Como o Force and Haptic Feedback torna os jogos mais envolventes?

Avatar de Redação
08/11/2020 às 16:20 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Grande parte da nossa diversão com jogos é a imersão, permitindo-se mergulhar em um mundo virtual como se você realmente estivesse lá. Uma coisa que pode aumentar sua imersão é a simulação do toque físico do mundo real, aproximando você do mundo virtual.

recurso de force feedback

É aí que entram o force feedback e o feedback tátil.

Então, o que é force feedback e haptic feedback? O feedback de força e tátil são diferentes?

O que é Force Feedback?

O force feedback é uma simulação de eventos do mundo virtual usando motores ou resistência em um joystick, volante ou controlador padrão. Se você já jogou qualquer console de videogame do PlayStation 1 em diante, você experimentou o force feedback quando seu controle vibra quando você pula sobre o meio-fio em um jogo de corrida ou dispara uma espingarda em um jogo de tiro em primeira pessoa.

Os primeiros dispositivos de feedback de força apareceram nos anos 60 e não tinham nada a ver com a indústria emergente de videogames. Em vez disso, sistemas de feedback de força foram implementados em laboratórios de pesquisa nuclear, permitindo que os cientistas experimentassem as forças em jogo em processos industriais potenciais.

“A configuração padrão, usada ainda hoje, era confinar os materiais radioativos em uma câmara hermética e manipulá-los remotamente (a alguns metros de distância) por meio de sistemas acionados por cabo semelhantes aos pantógrafos. Devido à natureza não repetitiva do das operações e das necessidades de reações inteligentes em caso de incidente, não era possível usar sistemas puramente automáticos, e a abordagem man-in-the-loop foi considerada a única solução, como ainda é o caso hoje. significa a possibilidade de o usuário sentir as forças exercidas no ambiente remoto. ” – Fonte

Outra implementação inicial de feedback de força veio em aeronaves grandes. Os fabricantes instalariam um sistema de servomecanismo que responde a cenários de voo negativos. Por exemplo, se o avião estiver apontando muito alto e com probabilidade de começar a estolar, o servomecanismo fornece feedback de força física ao piloto de que algo está prestes a dar errado.

Os sistemas de feedback de força agora estão intimamente associados a videogames e experiências de realidade virtual. Mas os sistemas de feedback de força ainda estão em uso em aplicações científicas e industriais em todo o mundo e até mesmo em programas espaciais.

Relacionado: Aplicativo de realidade aumentada futurista que você deve ver para acreditar

O que é feedback tátil?

O feedback tátil é semelhante ao feedback de força, mas normalmente usa uma vibração menor para fornecer uma experiência sutil e responsiva. O feedback tátil está mais associado à tecnologia vestível e aos sistemas de toque ativo.

Por exemplo, você pode comprar um colete de feedback tátil vestível para usar com jogos e experiências de realidade virtual. Quando algo acontece com você no jogo, todo o colete vibra suavemente. No topo da escala, o colete de feedback tátil vibrará apenas em uma única área, talvez simulando o tiro de uma flecha acertando você em um jogo de batalha medieval.

Haptics estimula os sentidos

O feedback tátil (ou apenas “tátil”) também replica diferentes sensações de feedback. As experiências de realidade virtual continuam sendo um excelente exemplo de sensação ao toque. Na experiência de RV, você pode pegar itens, olhar para eles, senti-los, jogá-los e assim por diante. Mas não há peso para o objeto e não há resposta de sua própria mão para o objeto virtual.

Para corrigir esse problema e criar uma grande imersão, você pode usar algo como Luvas HaptX, que simulam o toque, a sensação, a forma e a textura de um objeto virtual em sua mão. Você pode até sentir o peso do objeto, até certo ponto, enquanto os dedos oferecem resistência ao toque, como seus próprios dedos fazem.

Luvas hápticas não são a única tecnologia de feedback tátil que dá vida aos ambientes virtuais. Também há sapatos, macacões e coletes.

Além disso, o feedback tátil está em uso em outros lugares. Como a sensação tátil visa estimular os sentidos, os chapéus de feedback tátil podem incorporar GPS e bússolas, auxiliando pessoas com deficiência visual a navegar pelo mundo exterior com um pouco mais de liberdade.

O que é feedback tátil?

O feedback tátil é semelhante ao feedback tátil, onde um dispositivo fornece um mecanismo de feedback em resposta à entrada do usuário. O tipo de feedback tátil mais comum vem do smartphone. Quando você toca na tela do smartphone, o dispositivo emite um pequeno zumbido tátil informando que sua entrada foi registrada corretamente.

Você encontrará feedback tátil em um grande número de dispositivos, como eletrodomésticos, tablets, sistemas de entretenimento automotivo e muito mais.

Como funciona o Force Feedback?

A maioria dos sistemas de feedback de força responde à entrada do usuário no ambiente digital e fornece um nível de feedback apropriado.

O real force feedback, a sensação de estrondo, vem de um pequeno servomotor no controlador. Confira o vídeo a seguir sobre a desmontagem de um controlador sem fio do Xbox One.

Na parte inferior de cada área de aperto de mão estão dois motores. Quando algo acontece no jogo que merece feedback, esses dois motores giram em resposta.

Os sistemas de feedback de força variam dependendo da tecnologia. O feedback de força que você encontra em um controlador de videogame varia em relação ao sistema que você encontrará em um volante de simulação. Uma das maiores diferenças no force feedback e na aplicação de força no dispositivo.

Um joystick ou roda de corrida sim pode usar uma polia de correia ou sistema de trem de engrenagem para fornecer resistência à entrada do usuário e amplificar a força do motor no dispositivo. Confira o vídeo a seguir, no qual o piloto de simulação Jimmy Broadbent faz experimentos com feedback de força, aumentando o dial até 100.

Os servomotores em seu controle Xbox ou PlayStation vibram e simulam movimento ou um golpe direto. Considerando que o sistema de feedback de força no volante sim (e encontrado em outros dispositivos) é muito mais poderoso, fornecendo feedback ativo para sua experiência no jogo e simulando a resposta, resistência e direção do volante em suas mãos .

A tecnologia avança, no entanto, e o force feedback não é diferente. O controlador PlayStation 5 DualSense apresenta resistência de gatilho adaptável, simulando vários níveis de resistência por meio de feedback de força.

Relacionado: Como o PlayStation Controller evoluiu do PS1 para o PS5

O Force Feedback e o Haptic Feedback são diferentes?

O force feedback e o feedback tátil são sistemas semelhantes que proporcionam uma experiência diferente. O force feedback tem muito a ver com fornecer uma resposta física a eventos que acontecem em um mundo virtual ou ambiente controlado que o usuário não poderia experimentar de outra forma. O feedback tátil se concentra em fornecer feedback para os sentidos, como as pequenas vibrações em seu smartphone ou feedback suave ao usar um colete de feedback tátil.

Conforme a tecnologia de feedback tátil evolui, espere implementações mais radicais da tecnologia. Ou melhor, espere que as implementações existentes se tornem muito mais baratas e acessíveis a um público mais amplo. Estou ansioso por um tempo em que todos os jogos exijam uma roupa de resposta tátil de corpo inteiro para uma imersão total no mundo virtual.


.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ