Como limpar o computador ao estado original (sem reinstalar o Windows)

Avatar de Redação
04/11/2020 às 06:35 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

A maneira mais fácil de reverter seu computador Windows ao estado original é limpá-lo, mas e se você não quiser ter o trabalho de reinstalar o Windows? Felizmente, existem muitas maneiras de limpar o PC de teias de aranha virtuais sem usar a opção nuclear.

Reinstalando o Windows 10

Vamos explorar como reiniciar um PC sem reinstalar o Windows 10.

Use o recurso “Manter meus arquivos” do Windows 10

Você sabia que o Windows 10 tem um recurso de redefinição de fábrica que não afeta seus arquivos preciosos? É uma ótima maneira de limpar seu PC sem reinstalar o Windows 10 por completo.

Embora o Keep My Files tecnicamente reinstale o Windows, é mais uma “reinstalação suave”. Ele reinstala todos os arquivos de sistema, mas preserva todas as suas coisas pessoais, então você não precisa carregar novamente todos os seus programas e dados depois.

Se essa parece a solução ideal para o seu problema, certifique-se de verificar todas as maneiras de redefinir os padrões de fábrica do seu PC com Windows 10, que inclui o truque acima.

Use os pontos de restauração do Windows para reverter a um estado anterior

O Windows 10 tem a capacidade de se redefinir para um ponto anterior no tempo. Isso é chamado de “ponto de restauração” e você pode imaginá-los como pequenos pontos de verificação para os quais seu PC pode reverter se algo der errado.

Às vezes, um fabricante inclui um ponto de restauração com o computador quando você o compra. Este ponto de restauração é definido para trazer o computador de volta aos padrões de fábrica, para que você possa reverter o seu PC sem precisar reinstalar o Windows.

A única falha desse plano é que você precisa ter criado um ponto de restauração no passado para usar esse recurso. Se você acha que seu PC tem um ponto de restauração, certifique-se de verificar como redefinir o Windows de fábrica ou usar a Restauração do sistema para saber mais sobre como usá-la.

Desinstalar programas indesejados e bloatware

O acúmulo gradual de software em um computador pode reduzir seu desempenho. Às vezes, o seu PC virá com software indesejado pré-instalado, que é chamado de “bloatware”.

Recomenda-se começar com a desinstalação de programas indesejados. Por exemplo, você pode remover facilmente bloatware no Windows 10, então você deve se livrar de qualquer um que não use.

A maioria dos programas pode ser desinstalada usando a ferramenta Programas e Recursos no painel de controle do Windows, mas alguns podem ser teimosos e se recusar a desinstalar corretamente. Software como Revo Uninstaller pode desarraigar esses programas complicados.

Limpe o registro do Windows

Depois de desinstalar um programa, ele desaparece completamente, certo? Na verdade, nem sempre é esse o caso. O Windows inclui um banco de dados conhecido como registro, que inclui informações sobre os programas instalados.

Embora a desinstalação de um programa deva teoricamente remover as entradas de registro do programa, isso nem sempre acontece. Um registro inchado às vezes pode reduzir o desempenho, então é uma boa ideia tentar torná-lo como novo.

Claro, você não deve entrar em seu registro e começar a explodir em tudo o que vê. Em vez disso, você deve usar um limpador de registro freeware que possa identificar o que precisa ser removido e o que não.

Mas tenha cuidado; até mesmo software especializado pode cometer erros. Certifique-se de criar um backup para que possa corrigir quaisquer problemas que surjam de uma limpeza do registro.

Desativar programas de inicialização com muitos recursos

Mesmo depois de desinstalar programas indesejados, você ainda pode ter alguns problemas com tempos de inicialização lentos, se houver muitos programas tentando executar quando o computador iniciar.

Para desativar alguns programas, abra o Gerenciador de Tarefas pressionando CTRL + SHIFT + ESC, então indo para o Guia de inicialização. Estes são os programas que carregam quando o computador inicializa.

O Gerenciador de Tarefas permitirá que você saiba o quanto um programa torna o seu PC mais lento na coluna intitulada “Impacto na inicialização”. Se houver algo aqui que você não goste, você pode desativá-lo clicando com o botão direito do mouse no programa e selecionando Desabilitar.

Se você descobrir que desabilitou um programa realmente útil, poderá sempre retornar ao Gerenciador de Tarefas e habilitar o programa novamente.

Restaurar padrões do sistema operacional Windows 10

Com o tempo, você pode fazer alterações em vários recursos essenciais do Windows. É difícil cobrir todos os recursos do Windows que podem ser restaurados para as configurações padrão, mas aqui estão alguns que são comumente alterados e facilmente restaurados.

Restaurar padrões do Firewall do Windows

As opções do Firewall do Windows Defender podem ser encontradas digitando firewall na barra de pesquisa do Windows 10 e selecionando Firewall e proteção de rede quando aparece.

Perto da parte inferior desta janela está uma opção que diz Restaurar firewalls para o padrão, no qual você pode clicar para definir tudo como era no início.

Observe que você pode não querer restaurar isso para o padrão se tiver feito alterações específicas nas regras do firewall. Se você ainda deseja restaurar o firewall, certifique-se de anotar suas regras personalizadas para que possa restaurá-las depois!

Restaurar padrões do File Explorer

Você pode redefinir o File Explorer para seus padrões, digitando opções do explorador de arquivos na barra Iniciar e selecionando a entrada que aparece.

o Restaurar padrões botão pode ser encontrado na parte inferior da guia Geral.

Remover dispositivos e impressoras antigos

o Dispositivos e Impressoras A seção do Painel de Controle do Windows é o lugar certo se você precisar remover o hardware periférico que não está mais em uso.

Isso geralmente não afeta o desempenho, mas tem outros benefícios – por exemplo, remover várias impressoras antigas pode tornar a impressão mais intuitiva.

Fazendo seu PC voltar ao normal

Seguir essas etapas deve restaurar seu computador a um estado quase novo. Isso não é tão completo quanto reinstalar o Windows e esse processo não é recomendado se você estiver tentando restaurar o computador após um ataque de malware.

Se você está simplesmente tentando acelerar o seu computador, reduzir a desordem ou limpá-lo para um novo usuário, as etapas acima devem ser suficientes. No entanto, se você quiser fazer uma limpeza extra, o Windows 10 agora tem sua própria ferramenta de Limpeza de disco, que libera mais espaço.

Crédito da imagem: Nem Gal /Shutterstock


.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ