Para os desenvolvedores, ou até mesmo para os que estão aprendendo programação, o GitHub pode ser uma ferramenta essencial. Utilizar ela no Android, pode facilitar o dia a dia do usuário, e ajudar ele a aprender mais. Vamos ver abaixo como instalar e usar no seu celular.
Como instalar e usar o Github no Android
-
Instalando o app
O primeiro passo, é baixar o aplicativo diretamente da Play Store. Procure por GitHub na própria loja do Google, e faça a instalação.
-
Conhecendo o GitHub
Assim que instalar, abra o aplicativo para fazer o login. Caso você já tenha uma conta digite seu nome de usuário e senha do GitHub e clique em Entrar.
Um código de verificação será enviado para o seu e-mail registrado no GitHub. Recupere o código de seu e-mail e digite-o na caixa de verificação para continuar em sua conta.
-
Fazendo login
Se você é novo no GitHub, clique em Criar nova conta. Se você já tiver uma conta que não saiba, será conectado a essa conta. Com os dados desse passo e do anterior, você já poderá fazer login e usar a ferramenta. Com tudo feito, basta conceder as permissões que serão solicitadas.
-
Usando o GitHub
Depois de fazer login, você pode tocar no + para fazer um novo repositório. Todos sempre estarão disponíveis para acesso. Para isso, basta tocar em Repositórios e pronto!!
Além dessa funcionalidade em si, o usuário consegue realizar todas as operações que faz no GitHub do computador. Mas tudo isso a partir do próprio celular Android. Vamos conhecer mais sobre o site e a ferramenta abaixo.
O que é o GitHub?
O GitHub é responsável por fornecer hospedagem para controle de versão de desenvolvimento de software usando Git.
O Git é um sistema de controle de versão distribuído para rastrear alterações no código-fonte durante o desenvolvimento de software.
Ele costuma ser usado por programadores para coordenar o trabalho e rastrear alterações em qualquer conjunto de arquivos.
Criado em 2008, a empresa tinha o nome de Logical Awesome LLC, sendo criado por Tom Preston-Werner. Em 2018, a empresa foi adquirida pela Microsoft pelo valor de US$ 7,5 bilhões.
Ele fornece controle de versão dos códigos e gerenciamento de código-fonte, ambos funcionalidades do Git e uma série de seus recursos.
Os programadores frequentemente se deparam com o desafio de documentar e controlar as versões de seu código. Pode haver necessidade de atualizar ou revisar o código-fonte, e o programador não vai querer perder o código original.
O GitHub fornece as ferramentas para gerenciar com eficiência essas revisões. Cada revisão é marcada com um nome de código, carimbo de data/hora e nome da pessoa que está revisando.
O GitHub hospeda mais de 100 milhões de repositórios, com a maior parte deles sendo projetos de código aberto.
Essa estatística mostra que o GitHub está entre os clientes de Git GUI mais populares, e também porque é usado por vários profissionais.
Ele é um projeto de gestão baseado em nuvem e uma plataforma de organização que incorpora os recursos de controle de versão do Git.
Isso significa que todos os usuários do GitHub podem acompanhar e gerenciar as mudanças feitas para o código-fonte em tempo real, enquanto têm acesso a todos os outros recursos do Git disponíveis no mesmo lugar.
A interface de usuário do GitHub é mais amigável do que a do Git, fazendo com que seja mais acessível para pessoas que possuem pouco ou nenhum conhecimento técnico.
Isso significa mais membros de equipe podem ser incluídos no progresso e na gestão do projeto, fazendo com que o processo seja mais tranquilo.
É verdade que o GitHub é melhor usado em um computador, porém há momentos em que você não consegue concluir um projeto ou tarefa e gostaria de continuar mesmo estando em trânsito.
O GitHub possui o aplicativo que pode ser usados para trabalhar confortavelmente. Ele traz todas as ferramentas para o seu bolso. Outros recursos disponíveis no aplicativo incluem:
- Organizando tarefas com um toque: as tarefas podem ser encapsuladas ou as notificações salvas para serem acessadas mais tarde.
- Colaboração de qualquer lugar: com o aplicativo, pode-se contribuir ou para um projeto, seja uma correção de bug ou revisão ou comentários.
- Mantenha o trabalho em movimento: os trabalhos dos colaboradores podem ser revisados e aprovados diretamente do aplicativo. Os códigos podem ser mesclados e marcados como concluídos com um simples clique.
O aplicativo móvel é muito adaptável, oferecendo modo escuro e outras preferências com base no seu dispositivo.
Agora diga para nós, você costuma usar o GitHub no seu dia a dia? Você é programador e já experimentou a versão de aplicativo? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas que não sabem dessa versão existente.