Alexa: como mudar a voz, idioma e velocidade

Avatar de Redação
13/12/2020 às 15:21 | Atualizado há 4 anos
Amazon traz Alexa Routines para dispositivos Fire TV

Quer você seja um usuário regular dos dispositivos Echo da Amazon ou tenha visto um comercial do Amazon Echo, provavelmente você está familiarizado com a voz de Alexa, a assistente inteligente que fala em todos os dispositivos Echo.

No entanto, talvez você ache que Alexa fala muito rápido ou muito baixo, ou não goste do sotaque. Felizmente, você pode personalizar a fala de Alexa – incluindo sotaque, idioma, ritmo – e até mesmo mudar a voz para a de uma celebridade, tudo em algumas etapas simples.

Vamos descobrir mais para entender como você pode mudar a voz de Alexa ao seu gosto.

Como alterar o idioma da Alexa

Para quem não fala inglês ou qualquer pessoa fora dos Estados Unidos, você pode personalizar o Alexa para usar outro idioma ou falar com sotaque inglês (não americano).

Para alterar o idioma do Alexa, siga estas etapas simples:

  • Abra o aplicativo Alexa em seu Android ou iOS dispositivo.
  • Selecione Mais no canto superior direito.
  • Selecione Configurações.
  • Clique em Configurações do dispositivo e então escolha o dispositivo Echo para alterar o idioma da Alexa. Observação: você só pode alterar o sotaque de Alexa em um dispositivo por vez. Você precisará repetir esse processo para todos os dispositivos Echo nos quais deseja alterar o sotaque de Alexa.
  • Role para baixo e selecione Idioma.
  • Para alterar o idioma: Escolha um dos 15 idiomas diferentes suportados pelo Alexa, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão, português, coreano, italiano, japonês e hindi. O assistente também oferece suporte a diferentes dialetos do mesmo idioma, como o espanhol falado no México e o espanhol falado na Espanha. 
  • Se você usa a Alexa em inglês, você pode alterar o sotaque de diferentes países: inglês (Estados Unidos), inglês (Canadá), inglês (Reino Unido), inglês (Austrália) ou inglês (Índia).

Curiosidade: a Alexa fala português somente do Brasil, porém usa o dicionário de Portugal.

Depois de alterar as configurações de idioma, pode demorar alguns minutos para Alexa atualizar. Você pode receber uma notificação em seu telefone quando a alteração for concluída.

Também é importante observar que nem todas as habilidades de terceiros no Alexa Skills Marketplace suportam tantos idiomas e sotaques quanto Alexa. Alguns podem suportar apenas o inglês dos Estados Unidos.

Durante o processo de atualização do idioma, você pode receber uma notificação sobre isso. Se estiver procurando habilidades específicas de terceiros para ajudá-lo com o idioma escolhido, você pode pesquisar no Alexa Skills Marketplace por idioma. No momento, apenas habilidades de inglês e espanhol são oferecidas.

Como mudar a velocidade de Alexa

Para aqueles que têm deficiência auditiva ou que vivem com deficiência, a equipe de acessibilidade da Amazon lançou uma nova configuração que permite que Alexa fale em velocidades diferentes. Por exemplo, se você tiver problemas para ouvir, pode pedir a Alexa para falar mais devagar. Ou se você tem baixa visão e está acostumado a ouvir áudio mais rapidamente, pode pedir a Alexa para falar mais rápido.

Para alterar a velocidade de Alexa, pergunte diretamente ao assistente. Simplesmente diga, “Alexa fala mais rápido (ou mais devagar)”, e Alexa responderá confirmando sua solicitação na nova cadência. Você sempre pode retornar Alexa à velocidade predefinida, dizendo: “Alexa, volte à sua velocidade padrão.”

Não há como alterar a velocidade de Alexa por meio do aplicativo Alexa.

Como alterar o volume de Alexa

Esteja você com deficiência auditiva ou apenas tentando abafar o ruído de fundo, pode ajustar o volume do alto-falante Echo. Isso mudará não apenas o volume em que Alexa fala, mas também o volume de aplicativos de terceiros e de qualquer música que você reproduza por meio do Echo.

A maneira mais fácil de alterar o volume do Echo é dizer “Alexa, fale mais alto” ou “Alexa, aumente o volume”. Um anel acenderá ao redor do dispositivo, indicando o volume do seu alto-falante (um toque totalmente iluminado significa que o seu Echo está com 100 por cento do volume). Você pode redefinir o volume do Echo dizendo: “Alexa, volte ao volume padrão”.

Você também pode ajustar o volume do seu dispositivo dentro do aplicativo Alexa. Abra o aplicativo, selecione Menu> Configurações> Configurações do dispositivo (selecione o dispositivo escolhido). Você verá um controle deslizante de volume no topo da página de configurações – ajuste este controle deslizante para o volume de sua preferência.

Se você quiser ajustar outras partes do áudio, clique em Configurações de áudio, onde você pode ajustar os graves, médios e agudos do seu Echo. Isso pode ser útil para aqueles que têm problemas para ouvir em frequências mais altas ou para aqueles que apenas gostam de um som mais pesado.

Como fazer Alexa sussurrar

Se você quiser que Alexa fale mais baixo, pode ativar o modo sussurrar para que Alexa fale em voz baixa. Porém, esse comando só funciona em inglês.

Para ativar o Modo Sussurro, apenas fale com Alexa em um sussurro ou pergunte: “Alexa, change to Whisper mode.”

Você também pode ativar o modo Whisper em todos os seus dispositivos Echo, alterando as configurações em seu aplicativo Alexa. Selecione Menu> Configurações> Respostas de voz (em Alexa Preferences) e alternar Modo Whisper. Alexa vai falar em um sussurro em todos os seus dispositivos.

Como fazer Alexa falar menos (habilitando o modo breve)

Se a voz de Alexa te irrita, ou se você preferir que o assistente fale menos, você pode ativar o modo breve, que simplifica a linguagem de Alexa (pense em frases mais curtas e sem palavras extras) e substitui algumas das respostas por um simples “ping . ”

Para habilitar o Modo Breve, abra seu aplicativo Alexa, selecione Menu> Configurações> Respostas de voz (em Alexa Preferences) e alternar Modo Breve em. Apenas para observar, esta configuração afetará todos os seus dispositivos conectados ao Alexa.

Como adicionar vozes de celebridades para Alexa

Outra configurações que só funciona em inglês. A Amazon está investindo na construção de um novo portfólio de vozes que você pode baixar e instalar para Alexa. A primeira voz de celebridade Alexa é a de Samuel L. Jackson, um ator americano conhecido por seus monólogos inteligentes e linguagem colorida.

Por US $ 1,99, você pode alterar a voz de Alexa para a voz de Samuel L. Jackson em seu Echo. Vá em frente e faça o download a habilidade vocal de celebridade de Samuel L. Jackson no Alexa Skills Marketplace, ou simplesmente diga: “Alexa, apresente-me a Samuel”.

Com a voz de Samuel Jackson, Alexa terá até uma nova palavra de despertar – Samuel. A voz de Alexa de Jackson oferece muitas piadas inteligentes (especialmente quando diz o tempo), e você pode personalizar se as respostas de Jackson são livres de palavrões ou incluem um palavrão ocasional.

https://www.youtube.com/watch?v=inioTuSmJaI

A Amazon está constantemente desenvolvendo novas vozes de celebridades para seu público internacional, de estrelas de Bollywood a mais vozes de Hollywood. No entanto, as vozes das celebridades de Alexa têm algumas limitações; eles não podem ajudá-lo em certas tarefas, como compras, lembretes ou fazer listas..

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ