Como limpar o disco de trabalho do Mac e turbinar o desempenho do seu MacBook

Aprenda como limpar no Mac e aumentar a performance do seu MacBook com dicas práticas e seguras para otimizar seu sistema.
Atualizado há 16 horas
deletar arquivos lixo macos

Outros destaques

Aplicativo Sonos
Microsoft Teams
Atualização Google Fotos
Bloquear anúncios Android
Contatos unificados

Manter o disco de trabalho do MacBook limpo é fundamental para garantir o bom desempenho do sistema, a segurança dos dados e a longevidade do equipamento. Quando o armazenamento fica lotado de arquivos esquecidos, aplicativos abandonados e caches acumulados, o sistema sofre: fica mais lento, prejudica a produtividade e aumenta os tempos de resposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse contexto, manter o disco limpo ajuda a organizar os arquivos, facilitando o acesso rápido às informações importantes sempre que preciso. Práticas regulares de limpeza – como excluir dados redundantes e usar ferramentas de gerenciamento de armazenamento – são ótimas aliadas para otimizar o desempenho do MacBook e evitar problemas futuros, como falhas no sistema ou falta de espaço para atualizações críticas. Por isso, neste texto, vamos entender melhor como limpar no Mac.

Mantenha seu Mac organizado: dicas para apagar arquivos e esvaziar o lixo

Está com o disco lotado? Então vamos resolver isso. Apagar arquivos e pastas desnecessários do Mac é mais simples do que parece. Basta arrastar o que você não precisa para o Lixo, localizado no Dock. Mas preste atenção: os itens só serão removidos de vez quando você esvaziar o Lixo.

Dica: Antes de apagar algo importante, faça um backup no Time Machine ou salve uma cópia em outro dispositivo. Desse modo, você fica tranquilo caso mude de ideia mais tarde.

Como apagar arquivos do Mac ou do iCloud Drive

Arraste para o Lixo: Pegue o arquivo, pasta ou item e arraste para o Lixo no Dock.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

deletar arquivos na lixeira do mac

Use atalhos: Selecione o item e pressione Comando + Apagar.

Itens bloqueados: Clique em “Continuar” para confirmar ou desbloqueie o item antes. Para isso:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se precisar de ajuda para encontrar arquivos, use as ferramentas de busca do Finder para localizar e excluir o que for necessário.

Esvaziando o Lixo: a limpeza final

Clique no ícone do Lixo no Dock.

Escolha o que deseja:

Advertência: Esvaziar o Lixo é permanente. Itens apagados não podem ser recuperados, então, tome cuidado!

Dicas extras para gerenciar o Lixo

Evite avisos ao esvaziar o Lixo:

Remoção automática após 30 dias:

 Observação: Os itens removidos automaticamente também são apagados permanentemente. Portanto, sempre crie backups de arquivos importantes.

Para turbinar o desempenho do seu MacBook, além de manter o disco de trabalho limpo, feche apps desnecessários, desative itens de inicialização, mantenha o sistema e os aplicativos atualizados, limpe caches regularmente e use o Monitor de Atividade para encerrar processos que consomem muitos recursos. Com essas dicas, você mantém o Mac organizado, eficiente e com espaço de sobra para o que realmente importa.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.