Como formatar o celular Android e iPhone

Aprenda definitivamente como você pode formatar o celular Android e iPhone evitando gastar dinheiro com um técnico!
Avatar de Bruno Rodrigues
01/12/2022 às 15:41 | Atualizado há 2 anos
Como formatar o celular Android e iPhone

Os celulares podem chegar a um ponto onde a sua utilização fica inviável, levando você a formatar o celular Android ou iPhone na esperança de que seu celular volte a funcionar como antigamente. A boa notícia é que você pode fazer esse processo inteiramente no sistema do seu dispositivo, sem precisar de um técnico especialista para isso.

Como formatar o celular Android e iPhone

Celulares são a nossa principal ferramenta e a primeira coisa que buscamos antes das nossas chaves e carteiras. Mas, quando eles começam a apresentar defeitos, tudo o que podemos fazer é tentar levar a um técnico para tentar o recuperar. Acontece que muitos dos problemas de nossos dispositivos móveis, podem ser corrigidos ao formatar o celular Android ou iPhone (iOS).

Por esse motivo ou qualquer outro motivo por qual você queira resetar o seu dispositivo, saber como formatar o celular Android ou iPhone pode salvar algumas centenas de reais do seu bolso. Para facilitar a sua vida, reunimos ambos os dispositivos para que você possa seguir o processo de formatação em seu dispositivo, seja ele Android ou iPhone.

Sendo assim, siga o procedimento que descrevemos abaixo, tendo ciência que você pode perder todos os dados do seu dispositivo ao formato o celular Android ou iPhone. Além disso, certifique-se que o seu celular possui ao menos 80% de bateria para realizar todo o procedimento sem interrupções, mantendo-o ligado ao carregador se possível.

Como formatar o celular Android

Dispositivos Android possuem diferentes formas de formatar o celular, mas ambos os celulares com o sistema, chegarão ao mesmo fim que é formatar o seu celular. Apenas alguns nomes devem mudar no processo, como o aplicativo de configurações que podem ser chamados de “Ajustes” ou “Configurações”.

O procedimento a seguir fora realizado em um celular Android 11 Samsung, mas outros dispositivos podem ser formatados com o mesmo procedimento abaixo.

  1. Abra o aplicativo de configurações de seu dispositivo, representado por uma engrenagem na tela inicial ou no menu de aplicativos instalados. Através desse aplicativo, temos acesso a diversos ajustes do aparelho, incluindo o procedimento para a formatação do celular, também conhecido como restauração de fábrica.
  2. Em seguida, toque sobre a opção de “Gerenciamento geral” para continuar com o procedimento de formatar o celular Android.

    Gerenciamento Geral - Como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  3. A próxima etapa será tocar sobre a opção de “Restaurar”, mas lembre-se de que você perderá todos os arquivos durante a formatação, não podendo recuperar os dados novamente, ao menos que você tenha feito o backup em sua conta do drive. Se ainda quiser continuar com a formatação, siga para o próximo passo.

    Toque em Restaurar - Como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  4.  Na seção de restauração do seu celular, selecione a opção de “Restaurar padrão de fábrica” para formar o celular apagando todos os dados e aplicativos que estejam em seu dispositivo.

    Restaurar padrão de fábrica - Como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  5. Agora, você encontrará uma lista de aplicativos e dados que serão apagados após realizar esse procedimento.
  6. Para apagar de vez os aplicativo e dados do seu telefone celular, toque sobre o botão “Redefinir”.

    Toque em redefinir - Como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  7. Para finalizar, toque no botão “Apagar tudo” e todas as suas informações pessoais, fotos, vídeos e apps que estão armazenadas no dispositivo, serão apagadas de seu celular, voltando ao estado de fábrica.

Pronto! Isso é tudo o que você precisa fazer para formatar o seu celular Android. Com esse procedimento de formatação, você conseguirá formatar todo o seu dispositivo, sem a necessidade de realizar um hard reset, que pode ser um pouco mais arriscado para usuários iniciantes. Para saber mais informações sobre essa formatação mais agressiva dos celulares Android, leia no artigo: “Hard reset: o que é e como fazer“.

Como formatar o celular iPhone

Se você possui um dispositivo iPhone e deseja saber como o formatar, você tem meios muito semelhantes a a formatação de celulares Android. Bem como os celulares do sistema concorrente, você pode formatar o celular iPhone direto do sistema iOS, apagando todas as suas informações pessoais, fotos, vídeos e apps.

Dito isso, vajamos como formatar o celular iPhone:

  1. Primeiro, vá até à tela inicial do seu dispositivo iPhone e procure pelo aplicativo de ajustes de seu dispositivo, toque sobre o ícone de “Ajustes” que é representado por engrenagens na miniatura do app.
  2. Quando estiver na tela de ajustes do seu celular, selecione a opção “Geral” representado por uma única engrenagem ao seu lado esquerdo.

    Toque sobre a opção Geral - como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  3. Agora, na tela seguinte, vá até o fim da seção geral e toque sobre a opção “Transferir ou Redefinir o iPhone”, necessário para que você possa formatar o celular iPhone ou qualquer outro dispositivo com iOS.

    Toque sobre a opção Redefinir - como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  4. O próximo passo será tocar sobre a opção de “Apagar Conteúdo e Ajustes”, última opção como pode ser vista na imagem abaixo.

    Toque sobre a opção Apagar conteúdo - como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  5. Na tela seguinte, você terá de aguardar um tempo até que o iCloud realize o backup dos seus arquivos armazenados no dispositivo, para depois apagar o conteúdo armazenado em seu celular. O que poucas pessoas sabem é que você pode cancelar o backup do iCloud quando quiser durante o período de análise e prosseguir imediatamente para a formatação do seu dispositivo móvel.

    Toque sobre a opção Continuar - como formatar o celular Android e iPhone
    Imagem: Bruno/ Tekimobile
  6. Assim que o dispositivo terminar a verificação dos dados pessoais que estão no dispositivo, toque sobre a opção de  “Continuar” para prosseguir com a formação. Você receberá um aviso do iPhone informando que você perderá todos seus dados, que incluiu: Apps e Dados, iD Apple, Buscar e Carteira da Apple e outras ferramentas em que foram configuradas no dispositivo. Mesmo que esses dados sejam apagados, você poderá os regatar no iCloud após o término da formatação do seu celular.
  7. Agora, aguarde o processo de formatação do seu aparelho celular.

Pronto! Isso é tudo o que você precisa fazer para formatar o celular iPhone.

Vale lembrar que, para formatar qualquer um dos dispositivos acima, você deve se atentar ao status da bateria, ou mantenha o dispositivo conectado a uma fonte de energia o tempo todo, de modo a concluir a formação sem nenhuma interrupção inesperada. Qualquer interrupção durante a formatação do dispositivo pode levar a um softbrick.

E assim concluímos com o artigo ensinado a você como formatar o seu dispositivo em ambos os sistemas Android e iPhone (iOS). Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ