Como escrever um for Loop em Java

Avatar de Redação
22/11/2020 às 16:06 | Atualizado há 4 anos
Como escrever um for Loop em Java 1

Os loops são ferramentas de programação muito poderosas que completam um conjunto de instruções até que uma condição seja atendida. Eles são muito úteis e devem ser um dos primeiros conceitos de programação que você aprende. Existem muitos tipos diferentes de loops, mas para loops são indiscutivelmente um dos loops mais úteis.

O For Loop em Java

Os loops For continuarão a executar um bloco de código até que uma condição seja atendida. É importante observar que um loop for verificará a condição no início do loop, não no final. Isso significa que se a condição for atendida, o loop não iniciará.

A sintaxe de loop for é semelhante em todas as linguagens de programação. Portanto, se você criou um loop for em outra linguagem de programação, um loop for Java parecerá familiar. No entanto, se você não estiver familiarizado com Java, é recomendável ler um tutorial para iniciantes antes de aprender tópicos avançados, como loops for.

for([statement1]; [condition]; [statement2]){
//code to execute each loop
}

A palavra-chave para indica um loop for. A condição que determina por quanto tempo o loop continuará está localizada entre os colchetes. A primeira instrução é executada uma vez quando o loop for é iniciado. A condição define quando o loop deve parar. A segunda instrução é executada no final de cada loop. Os pontos e vírgulas marcam o fim de declaração 1 e a condição. Normalmente, as instruções são usadas para criar um contador e a condição interrompe o loop quando o contador atinge um número específico. Finalmente, o código que é executado em cada loop é colocado entre as chaves.

public class Main{
public static void main(String[] args) {
for(int i = 1; i < 4; i++){
System.out.print(i);
}
}
}
//Output: 123

No exemplo acima, o loop for imprime o valor de Eu. A palavra-chave para inicializa o loop. A variável Eu é inicialmente definido como 1. A condição verifica se Eu é quatro ou mais. Este não é o caso, então nosso loop é executado. O código de loop imprime o valor de Eu, que ainda é 1 neste ponto. Assim que o código de loop for concluído, Eu é incrementado em um e o loop começa novamente. No final do terceiro loop, Eu é aumentado para quatro. Quando o próximo loop começa, nossa condição é atendida, então o loop para.

Relacionado: Conceitos básicos de Java que você deve aprender ao começar

Aninhado For Loop

Depois de pegar o jeito de um loop for, você deve tentar criar um loop for aninhado. Isso é quando você tem um loop for dentro de outro loop for. Esta é uma técnica avançada porque pode ser difícil entender como os dois loops irão interagir. Uma boa maneira de visualizar como os loops for aninhados funcionam é criar o seguinte padrão com um loop for aninhado.

*
**
***

Para criar isso, precisaremos de um loop para controlar quantas estrelas são impressas em cada linha e outro loop para controlar quantas linhas criar. Quando você é novo em loops for aninhados, pode ser difícil determinar qual é o loop interno. Nesse caso, o loop que imprime as estrelas é o loop interno. Precisamos que esse loop seja executado sempre que uma nova linha for criada.

Ao criar um loop aninhado, tome cuidado ao escolher o nome de suas variáveis ​​de contador. Embora muitas vezes os programadores usem um genérico Eu contador, usar contadores genéricos se torna confuso quando vários loops interagem.

for(int lineCounter = 1; lineCounter < 4; lineCounter++){
for(int starCounter = 1; starCounter <= lineCounter; starCounter++){
System.out.print("*");
}
System.out.print("n");
}

Vamos percorrer este exemplo para entender melhor como funciona. Nosso primeiro loop é contar quantas linhas fazemos. Depois que o loop for executado três vezes, ele irá parar. O próximo loop é um pouco mais complexo. Este loop controla quantas estrelas são impressas em cada linha. Em nosso padrão, queremos o mesmo número de estrelas que o número da linha. A primeira linha tem uma estrela, a segunda duas e a terceira três. Então, queremos que esse loop imprima tantas estrelas quanto nosso contador de linha atual. Depois que nosso loop em estrela for concluído, o loop de linha cria uma nova linha imprimindo n, que é o comando para uma nova linha.

Loops infinitos

Um dos perigos de codificar qualquer tipo de loop é que você pode criar acidentalmente um loop infinito. Esses são loops que nunca param. Embora haja casos em que um loop infinito seja necessário, geralmente, eles são criados por acidente quando a condição do loop não é planejada cuidadosamente. Nesses casos, o programa continuará em execução até que você force seu fechamento.

Para criar um loop infinito, você pode usar a seguinte sintaxe:

for(;;){
//code that never stops looping
}

Relacionado: Sites e aplicativos que podem ajudar no aprendizado da programação Java

Usando um For Loop com um Array

Uma maneira comum de usar um loop for é iterar por meio de um array. Por exemplo, se você deseja imprimir todas as strings em uma matriz, você não pode simplesmente dizer

System.out.print([array]);

Este comando imprimiria informações sobre a matriz, não o conteúdo da matriz. Para imprimir o conteúdo do array, você deve imprimir cada elemento individual do array. Isso seria demorado para codificar, mas você poderia criar um loop for para passar por cada elemento.

String[] words = {"Hello", " ", "World", "!"};

for(int i = 0; i < words.length; i ++){
System.out.print(words[i]);
}

 

Lembre-se de que as posições do array começam em zero, não em um, então queremos que nosso loop comece em zero. Nosso primeiro loop irá imprimir Olá, o segundo loop imprimirá um espaço e assim por diante. Após o quarto loop, nosso contador será incrementado para quatro, que não é menor do que o comprimento da matriz, que também é quatro. Isso interromperá o loop.

Resultado:

Hello World!

Loop For-Each

Embora você possa usar um loop for para iterar em um array, é mais fácil usar um loop for-each. Esses loops são projetados especificamente para arrays. Um para cada loop percorrerá cada elemento em uma matriz e executará o código. Os loops For-each têm uma sintaxe ligeiramente diferente. A palavra-chave para ainda é usado, mas uma condição não foi especificada.

for([dataType] [arrayElement] : [array]){
//code to be executed
}

Nosso exemplo anterior pode ser reescrito como um loop for-each usando esta sintaxe:

String[] words = {"Hello", " ", "World", "!"};

for(String word : words){
System.out.print(word);
}

 

O ciclo é iniciado com a palavra-chave para. Em seguida, especificamos que os dados em nosso array são strings. Em seguida, escolhemos um nome de variável para nos referirmos aos elementos do array à medida que iteramos no loop. Neste caso, usamos palavra. Isso é seguido por dois pontos e o nome da matriz que queremos iterar. Agora, dentro do nosso loop, só temos que usar a variável palavra para se referir a cada elemento da matriz.

Quando usar um For Loop

Os For Loops são ótimas ferramentas que podem economizar muito tempo de codificação. Eles são o melhor tipo de loop a ser usado quando você sabe exatamente quantas vezes deseja que ele execute. Você pode até aumentar a complexidade dos loops for aninhando-os. Os loops for aninhados são particularmente úteis ao trabalhar com arrays multidimensionais. Os loops For são fáceis de aprender e uma habilidade importante para iniciantes. Essa técnica certamente evitará que você codifique códigos repetitivos desnecessários.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ