender no futuro, defina a política “Desligar o Microsoft Defender Antivírus” como “Desativar”. Depois disso, ative os botões “Proteção em tempo real” e “Proteção contra adulteração” no aplicativo Segurança do Windows.


Como verificar o estado do Microsoft Defender no Windows 11

Depois de desabilitar o Microsoft Defender usando o método acima, você deve verificar seu estado para confirmar se ele realmente foi desabilitado. Para fazer isso, abra o menu Iniciar, digite PowerShell na barra de pesquisa e pressione Enter. Em seguida, na janela do PowerShell, digite o seguinte comando e pressione Enter:

Get-MpComputerStatus | select AMRunningMode

Se você obtiver “Não em execução” como resultado, isso confirma que você desativou o Microsoft Defender.Janela do PowerShell mostrando o resultado Não em execução.

No entanto, se o resultado for “Normal”, significa que o Microsoft Defender ainda está em execução no seu computador. Nesse caso, verifique novamente se você seguiu as etapas corretamente.Janela do PowerShell mostrando Normal no resultado.

 

A Microsoft optou por um processo mais longo para desabilitar permanentemente o Microsoft Defender em vez de fornecer um botão de um clique para garantir a segurança do computador. Mesmo que seja tentador, você realmente deve desativá-lo, a menos que seja absolutamente necessário.

SUGESTÕES PARA VOCÊ