Como reorganizar sua equipe híbrida pós-pandemia

Com colaboradores trabalhando dentro e fora dos escritório, de maneira online, fazer o time trabalhar em conjunto nem sempre é fácil
Avatar de Redação
26/06/2023 às 17:53 | Atualizado há 6 meses
Como reorganizar sua equipe híbrida pós-pandemia 1

A forma como o mudo e as pessoas vivem mudou completamente nos últimos anos. Se alguém tivesse sido congelado em 2020 e acordasse agora, em 2023, ficaria surpreso com as mudanças que aconteceram. E essas mudanças não foram repentinas, apesar de rápidas. Elas já estavam batendo na nossa porta há alguns anos, mas elas se entregaram de vez com a chegada da pandemia.

Uma dessas mudanças, a de maior destaque talvez, se deu no campo do trabalho e o surgimento de ferramentas como o fluxograma online. A decretação da pandemia de COVID-19 transformou a maneira como trabalhamos. Ao experimentarmos a experiência de ficarmos presos em casos, foi necessário adiantar um processo que parecia distante, apesar de inevitável: o trabalho remoto.

Distantes por obrigação, as pessoas e as empresas descobriram novas formas de trabalhar. Rapidamente as pessoas precisam aprender a usar ferramentas digitais e se organizar via internet. Mesmo com o fim da pandemia, as empresas mantiveram o sistema híbrido de trabalho e ferramentas digitais se tornaram indispensáveis.

A melhor maneira de organizar equipes remotamente, o fluxograma de trabalho digital é uma alternativa de baixo custo e eficiente para empresas. Se você ainda não conhece o sistema e quer aprender como fazer um cronograma, esse artigo foi pensado e elaborado para você.

1. Defina Expectativas Claras

Um fluxograma de trabalho bem elaborado começa por se sedimentar em expectativas bastante claras. Principalmente em se tratando de uma forma de trabalho totalmente nova, como o trabalho híbrido. E é nesse ponto que o fluxograma entra para ajudar na definição das metas da sua equipe. Com metas claras para todos, a distância do trabalho híbrido não será um problema, pois as definições de metas serão claras e objetivas.

2. Comunique-se com Eficiência

A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer equipe, especialmente uma equipe híbrida. A distância deixa de ser um problema quando as partes da equipe aprendem a se comunicar de maneira efetiva. Como componente do seu fluxograma, aplique as ferramentas de comunicação online para manter todos na mesma página.

Poder ser comunicação escrita, oral ou até mesmo em vídeo. O importante é que as partes da sua equipe mantenham a comunicação para evitar erros e superar as dificuldades impostas pela distância física.

3. Crie um Cronograma Possível

Como reorganizar sua equipe híbrida pós-pandemia 3

Um cronograma é uma ferramenta essencial para gerenciar uma equipe híbrida. Todo e qualquer gerente de equipe sabe disso, mas o que podemos esquecer é que ele deve ser possível. Definir metas que parecem distantes e impossíveis pode tirar o ânimo e fazer sua equipe perder o foco.

Afinal, o cronograma tem por objetivo ajudar a acompanhar as tarefas, prazos e responsabilidades de cada membro da equipe. Se o seu cronograma estiver em descompasso com as capacidades da sua equipe, será mais um obstáculo do que uma forma de ajuda. Pense no alcance na hora de criar o seu cronograma.

4. Promova a Colaboração

Com a distância imposta pelo trabalho híbrido, ainda que as pessoas se encontrem algumas vezes por mês, é importante manter todos juntos. E juntos no sentido de ideias, não fisicamente. Se todos os participantes de uma prova de remo souberam a importância de remar juntos e uma única direção, as perspectivas de vitórias são excelentes.

Nesse sentido, promova um ambiente de trabalho colaborativo, incentivando a troca de ideias e a colaboração entre os membros da equipe. As ferramentas de colaboração online podem facilitar isso. Com o seu fluxograma digital, as pessoas saberão para onde remar e quando remar junto.

5. Ofereça Suporte e Recursos

A pandemia trouxe muitas mudanças positivas, mas também deixou sequelas psíquicas que podem ser difíceis de serem superadas. É importante que dentro do seu sistema de trabalho híbrido, você forneça aos membros da equipe os recursos de que precisam para ter sucesso. Suporte emocional é uma excelente maneira de estar ao lado dos seus colaboradores, assim como dar treinamentos para ajudá-los a superar as dificuldades impostas pela distante.

Organizar equipes é o grande desafio do século

Reorganizar sua equipe híbrida pós-pandemia pode ser um desafio, mas com as ferramentas e estratégias certas, você pode criar um ambiente de trabalho eficaz e produtivo, mesmo que os colaboradores fiquem distantes a maior parte do tempo. Para superar a distância física, a chave é unir ferramentas de organização que contemplem a comunicação, a colaboração e o apoio.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ