O novo recurso de bate-papo em grupo do Facebook, o Messenger Rooms, estreou oficialmente ontem (14) e está pronto para competir com serviços como Zoom, Skype, Google Meet e Microsoft Teams, à medida que mais pessoas se voltam para as chamadas por vídeo durante bloqueios e quarentenas do coronavirus.
Os usuários do Facebook podem criar uma sala de bate-papo via Facebook ou aplicativo Messenger e convidar até 50 pessoas para participar de uma chamada de vídeo mesmo que não tenham uma conta no Facebook. Não há limites de tempo para chamadas. Além disso, também há a possibilidade de fazer diretamente do WhatsApp, como ensinamos aqui.
- Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência? (gratuito ou pago)
- Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras
O Messenger Rooms chega à medida que algumas pessoas procuram uma alternativa ao Zoom, que enfrentou uma série de problemas de segurança e privacidade nos últimos dois meses.
O Facebook Messenger Rooms começou a ser lançado em certos países no início de maio antes de se expandir globalmente na quinta-feira. Continue a leitura abaixo para saber como fazer uma videochamada pelo Messenger Rooms.
Facebook Messenger Rooms preocupações de privacidade
Embora o Facebook também tenha enfrentado muitos problemas de segurança e privacidade, o CEO Mark Zuckerberg disse em um livestream no início deste mês que a empresa foi “muito cuidadosa” e tentou “aprender as lições” de questões com outras ferramentas de videoconferência nos últimos meses.
Leia também:
- Bitcoin atinge recorde de $75.000 com aposta na vitória de Trump
- Nubank lança a operadora NuCel com planos a partir de R$ 45
- Xiaomi 15 é oficialmente lançado com Snapdragon 8 Elite e câmeras Leica
Mais de 700 milhões de contas participam de chamadas de voz e vídeo todos os dias no Facebook Messenger e no WhatsApp de propriedade do Facebook, e o número de chamadas mais do que dobrou em muitas áreas desde o início do surto de coronavírus, disse a empresa em um comunicado para a imprensa.
As proteções de privacidade do Messenger Rooms incluem a capacidade de controlar quem vê seu quarto e pode bloqueá-lo ou desbloqueá-lo. Se estiver desbloqueado, qualquer pessoa com o link pode participar e compartilhar o quarto com outras pessoas. Mas o criador da sala tem que estar presente para começar a chamada. Eles podem controlar quem pode participar, e podem remover os participantes a qualquer momento, também. As pessoas podem denunciar uma sala por violar as regras do Facebook — embora esses relatórios não incluam nenhum vídeo ou áudio da chamada. O Facebook não ouve suas ligações, disse a empresa.
Como criar uma sala do Facebook Messenger no celular
Para criar uma sala a partir do seu telefone, certifique-se de ter a versão mais recente dos aplicativos móveis Facebook e Messenger baixados na App Store ou na Google Play Store. Em seguida, siga estas etapas:
- Abra o aplicativo Messenger.
- Toque na guia Pessoas no canto inferior direito da tela.
- Toque em Criar uma Sala e selecione as pessoas que deseja participar.
- Para compartilhar um quarto com pessoas que não têm uma conta no Facebook, você pode compartilhar o link com eles. Você também pode compartilhar o quarto em seu Feed de Notícias, Grupos e Eventos.
Você pode entrar em uma sala a partir de seu telefone ou computador – não precisa baixar nada, de acordo com o Facebook.
Como criar uma sala do Facebook Messenger no computador
- Abra e logue no seu Facebook;
- Na interface antiga do Facebook, na lateral onde ficam os contatos do messenger, abaixo dos contatos, basta clicar no ícone de câmera e criar uma sala; automaticamente irá abrir um nova janela, basta confirmar;
- Na interface nova, o ícone fica acima dos contatos, basta clicar.
- Agora, você poderá compartilhar o link da sala com quem quiser, aonde quiser.
Pronto, é isso.