Como mover o Windows 10 para um SSD

Vejam o passo a passo para migrar seu Windows para um SSD de maneira rápida e prática. Acelere seu computador agora!
Avatar de Redação
08/10/2020 às 14:09 | Atualizado há 4 anos
Limpeza de disco do Windows 10

Dada a vida útil normal de um PC e a facilidade com que as peças podem ser trocadas, é provável que sua máquina atual não executasse o Windows 10 quando você o comprou.

Mas há muitos benefícios em fazer a troca, incluindo velocidades de transferência de dados mais rápidas e maior confiabilidade. A Microsoft não fornece oficialmente a funcionalidade, portanto, você precisará de algum conhecimento técnico para fazê-la funcionar.

1) Prepare o seu dispositivo

É altamente provável que seu PC tenha acumulado muitos dados desnecessários que tornarão todo o processo mais longo e complicado.

Felizmente, o Windows 10 tem uma ferramenta integrada para facilitar a remoção de parte dessa desordem. Abra ‘Limpeza de disco’ digitando-o na barra de pesquisa ao lado do menu Iniciar e clicando no resultado relevante.

A partir daqui, você verá uma lista de tipos de arquivo que você deseja excluir. Certifique-se de verificar a lista e veja se há algo de que você possa precisar aqui, pois não há como voltar atrás. Pode ser necessário inserir a senha do administrador para autorizar qualquer ‘Limpeza’.

2) Baixe uma ferramenta de migração

Infelizmente, é aí que termina o suporte nativo para este tutorial. Você precisará baixar um software de terceiros para ajudar na migração.

Se você espera que isso seja único, nossa escolha principal é o software de clonagem de disco da AOMEI, que é totalmente gratuito para baixar e usar. Há também um guia útil em seu site se você nunca usou um software como este antes.

AOMEI Backupper

Existem algumas alternativas excelentes que também são gratuitas, incluindo duas do EaseUS: EaseUS Todo Backup Free 12.5 e EaseUS Partition Master Professional 14.5

Depois de baixado, é um ótimo momento para fazer backup do seu PC.

3) Conecte seu SSD e defina-o como destino

A próxima etapa é conectar o SSD ao PC.

Se você estiver atualizando a parte interna do computador, será necessário conectá-lo em um local livre na placa-mãe. A maneira mais fácil é por meio de um cabo SATA, que é relativamente barato para varejistas como Amazon se você ainda não tiver um. Para um SSD externo, você só precisa encontrar uma porta USB adequada para conectar.

Dependendo de qual aplicativo você escolheu na Etapa 2, a opção que você está procurando pode ser conhecida por alguma variação de ‘Migrar’ ou ‘Clonar’. No software AOMEI, é ‘Clone’ e, em seguida, ‘Clone de disco’.

AOMEi Backupper

Nas telas a seguir, selecione o disco rígido do qual você está movendo e o SSD de destino que acabou de conectar. Verifique se há espaço livre suficiente e clique em ‘Avançar’.

4) Alterar o tamanho da partição

Agora você deve ver um resumo do processo de clonagem que ocorrerá, mas antes de começar, vale a pena redimensionar as partições. Uma partição é outro nome para uma unidade ou volume, essencialmente uma seção menor do disco rígido geral – pense na unidade C: como um exemplo. Cada partição pode ser personalizada para se adequar aos tipos de arquivos dentro dela.

Nesta tela final, antes de continuar, você deve ver uma opção para editar partições para o local de destino. No software de clonagem de disco da AOMEI, isso estará no canto inferior esquerdo da tela. Na maioria dos casos, você não terá que ajustá-los manualmente, basta clicar em uma opção que diz ‘Otimizar’, ‘Redimensionar’ ou similar.

Todo o processo de clonagem demorará algum tempo, por isso vale a pena sair e fazer outra coisa enquanto espera a conclusão. Recomendamos manter a fonte de alimentação conectada e garantir que você não esteja bloqueando os ventiladores para evitar superaquecimento.

Depois de concluído, você deve reiniciar o PC para aplicar as alterações.

Confira nosso melhor gráfico de SSDs para mais inspiração em ótimas unidades de estado sólido para o seu PC.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ