Como instalar e codificar Python no Android com Pydroid 3

Avatar de Redação
11/10/2020 às 21:12 | Atualizado há 4 anos
Como instalar e codificar Python no Android com Pydroid 3 1

A codificação portátil em Python é possível, graças ao ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Pydroid 3. Pydroid é um interpretador Python 3 minimalista que permite executar projetos menores e fazer o mínimo de codificação em seu dispositivo Android.

Se você também deseja aprender a programar Python em qualquer lugar sem um PC, enquanto replica a plataforma PC para Python no Android, o Pydroid 3 é o aplicativo certo para experimentar.

Quer você seja novo na programação Python ou um especialista, vamos ver algumas das maneiras de usar o Pydroid 3 em todo o seu potencial em seu dispositivo Android.

Obtenha o Pydroid 3 e sua configuração de plug-ins

O IDE Pydroid 3 está disponível na Play Store. No entanto, para tornar o aplicativo mais útil e fácil de trabalhar, você precisa baixar o Plugin de repositório Pydroid na Play Store. Embora a instalação deste plugin possa não ser obrigatória, torna pip instalação de pacotes muito mais fácil.

Por padrão, Pydroid 3 não tem permissão para acessar o armazenamento do dispositivo. Isso torna a criação de pastas de projeto difícil ou impossível sem alguma manipulação técnica. Para resolver esse problema, baixe o Plugin de permissões Pydroid da Play Store, que permite ao Pydroid criar pastas e arquivos em seu dispositivo.

Baixar: Pydroid 3 – IDE para Python 3 (Compras gratuitas no aplicativo disponíveis)

Baixar: Plugin de repositório Pydroid (Livre)

Baixar: Plugin de permissões Pydroid (Livre)

Pacotes de instalação do Pip

Depois de ter tudo configurado, você pode começar a usar pip para instalar pacotes para seus projetos, como em um PC. Pydroid 3 vem com uma interface que permite que você instale pacotes sem escrever seus comandos no terminal.

Existem várias maneiras de instalar pacotes pip no Pydroid 3. Para acessar esse recurso, toque no ícone do menu (que se parece com três linhas) no canto superior esquerdo do aplicativo. Em seguida, vá para Pip. No topo do Pip menu, selecione PESQUISAR BIBLIOTECAS para obter mais opções sobre o módulo que deseja instalar. Ou você pode tocar no INSTALAÇÃO RÁPIDA opção para instalar os pacotes listados por padrão.

No entanto, uma opção melhor e livre é tocar em INSTALAR e verifique o Use o repositório de bibliotecas pré-construídas caixa. Em seguida, digite o nome do seu pacote preferido na barra de pesquisa e toque no INSTALAR botão para obter o pacote nomeado.

Para verificar se o pacote foi instalado com sucesso, toque no BIBLIOTECAS opção. Esse menu dá acesso a uma lista de todas as bibliotecas instaladas atualmente.

Use a interface de linha de comando Inbuilt Pydroid 3

O Pydroid 3 também oferece uma interface de linha de comando (CLI) Linux mínima. Para acessá-lo, toque no ícone do menu no canto superior esquerdo do aplicativo e selecione terminal.

Embora executando o pacotes de instalação pip O comando por meio de seu terminal embutido leva algum tempo para carregar, mas ainda permite que você navegue facilmente entre as pastas e crie novas onde quer que a permissão de escrita seja permitida em seu dispositivo. No entanto, enquanto o carregamento lento de pip instalar pacotes através do terminal é um problema menor com o IDE Pydroid, seu Pip menu resolve isso.

Se você deseja usar a linha de comando fornecida para qualquer outra finalidade, o sistema operacional Android é desenvolvido no Linux, portanto, você precisa ter um conhecimento básico de como usar a linha de comando do Linux.

Use o shell Python

A página em branco que aparece quando você abre o Pydroid 3 é seu shell Python embutido. Assim como o shell Python em seu PC, ele vê qualquer comando escrito nele como um código Python por padrão.

Para usar o shell, digite qualquer comando Python e clique no botão grande de reprodução no canto inferior esquerdo do editor. Isso abre um interpretador Python que exibe a saída do seu código.

No entanto, você também pode acessar o shell Python a partir da linha de comando. Para fazer isso, vá para terminal clicando no ícone de três menus no canto superior esquerdo do aplicativo. Em seguida, digite Pitão e toque na seta enter em seu teclado virtual para abrir o interpretador Python da linha de comando. Tipo Saída() para sair do shell Python da linha de comando.

Salvar pastas e arquivos em seu dispositivo

Assim como qualquer outro editor de código, Pydroid 3 tem uma interface que permite salvar seu arquivo em qualquer pasta nomeada em seu dispositivo. Se você deseja criar uma pasta de projeto, também pode criar novas pastas com suas opções de salvamento de arquivo.

Para usar a opção de pasta, toque no símbolo da pasta no canto superior direito do shell de edição. Toque Salve  e selecione Armazenamento interno. Em seguida, toque em uma pasta de destino preferida e toque em SELECIONE A PASTA na parte superior da tela. No próximo menu, insira um nome de arquivo preferido e clique em SALVE .

No entanto, se você gostaria de criar uma nova pasta de projeto, repita o processo acima, mas toque no NOVA PASTA opção em vez de SELECIONE A PASTA. Dê um nome à sua nova pasta e toque em CRIO para salvar a pasta. Em seguida, clique no SELECIONE A PASTA opção. Nomeie seu novo arquivo e toque em SALVE  para salvar seu novo arquivo na pasta que você acabou de criar.

Observe que o arquivo recém-criado não precisa de uma extensão de arquivo se for um arquivo Python. Mas no caso de você precisar usar outro arquivo de idioma para servir ao seu projeto, certifique-se de incluir a extensão do arquivo que se aplica a esse idioma ao salvar tal arquivo. Por exemplo, um arquivo CSS deve ser salvo como Name.css, substituindo Nome com seu nome de arquivo preferido.

Para atualizar as alterações feitas em um arquivo existente, toque no símbolo da pasta no canto superior direito do editor e selecione Salve .

Para criar um arquivo totalmente novo, toque no símbolo da pasta. Selecione Novo e siga as etapas destacadas anteriormente para salvar o arquivo em uma pasta. Se você deseja que seu novo arquivo esteja no mesmo diretório que o existente, certifique-se de selecionar a mesma pasta que contém o existente.

Publique seu código-fonte no Pastebin

Você pode compartilhar seu conhecimento e progresso com outras pessoas na plataforma Pastebin, se desejar. Para fazer isso, toque no ícone de três menus no canto superior esquerdo do aplicativo. Em seguida, selecione Pastebin e toque sim. No próximo menu que aparecer, toque em COPIAR URL para copiar o link para o seu código-fonte.

Abra qualquer navegador em seu dispositivo Android e cole o link copiado na barra de pesquisa para ver seu código-fonte no Pastebin. Você também pode compartilhar esse link com as pessoas de quem deseja conceder acesso ao seu código.

Personalize o IDE

Você também pode personalizar o ambiente de desenvolvimento, se desejar. Para alterar a aparência do seu editor, toque no ícone de três menus no canto superior esquerdo da tela e vá para Configurações> Aparência para mudar para o seu tema preferido ou selecione outras opções de aparência disponíveis.

Para obter mais recursos de personalização, toque no editor opção e selecione suas preferências. Você também pode tocar em outras opções no menu de configurações para ver as opções disponíveis para você.

No entanto, quando você clica no ícone suspenso de três menus, o Configurações do terminal a opção também oferece algumas configurações de terminal.

Pydroid 3 é um ambiente virtual Python no Android

Instalar o Pydroid 3 IDLE em seu dispositivo Android baixa e instala automaticamente o Python 3 nele também. No entanto, o Pydroid 3 IDLE para Python instalado funciona como um ambiente virtual no Android.

Isso ocorre porque tentar executar o shell Python fora da linha de comando do Pydroid IDLE gera um erro.

Se você quiser brincar e experimentar, você precisa instalar um aplicativo Android CMD de terceiros dedicado, de preferência Termux na Play Store.

Depois de instalar o Termux, abra-o, certificando-se de ter instalado o Pydroid 3 também. Então digite Pitão no Termux CMD. Ele lança um erro de diretório de arquivo, indicando que Python não existe no espaço global do Android até que seja instalado com o pkg install python comando via Termux.

No entanto, correndo Pitão no terminal embutido do Pydroid 3 entra com sucesso no shell do Python.

Relacionado: Como usar a linha de comando do Linux com Termux no Android

Baixar: Termux (Livre)

Você pode usar o Pydroid para qualquer projeto?

Embora a codificação no Android possa ser interessante, usar o Pydroid para gerenciar um grande projeto não é aconselhável. No entanto, é outra maneira de embarcar em projetos menores, especialmente quando não são para fins de vida real de longo prazo.

Além de gerenciar pequenos projetos, Pydroid 3 também é uma ótima ferramenta para melhorar suas habilidades de codificação Python, especialmente se você não tiver um PC para executar seus programas Python.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ