Como impedir que a inveja da mídia social tome conta de sua vida

Avatar de Redação
30/11/2020 às 05:00 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Você conhece esse sentimento muito bem. Aquele nó doloroso que rói a boca do estômago sempre que você rola a ração para baixo. E fica pior quanto mais tempo você gasta olhando para o que todo mundo está fazendo enquanto você está perdendo.

inveja nas redes sociais é muito comum

Mas em vez de ficar enterrado no ciúme das experiências que os outros parecem estar gostando e postando, veja como você pode lutar contra o sentimento incômodo de inveja da mídia social …

A inveja é aquele desejo doloroso de ter o que os outros têm. E se você já sentiu inveja das pessoas que vê no Facebook ou Instagram, você não está sozinho. Por causa da mídia social, as pessoas são constantemente bombardeadas com atualizações sobre amigos, familiares ou conhecidos e suas realizações, viagens e vidas aparentemente perfeitas.

Portanto, é difícil não ser vítima da inveja, do ciúme e do ressentimento. Esse fenômeno é chamado de inveja da mídia social – e se tornou tão difundido que vários estudos o associaram a sintomas de depressão.

Leia mais: De acordo com a Science, como a mídia social está deixando você triste

Coisas diferentes podem desencadear esses sentimentos de ciúme. Por exemplo, um ex-namorado dando uma luxuosa festa de noivado ou fotos do ex do seu parceiro exibindo um corpo tonificado.

Mas fixar-se nessas coisas e mergulhar mais fundo nos perfis de mídia social daqueles que invejamos também não ajuda. Em vez disso, você pode cair em uma espiral de sentimentos de auto-aversão, desespero e autopiedade.

Então, como você interrompe o ciclo vicioso?

Você tem que lembrar que, de acordo com vários estudos, as pessoas tendem a postar apenas as melhores versões de si mesmas nas redes sociais.

As pessoas fazem a curadoria dos melhores momentos de suas vidas, escolhendo especificamente o que querem mostrar no Facebook ou Instagram. A maioria das pessoas esconde as partes feias, as lutas para chegar lá e seus fracassos. Eles escolhem as partes socialmente mais aceitáveis ​​e dignas de elogio e é isso que publicam.

Há muitas coisas acontecendo na vida das pessoas que elas não colocam em suas atualizações. E você tem que se lembrar que o dia a dia deles é muito mais parecido com o seu do que você pensa.

Cultive uma atitude de gratidão

Quando você entra nesse túnel sem fim de comparação, você tende a esquecer as coisas que tem e se concentrar nas coisas que não tem. Quanto mais você fica obcecado com todos os posts #blessed, mais você se esquece de suas próprias bênçãos.

Você pode começar a mudar essa mentalidade escrevendo em um diário de gratidão.

Muitas pessoas, incluindo terapeutas, juram os benefícios de manter um diário de gratidão. Você não precisa se pressionar para escrever uma redação todos os dias, mas pode começar apenas listando as coisas pelas quais você é grato a cada manhã. De acordo com especialistas em Universidade Columbia aqueles que mantêm um diário de gratidão tendem a se sentir melhor a respeito de suas vidas.

Numerosos estudos também descobriram que cultivar uma atitude de gratidão mantendo um diário pode reduzir a ansiedade e a depressão.

Adiar e silenciar pessoas por alguns dias

Às vezes, você não quer cortar as pessoas completamente, mas suas humildes vanglórias e ostentação direta nas redes sociais estão afetando você negativamente. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver em uma situação ruim – você não quer ouvir constantemente sobre a nova promoção de um amigo no Facebook se acabou de perder o emprego.

Felizmente, os desenvolvedores entendem esse sentimento e muitos sites têm um recurso de soneca ou mudo que você pode usar. Esses recursos permitirão que você oculte as postagens de seus contatos até que você esteja em uma posição melhor.

Aqui está um guia bacana que vai te ensinar como silenciar pessoas nas redes sociais, incluindo sites como Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter.

Deixar de seguir ou Desfazer amizade quando necessário

O segundo nível em sua jornada de desintoxicação na rede social pode envolver o uso do recurso de parar de seguir no Facebook.

O recurso de parar de seguir basicamente permite que você oculte as postagens de uma pessoa enquanto continua sendo amigo dela. Algumas pessoas dizem que é uma maneira sutil de não ser amigo de alguém. Você pode fazer isso se todas as postagens deles constantemente fizerem você se sentir mal, mas você não quiser cancelar a amizade deles (pelo menos não ainda).

No entanto, você deve se lembrar que quando você deixa de seguir alguém, não verá as postagens dela, mas ela ainda poderá ver as suas. Portanto, se a pessoa tem o hábito de se gabar nos comentários de suas próprias postagens, parar de segui-los pode não funcionar.

Nesse caso, pode ser necessário desfazer a amizade da pessoa. Geralmente é um ponto sem volta, então certifique-se de que é a decisão certa antes de prosseguir.

Se você está sentindo muita inveja da mídia social, também há uma chance de que você só precise de uma pausa completa nas redes sociais. Gastar muito tempo percorrendo aquele feed infinito pode afetar negativamente sua saúde mental.

Nesse caso, uma pausa vai lhe fazer bem. A pesquisa descobriu que reduzir o uso de mídia social pode melhorar significativamente seu humor e melhorar sua saúde mental.

RELACIONADO: Como fazer uma desintoxicação de mídia social (e por que você deve imediatamente)

Se você não pode fazer uma desintoxicação completa, talvez reduzir seu tempo nas redes sociais para alguns minutos por aplicativo por dia possa ajudar. Isso vai tirar sua mente das atividades de todos e ajudá-lo a perceber as coisas boas que você tem ao seu redor.

Enriqueça sua vida IRL

Depois de decidir fazer uma desintoxicação ou reduzir o número de horas que passa nas redes sociais, você pode perguntar: “Então, o que eu faço agora?”.

A resposta é muito. Existe todo um mundo fora da mídia social que você pode ter esquecido. Comece fazendo uma caminhada pela manhã e à tarde.

Você também pode tentar matricular-se em uma classe, redescobrindo um hobby antigo ou aprendendo um novo e alcançando vizinhos ou velhos amigos IRL. Embora a mídia social tenha sido útil porque nos conecta a muitas pessoas que estão longe, ela também pode nos desconectar de nossos entes queridos próximos.

Embora a inveja da mídia social seja normal, isso não significa que você precise suportá-la todos os dias. Talvez isso seja um sinal de que você precisa de uma pausa nas redes sociais ou, pelo menos, em algumas pessoas online. Também pode ser um sinal de que você precisa se reconectar com as pessoas importantes.

Mas, em vez de permitir que os sentimentos de ciúme o dominem, você pode gerenciar o uso da mídia social para reduzir a ansiedade.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ