8 dicas de como liberar armazenamento interno no celular

Seu armazenamento interno pode acabar chegando ao limite com aplicativos e arquivos desnecessários. Veja como liberar mais espaço!
Avatar de Bruno Rodrigues
22/11/2021às17:16|Atualizado há 2 anos
8 dicas de como liberar armazenamento interno no celular 1

Algumas pessoas costumam economizar dinheiro optando por celulares mais baratos e muitas vezes com armazenamento interno menores que a maioria e isso vai dor de cabeça no futuro. 32 GB de armazenamento interno pode parecer muito, mas será um tiro pela culatra depois de algumas atualizações do sistema.

O problema está com as contantes atualizações e aplicativos que ficam cada vez maiores a cada nova geração de celulares. Você que tira muitas fotos e vídeos em alta qualidade, com certeza já enfrentou problemas com armazenamento interno do seu celular.

Melhores formar de liberar o armazenamento interno

1. Exclua arquivos antigos do armazenamento interno

A melhor maneira de começar uma limpeza, é sempre começando pelas coisas mais velhas. Documentos, vídeos, fotos ou qualquer outro arquivo que você pode ter baixado em seu celular, acabam acumulando sem nem mesmo que você perceba a quantidade de arquivos inúteis que possui em seu celular.

Apague arquivos antigos no armazenamento interno
Imagem: Bruno/Tekimobile

Para limpar vá para Configurações > Armazenamento e dê uma olhada nas diferentes categorias de arquivos. Você pode tocar em “Outros” e começar a limpeza a partir daqui. Pastas como “Download” muitas vezes terão arquivos antigos que você não precisa mais deles. Toque e segure em um arquivo ou pasta para selecioná-lo e excluí-lo.

Lembre-se de dar uma olhada em aplicativos específicos, também. Se você usar um aplicativo de edição de fotos ou um scanner de documentos, por exemplo, você pode acabar com arquivos duplicados ou arquivos mais antigos que você provavelmente esqueceu.

2. Exclua mensagens antigas

Mensagens muitas vezes são nossa menor preocupação na hora de fazer uma limpeza, mas elas acabam ocupando muito espaço ao longo do tempo, principalmente mensagens da sua operadora de celular.

Apague as mensagens antigas para liberar o armazenamento interno
Imagem: Bruno/Tekimobile

A maioria dos dispositivos também lhe dará a opção de excluir automaticamente mensagens antigas. Por exemplo, em um telefone Samsung, abra o aplicativo de “Mensagens” e toque em Configurações  >  Mais Configurações e toque no switch “Apagar mensagens antigas“.

3. Apague aplicativos e dados de aplicativos

Entrando em Configurações > Aplicativos e Notificações ou Configurações > Aplicativos, você verá uma lista de tudo o que está instalado em seu celular e quanto cada app ocupa em seu armazenamento interno. Se você não usa alguns aplicativos dessa lista é extremamente recomendado que você os desinstale para ter um aumento significativo na memória do seu celular.

Aplicativos que você utiliza algum tempo ocupa um espaço do seu armazenamento interno considerável também. Se você escolher um aplicativo verá uma opção de “Limpar dados” ao tocar nessa opção todos os dados pesados e registrados ao longo de todo o tempo de utilização do aplicativo, serão apagados imediatamente. Você terá que entrar com seu usuário e senha novamente dependendo do aplicativo, mas o app não será desinstalado.

4. Limpe o cache dos aplicativos

Limpe o cache de aplicativos do armazenamento interno
Imagem: Bruno/Tekimobile

Outra forma de liberar espaço do seu armazenamento interno também, é através da limpeza do cache de certos aplicativos também. Abra Configurações > Aplicativos > “aplicativo” > Armazenamento (ou Armazenamento e Cache) > Apagar Cache.

Outra opção é limpar o cache do próprio gerenciador do celular. Acesse as Configurações > Armazenamento. Dependendo do seu Android, você pode tocar em Limpar dados, ou Limpar Cache, ou algo semelhante. No caso dos celulares Samsung, você precisará ir em Configurações > Assistência do aparelho e toque em Otimizar agora.

5. Fazer backup de seus arquivos na nuvem

Outra maneira de poupar o armazenamento do seu celular é salva-los em nuvem. O aplicativo do Google Fotos é o melhor para dispositivos Android, ele é gratuito e provavelmente já está em seu celular. Sempre faça backups de seus arquivos por razões de segurança, mas isso também permite que você exclua arquivos locais do seu dispositivo Android sem ter que se preocupar em perder seus dados.

Salve seus arquivos no Google Fotos para liberar mais espaço
Imagem: Bruno/Tekimobile

É possível fazer esses backups automaticamente. Para isso, inicie o aplicativo do Google Fotos e toque na imagem do seu perfil no canto superior direito da tela. Depois, selecione “Ativar backup“, se o backup ainda não tiver ativado. Se uma foto ou captura de tela ainda não tiver subido, ela terá um ícone de nuvem com uma seta apontando para cima.

6. Escolha serviços de streaming ao invés de downloads

Uma opção para não baixar arquivos multimídias no seu aparelho é por meio do streaming de filmes e músicas. O armazenamento interno acaba ficando muito menor devido à abundância de arquivos de vídeos e músicas armazenadas. Optar por serviços de streaming como Spotify e Netflix é a melhor maneira de poupar o armazenamento interno do seu celular.

7. Use um cartão MicroSD

Cartões de memória podem ser os salvadores do armazenamento interno
Imagem: Bruno/Tekimobile

Se você tiver a sorte de possuir um celular com o slot de cartões de memória, seria interessante você o utilizar por ser a maneira mais fácil de adicionar mais espaço em seu dispositivo, dando uma folga para o armazenamento interno. Você pode adquirir um cartão de memória com uma alta taxa de transferência e uma grande capacidade de armazenamento.

É claro que não vai ser possível transferir todos os aplicativos do seu celular para o cartão de memória, embora a partir do Android 6.0 você pode formatar seu cartão SD e utiliza-lo como armazenamento interno também.

A ideia aqui é que você utilize o seu cartão SD para guardar fotos, vídeos e outros arquivos que você acaba baixando em seu celular, até porque eles são os principais responsáveis por um peso maior no armazenamento interno.

8. Use um pendrive via OTG

Use cabos OTG
Imagem: Bruno/Tekimobile

Por outro lado, se você não possui um slot para cartão de memória MicroSD, você ainda pode utilizar um pendrive ou quem sabe um HD externo para aumentar a capacidade armazenamento do seu aparelho.

Utilizando um cabo OTG compatível com a entrada do seu celular, conecte um pendrive de alta capacidade de armazenamento e taxa de transferência alta para guardar suas fotos, vídeos e arquivos mais pesados do celular. É possível utilizar um aptador de MicroSD por meio do OTG, para o utilizar como backup de seus arquivos também.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ