Como instalar codecs HEVC gratuitos no Windows 10 (para vídeo H.265)

Avatar de Redação
09/07/2020 às 18:31 | Atualizado há 4 anos
hevc

O Windows 10 suporta arquivos de vídeo codificados com HEVC (High-Efficiency Video Coding), também conhecido como vídeo H.265. No entanto, a Microsoft cobra por seus codecs oficiais e não os inclui no Windows 10. Você pode obtê-los gratuitamente, sem estourar o cartão de crédito e gastar US $ 0,99. É isso que ensinaremos abaixo.

Como o vídeo HEVC funciona no Windows 10

O vídeo HEVC está se tornando mais popular. Os iPhones agora gravam vídeos em HEVC por padrão, e os Blu-rays UHD 4K também usam HEVC.

Esses codecs permitem assistir a esses vídeos no seu PC, mas são necessários apenas para aplicativos como o player de vídeo Movies & TV da Microsoft, incluído no Windows 10, e outros aplicativos do Windows que aproveitam os codecs incorporados no sistema.

O popular player de vídeo de terceiros VLC, por exemplo, inclui seus próprios codecs internos. Para reproduzir vídeos HEVC (H.265) no VLC, basta instalar o VLC e abri-los – pronto.

Para suporte interno, você precisará dos codecs. Eles não estão incluídos nas versões mais recentes do Windows 10, mas devem ser instalados na Microsoft Store. Esses codecs também são necessários para a codificação de vídeo no formato HEVC (H.265) em aplicativos que usam os codecs de sistema do Windows 10.

Como instalar os codecs gratuitamente

Na verdade, existem dois pacotes de codec diferentes que você pode obter na loja. Ambos são idênticos, mas um custa US $ 0,99 e um é gratuito.

Se você pesquisar na HEVC na loja, verá o pacote de extensões de vídeo HEVC de US $ 0,99. Essa taxa provavelmente reflete o custo do licenciamento dos codecs para a Microsoft.

Como instalar codecs HEVC gratuitos no Windows 10 (para vídeo H.265) 2

No entanto, você também pode obter o pacote gratuito “Extensões de vídeo HEVC do fabricante do dispositivo” da loja. É o mesmo que o pacote de US $ 0,99, mas é totalmente gratuito. Clique no link e clique em “Get” para instalá-los. Feito!

Parece que os fabricantes de computadores devem pré-instalar esses codecs em seus PCs. No entanto, não há nada que impeça alguém de instalar esses codecs em seus sistemas – basta seguir o link direto para encontrá-los.

Como instalar codecs HEVC gratuitos no Windows 10 (para vídeo H.265) 3

A propósito, você também pode instalar o suporte para o formato de imagem de alta eficiência (HEIF) da loja. Basta fazer o download o pacote de extensões de imagem HEIF. Esse formato de imagem também está se tornando mais popular – agora, por padrão, os iPhones tiram fotos em HEIF. O pacote HEIF é gratuito para todos, sem quaisquer desvantagens de preços.

Atualizações de segurança também passam pela loja

A Microsoft Store instala automaticamente atualizações de segurança para esses codecs, assim como instala atualizações para outros aplicativos incluídos.

Isso surpreendeu muitas pessoas quando a Microsoft começou a distribuir atualizações críticas de segurança para os codecs através da Store em 1 de julho de 2020. Eles não vieram pelo Windows Update como os patches de segurança típicos.

Recomendamos que as atualizações automáticas de aplicativos sejam ativadas por motivos de segurança. Para fazer isso, abra a Microsoft Store no Windows 10, clique no menu> Configurações e verifique se “Atualizar aplicativos automaticamente” está definido como “Ativado”.

Como instalar codecs HEVC gratuitos no Windows 10 (para vídeo H.265) 4

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ