Como proteger seus gadgets Android de aplicativos maliciosos e malware

Atualizado há 4 anos
Como proteger seus gadgets Android de aplicativos maliciosos e malware 1

Outros destaques

Remoção de reflexos
Google One Lite
Enjoo em movimento e Cues de Movimento
Teal
Bluetooth trackers

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando a longa lista de calamidades em 2020, pode não ser surpresa que aplicativos maliciosos e golpes estejam aumentando. Se o Android é sua plataforma de escolha, agora é a hora de garantir que seu dispositivo esteja protegido e você não corre o risco de ter seus dados e finanças comprometidos.

Sempre recomendamos baixar aplicativos apenas da Google Play Store, pois as lojas de aplicativos de terceiros não são tão seguras. Mas, às vezes, os aplicativos maliciosos chegam até mesmo às lojas de aplicativos oficiais. Toque ou clique aqui para obter uma lista recente de 30 aplicativos que infectam dispositivos Android.

Em 2020, há mais aplicativos maliciosos disponíveis para download do que no ano passado e as transações móveis fraudulentas estão aumentando, mas o que você deve procurar e como você verifica seu dispositivo em busca de aplicativos problemáticos? Continue lendo para saber exatamente como proteger seu dispositivo e do que você está protegendo seu dispositivo!

Aplicativos Android maliciosos e golpes para celular estão aumentando

De acordo com um relatório da Upstream, havia mais de 29.000 aplicativos maliciosos para Android no primeiro trimestre de 2020, em comparação com os 14.500 aplicativos maliciosos identificados no mesmo trimestre do ano anterior. O primeiro trimestre de 2020 também viu um grande aumento de 55% nas transações móveis fraudulentas em comparação com o mesmo período de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso significa que há downloads mais perigosos do que nunca. Se você tiver o azar de instalar um desses aplicativos, seu dispositivo pode ficar lento, seus dados pessoais podem ser comprometidos e, em casos extremos, até mesmo seus cartões de crédito e informações bancárias podem ser acessados ​​sem o seu consentimento.

Muitos desses aplicativos perigosos não são apenas maliciosos nos bastidores e podem tentar enganar e / ou enganar usuários menos experientes para que gastem dinheiro desnecessariamente. Nesse sentido, crianças e membros mais velhos da família podem estar particularmente em risco e, se acontecerem de usarem seu telefone, você também pode estar em risco.

Como se proteger de software malicioso Android

No entanto, nem tudo é tristeza e tristeza quando se trata de proteger o seu dispositivo Android, porque manter-se seguro no mundo digital é fácil no Android. Conforme você passa o dia e usa seu dispositivo normalmente, basta ter em mente estas duas coisas:

  1. Fique atento a anexos e arquivos suspeitos enviados a você, especialmente se eles vierem de uma pessoa ou endereço que você não reconhece.
  2. Ao baixar aplicativos da Google Play Store, não presuma que eles são seguros porque estão na loja. Certifique-se de ler as avaliações e se você estiver preocupado com a segurança do aplicativo, não faça o download. É sempre melhor prevenir do que remediar.

Se você seguir essas práticas recomendadas e se certificar de que qualquer pessoa que usa seu Android também o faça, é provável que consiga evitar a infecção. Mas como você pode ter certeza de que seu dispositivo está seguro agora, e o que acontece quando você não consegue dizer se um arquivo ou aplicativo é seguro para download?

Um aplicativo antivírus em seu dispositivo Android é a resposta para todas essas preocupações. Felizmente, há um grande número de aplicativos antivírus disponíveis que variam em preço e oferecem diferentes tipos de proteção móvel, e os aplicativos mais populares farão o trabalho e manterão seu dispositivo seguro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer ter certeza de baixar o aplicativo antivírus certo para você? Toque ou clique aqui para ver os 5 principais aplicativos antivírus para Android.

Depois de instalar um aplicativo antivírus da Google Play Store, como o popular e gratuito Avast Antivirus, geralmente não há mais nada a fazer, já que seu novo software antivírus provavelmente fará a varredura automaticamente em seu dispositivo e o protegerá de intrusões futuras. Mas se você busca paz de espírito, verificar manualmente seu dispositivo é fácil:

  • Na Google Play Store, baixe e instale o aplicativo antivírus de sua escolha.
  • Assim que a instalação for concluída, inicie o aplicativo e inicie manualmente uma verificação você mesmo.
  • Com um software antivírus como o Avast, isso é feito automaticamente, mas o aplicativo também oferece acesso fácil para escanear seu dispositivo sempre que desejar, em busca de todos os tipos de software malicioso.
  • A verificação automática, dependendo do seu dispositivo e do aplicativo de sua escolha, só acontecerá com frequência, portanto, se você estiver preocupado com a segurança do seu dispositivo, uma verificação preventiva é sempre uma boa ideia.

O que acontece se você tomar cuidado com o que baixa e seu software antivírus detectar algo sinistro, como um vírus? Toque ou clique aqui para ver os sinais de que seu Android está infectado com vírus e o que fazer a respeito.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.