Como ficar offline no WhatsApp sem precisar desconectar da internet

Através de uma gambiarra usando um recurso do próprio WhatsApp, você conseguirá ficar offline nele mas continuar usando a internet.
Avatar de André Luiz
18/10/2023 às 18:13 | Atualizado há 6 meses
Como ficar offline no WhatsApp sem precisar desconectar da internet 1

Não há dúvidas da importância do WhatsApp. Principalmente no Brasil, ele é o app mais usado, sendo uma ferramenta de trabalho essencial para muitos, além é claro do principal meio de comunicação.

Porém, há momentos que você precisa de paz e não quer ser incomodado, mas se você simplesmente desligar a internet, você não conseguirá usar outros aplicativos ou sites que obviamente usam a internet.

Então será que existe uma maneira de ficar offline no WhatsApp sem precisar desconectar da internet? Sim! E vamos ensinar aqui como fazer com simples passos usando uma função do próprio WhatsApp, que é a possibilidade de usar um servidor Proxy.

Como sair e ficar offline no WhatsApp sem desconectar a internet

Sigam os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular e toque nos três pontos no canto superior direito da tela. Em seguida, toque em Configurações.
  2. Na tela de configurações, toque em Rede e Internet e depois em Uso de dados e armazenamento.Como ficar offline no WhatsApp sem precisar desconectar da internet 3
  3. Na tela de uso de dados e armazenamento, toque em Uso de rede e depois em Configurações de proxy.
  4. Na tela de configurações de proxy, selecione a opção Manual e digite um endereço IP de um proxy que não funciona no WhatsApp, usei aqui por exemplo 1.1.1.1. Como ficar offline no WhatsApp sem precisar desconectar da internet 4
  5. Toque em Salvar (tique verde) para aplicar as alterações. Agora, o WhatsApp tentará se conectar ao proxy que você configurou, mas não conseguirá e ficará offline.
  6. Para voltar a ficar online no WhatsApp, basta repetir os passos anteriores e selecionar a opção Nenhum nas configurações de proxy.

Pronto, agora você sabe como ficar offline no WhatsApp sem desconectar da internet usando um proxy que não funciona no WhatsApp.

Vale lembrar que, ao ficar offline, você não receberá nenhuma mensagem bem como não poderá enviar também.

Lembre-se de que esse método só afeta o WhatsApp e não outros aplicativos ou sites que você usa na internet.

O que é um Proxy e porque funciona para deixar o WhatsApp offline?

Um proxy é um servidor intermediário que permite que você se conecte à internet através dele. Ele pode ser usado para ocultar o seu endereço IP, acessar sites bloqueados ou alterar a sua localização virtual.

No entanto, se você usar um proxy que não suporta o WhatsApp, o aplicativo não conseguirá se conectar aos servidores do WhatsApp e ficará offline. Veja como fazer isso:

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ