Como limpar uma cafeteira: a maneira mais fácil de limpar uma máquina de café

Avatar de Redação
29/09/2020 às 14:05 | Atualizado há 4 anos
Como limpar uma cafeteira: a maneira mais fácil de limpar uma máquina de café

Quando você está limpando a cozinha, é fácil ignorar os eletrodomésticos da bancada. Sim, você dá a eles um cotonete e tudo parece brilhante de fora, mas é dentro das máquinas que os problemas podem ocorrer.

O interior úmido, escuro e quente das cafeteiras pode se tornar um paraíso para o mofo, o fermento e as bactérias, que são despejados pelos canos até a xícara de café. O calor pode destruir algumas das bactérias, mas esses ainda não são o tipo de aromatizante que você gostaria de ter em sua bebida matinal.

Há também o problema do calcário, que pode se acumular dentro da máquina e afetar tanto sua eficácia quanto o sabor de sua bebida.

É por isso que, se você tiver uma cafeteira em casa, deve limpá-la regularmente.

Se você usa sua máquina todos os dias, uma limpeza adequada a cada duas semanas seria o ideal. No entanto, se isso parece irreal, uma vez por mês deve ser suficiente para a higiene. Defina um lembrete recorrente em seu telefone e vá em frente.

Quando você não consegue desmontar a máquina e ver o que está acontecendo dentro, como exatamente pode limpá-la com eficácia?

Felizmente, há uma solução muito fácil. Os problemas começam no reservatório de água, então é por onde começar.

Toda semana

Pelo menos um por semana, remova o reservatório de água de sua máquina de café. Limpe-o por dentro e por fora com água morna e sabão. Enxágue e seque bem antes de colocá-lo de volta na máquina. (Ok, sim, isso envolveu um pouco de limpeza – mas não muito.)

A cada duas semanas a todos os meses (dependendo da sua tolerância de limpeza)

Limpe o reservatório de água conforme descrito acima e encha-o cerca de dois terços com uma mistura de vinagre branco e água, em partes iguais.

Em seguida, ligue a máquina normalmente – exceto, obviamente, não adicione café. Mas coloque uma xícara sob o bico para pegar a mistura de vinagre.

Continue ligando a máquina até que a maior parte da mistura de vinagre e água tenha passado.

Em seguida, deixe sua máquina sozinha por uma hora para que o vinagre comece a trabalhar dentro dela.

Ao retornar, esvazie e limpe o reservatório com água morna com sabão. Em seguida, enxágue e encha com água limpa.

Ligue a máquina (novamente com um copo sob a bica). Continue até que toda a água limpa tenha passado.

Reabasteça seu reservatório e você estará pronto para preparar um café não nojento!

Esta é uma maneira eficaz de limpar qualquer tipo de cafeteira ou máquina – sachê, café moído, gota a gota ou grão para xícara.

Depois de mais dicas de limpeza? Esta é a maneira mais fácil de limpar seu micro-ondas e tudo o que você precisa fazer para manter sua máquina de lavar em ótimas condições.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ