Como Desocultar Pastas e Arquivos do Android de 3 maneiras

Não consegue ver algumas pastas ou arquivos do seu celular? Ele pode estar escondido, ou oculto. Mas é possível desocultar esses arquivos de maneiras relativamente simples. Vejam quais.
Avatar de André Luiz
27/06/2024 às 08:25 | Atualizado há 3 semanas
DESOCULTAR ARQUIVOS PASTAS ANDROID

Você já tentou acessar um arquivo ou pasta no seu dispositivo Android e não conseguiu encontrá-los porque estavam ocultos? Ocultar arquivos pode ser útil para proteger dados sensíveis, mas pode ser frustrante quando você precisa acessar esses arquivos novamente. Este guia mostrará passo a passo como desocultar pastas e arquivos no Android, usando tanto o explorador de arquivos nativo quanto aplicativos de terceiros.

Método 1: Usando o Explorador de Arquivos Nativo

Esse método funciona para poucas marcas, somente as que se aproximam mais do sistema do Android puro, como a linha Pixel do Google e a Motorola. Já que esses usam o explorador de arquivos integrado nativo que permite visualizar arquivos ocultos.

  1. Abrir o Explorador de Arquivos: No seu dispositivo Android, abra o aplicativo “Arquivos” ou “Meus Arquivos”.
  2. Acessar Configurações do Explorador: Toque nas três linhas ou três pontos no canto superior direito da tela para abrir o menu.
  3. Mostrar Arquivos Ocultos: Encontre e ative a opção “Mostrar arquivos ocultos” ou “Exibir arquivos ocultos”. Esta opção pode variar de acordo com o fabricante do seu dispositivo.
  4. Navegar até os Arquivos Ocultos: Agora você pode navegar até a pasta ou arquivo que estava oculto. Eles geralmente são mostrados com um ponto (.) antes do nome, indicando que são arquivos ocultos (por exemplo, .nomedia).

Método 2: Usando Aplicativos de Terceiros

Para desocultar arquivos em celulares que possuem o sistema mais customizado, como é o caso da Samsung, Xiaomi, Realme e outras, você irá precisar de um aplicativo explorador de arquivo para isso, já que os nativos não possuem essa opção. Você pode usar um aplicativo de terceiros como o ES File Explorer. Aqui está como:

  1. Baixar e Instalar o ES File Explorer: Vá até o Google Play e baixe o ES File Explorer ou outro gerenciador de arquivos similar.
  2. Abrir o ES File Explorer: Após a instalação, abra o aplicativo.
  3. Acessar Configurações: Toque no ícone de menu (três linhas horizontais) no canto superior esquerdo.
  4. Mostrar Arquivos Ocultos: Ative a opção “Mostrar arquivos ocultos” nas configurações do aplicativo.
  5. Navegar até os Arquivos Ocultos: Agora você pode acessar as pastas e arquivos que estavam ocultos.

Método 3: Usando Comandos ADB

Se você é um usuário avançado e tem acesso a um computador, pode usar o Android Debug Bridge (ADB) para desocultar arquivos e pastas. Aqui está como:

  1. Configurar ADB no Computador: Baixe e instale o ADB em seu computador.
  2. Ativar a Depuração USB no Android: No seu dispositivo Android, vá para Configurações > Sobre o telefone e toque no número de compilação sete vezes para ativar as opções de desenvolvedor. Em seguida, ative a depuração USB em Configurações > Opções de desenvolvedor.
  3. Conectar o Dispositivo ao Computador: Conecte seu dispositivo Android ao computador usando um cabo USB.
  4. Abrir o Prompt de Comando no Computador: No seu computador, abra o prompt de comando ou terminal e navegue até o diretório onde o ADB está instalado.
  5. Listar Arquivos Ocultos: Execute o comando adb shell ls -a /caminho/para/a/pasta para listar todos os arquivos, incluindo os ocultos, na pasta especificada.

bash

adb shell ls -a /sdcard/
  1. Renomear ou Mover Arquivos: Use comandos ADB para renomear ou mover arquivos se necessário.

Dicas Adicionais

  • Cuidado ao Manipular Arquivos Ocultos: Arquivos ocultos geralmente são ocultados por um motivo, como arquivos de sistema ou dados do aplicativo. Tenha cuidado ao modificar ou excluir esses arquivos.
  • Backup dos Dados: Antes de fazer qualquer modificação, é sempre uma boa ideia fazer um backup dos seus dados para evitar perda acidental de informações importantes.

Desocultar arquivos e pastas no Android é um processo relativamente simples, seja usando o explorador de arquivos nativo, um aplicativo de terceiros ou comandos ADB para usuários avançados. Agora que você sabe como desocultar pastas e arquivos no Android, pode acessar e gerenciar melhor seus dados.

Se você gostou deste guia e quer aprender mais sobre como gerenciar seus dispositivos Android, confira nossos outros artigos:

Esperamos que este guia tenha sido útil. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, sinta-se à vontade para explorar mais em nosso site.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ