Se o seu celular Android está começando a travar, e está sendo difícil usar ele, necessariamente não significa que está na hora de trocar. Com seu sistema totalmente personalizável e simples de ajustar, é possível otimizar o desempenho do celular com alguns truques.
- Como conectar o WhatsApp Web sem usar o QR Code
- Como usar o WhatsApp Web e o app para Windows e macOS [Mega Guia]
Como otimizar o desempenho do seu celular Android
1. Faça uma limpeza
Talvez você pense que não, mas falta de armazenamento, pode travar e inutilizar um celular Android. Então se você possui muitas fotos, vídeos e aplicativos, seu celular pode ter o espaço todo ocupado.
Devido a isso, pode ocorrer lentidão, aquecimento e vários outros problemas de performance do aparelho.
Para solucionar essa situação, basta fazer uma boa limpeza no celular. A maioria dos dispositivos, possui uma aba de Armazenamento, que fica nas configurações. Ela exibe todos os dados referente ao armazenamento do seu dispositivo.
Por meio dessa ferramenta, você pode ver o que é útil e o que não é útil. Assim, será possível excluir e apagar tudo que você não considera mais importante. Se por acaso, tudo que tiver no seu Android for importante, utilize backup na nuvem e procure apagar do celular.
2. Remova o que não usa
Como já dito, o armazenamento cheio, pode acabar afetando o celular. Porém, o Android também possui a memória RAM, que quando muito ocupada, também prejudica o dispositivo. Para procurar limpar essa memória, você pode desinstalar os aplicativos menos usados.
Mesmo que você não abra com frequência esses aplicativos, eles ficam funcionando em segundo plano, e acabam consumindo do seu celular.
Alguns dispositivos, possuem ferramentas dedicadas a exibir informações da RAM ao usuário. Então procure conhecer bem do seu Android, e fazer uso dessas funcionalidades.
3. Limpe o cache
Até aqui, já falamos muito sobre limpeza, e mais uma vez não poderia ser diferente. O cache é o tipo de arquivo desnecessário, ou lixo que é gerado por absolutamente qualquer aplicativo, ou processo que é feito no seu celular.
Alguns aplicativos terceiros realizam a limpeza do cache, porém é mais fácil que você mesmo faça o processo. Para isso, basta ir nas Configurações do seu celular, e na seção de Aplicativos, abrir um por um e limpar o próprio cache.
Mesmo que pareça um trabalho extenso, ele pode ser muito útil, e vai ajudar a melhorar seu Android, seja no quesito de espaço, ou até mesmo na velocidade.
4. Sempre esteja atualizado
Nem todas as pessoas gostam de aplicar atualizações ao celular Android, porém elas podem ser muito importantes para que o dispositivo funcione bem. Então, sempre verifique nas Configurações do seu dispositivo, se alguma atualização está disponível para o sistema.
E no caso dos aplicativos, o recomendado é sempre olhar a Play Store. Quando você aplica as atualizações, permite que tudo funcione sem bugs, e até mesmo com uma melhor otimização de desempenho. Todo esse trabalho em conjunto, vai melhorar a performance do seu celular durante o uso.
5. Use o seu assistente
Celulares de diferentes marcas e modelos, possuem um assistente inteligente, focado justamente em otimizar seu celular. Um dos exemplos é o Xiaomi, que oferece diversos recursos para limpar espaço, prolongar bateria, aumentar a velocidade do dispositivo e até mesmo desinstalar aplicativos.
Já os celulares da Samsung, possuem o Bixby, que é um assistente que realiza os mesmos processos que já falamos. Porém ele possui alguns extras exclusivos da marca, entre os recursos é possível melhorar os níveis da bateria e ajustar a eficiência da memória RAM.
6. Formate
Se você quer melhorar a autonomia e o uso do seu celular, e não quer vender o Android, pode ter que fazer recursos mais complicados. Formatar seu dispositivo, e voltar ele para configurações de fábrica, pode ser uma ótima solução.
Antes de restaurar, é muito importante realizar um backup na sua conta do Google para salvar fotos, dados de login, contatos e outras opções. Para realizar essa ação, abra as configurações gerais, toque em Restaurar e selecione Restaurar padrão de fábrica.
Depois de seguir todas essas dicas, você pode observar como está o desempenho do seu Android. Se mesmo depois de todos esses processos, você tiver visto que ele não melhorou muito, talvez esteja na hora de realmente trocar seu dispositivo.
Lembrando que podem ter outros motivos para o seu dispositivo estar devagar, talvez ele já esteja velho, ou pode ser culpa de algum app específico. Então, verifique com cuidado como seu celular esta funcionando antes de tomar decisões.
Agora diga para nós, conseguiu fazer todos os processos que nós vimos? Teve dúvidas ou dificuldades em como fazer o processo? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas abaixo.