Como resumir um livro em poucas páginas em PDF com o ChatGPT

Mais uma das funcionalidades que o ChatGPT oferece, e que você pode aprender como resumir um livro
Avatar de Nalbert Gomes
17/05/2023 às 23:06 | Atualizado há 11 meses
Como resumir um livro em poucas páginas em PDF com o ChatGPT 1

Como já é de conhecimento de muitas pessoas, o ChatGPT é uma ferramenta muito útil que faz várias coisas. E nos passos desse artigo, vamos aprender como resumir um livro de duas maneiras simples e rápidas. 

Como resumir um livro no ChatGPT?

Os métodos que vamos ver abaixo são diferentes, em um deles se a obra se tratar de algo conhecido, a própria ferramenta faz o trabalho sozinho. No outro método, falamos uma sigla para a ferramenta e em alguns casos ele realiza o trabalho.

Vamos conhecer abaixo cada um dos método e entender melhor.

Tempo total: 15 minutos

  1. Encontre seu livro ou artigo
    como resumir um livro dominio publico

    Para começar o processo, é necessário que você já tenha o arquivo em PDF que deseja resumir. Para isso, basta procurar no Google “PDF: [nome do livro]”. Lembrando que se você já possui posse do livro, não há problemas em fazer isso.

    Caso não tenha, isso seria abuso de direitos autorais. Em nosso exemplo, vamos usar uma obra livre de direitos autorais, encontrado no site Domínio Público.

  2. Faça o login no ChatGPT da OpenAI
    resumir um livro no chatgpt

    Escolha o navegador de sua preferência e acesse o site do ChatGPT. Caso não seja cadastrado, crie uma conta no site.

  3. Digite o comando para resumir
    comando resumir livro

    O primeiro método que vamos tentar, é por meio de um simples comando chamado: TLDR. De maneira traduzida, o comando significa, não tenho muito tempo para ler tudo. Digite ele com o link do livro ou artigo.

  4. Aguarde o resultado

    Logo depois o resultado será exibido, ou provavelmente não. Isso por que o ChatGPT pode ser um pouco limitado, principalmente por ser gratuito. Caso esse passo não dê certo, tente a alternativa abaixo.

  5. Recorrendo a outro método
    comando resumir livro chatgpt

    Um outro processo que pode dar certo, é por simplesmente pedir: “Faça um resumo do livro [nome do livro]” Esse método funciona com a maioria dos livros, porém é importante saber que se for um artigo de faculdade ou escola, o método não funcionará.

Lembrando que é importante que você realize uma conferência, para ter certeza que o assunto está de acordo com o livro. Depois de aprender como resumir um livro com o ChatGPT, podem surgir algumas dúvidas, vamos ver a resposta de cada uma delas abaixo.

Perguntas Frequentes

Quais são os limites do ChatGPT?

Se você estiver usando o ChatGPT para aprender como resumir um livro, artigo ou pesquisa, lembre-se de que o ChatGPT não está ciente dos eventos ocorridos após 2021.

Por exemplo, suponha que você peça ao ChatGPT para falar quem ganhou as eleições no Brasil em 2022. Ele não vai dar uma resposta, visto que foi treinado somente até o ano de 2021.

chatgpt comando resumir

Caso você fale de alguma obra seja ela livro ou artigo recente, a plataforma não saberá responder da mesma maneira. E assim, não será possível aprender como resumir um livro com a ferramenta.

O ChatGPT pode resumir um PDF?

Se você conseguir abrir um PDF em seu navegador da Web, tente copiar o link e colá-lo no ChatGPT. Mas com o uso de URLs no ChatGPT, surge a possibilidade de o chatbot ter dificuldades. É melhor ler o PDF e usar o chatbot como uma ferramenta de resumo e não como um professor.

Se você estiver procurando por um chatbot de IA no qual possa confiar regularmente para fornecer um resumo preciso de um PDF, considere usar o ChatPDF.

chatpdf ferramenta

Você pode aprender como resumir um livro PDF de até 120 páginas por dia por um plano que está disponível por US$ 5 por mês (Aprox. R$ 25).

resumir chatpdf

A versão gratuita da ferramenta pode até funcionar, porém ela é muito limitada. Um exemplo é no teste acima, onde em uma obra de 4 páginas não obtivemos respostas de perguntas feitas.

O ChatGPT pode resumir um tópico de e-mail?

Depende. Se você deseja copiar e colar todos os e-mails, o ChatGPT pode resumir o conteúdo do tópico para você. Seria mais útil verificar você mesmo um segmento de e-mail e pedir ao ChatGPT para ajudá-lo a escrever uma resposta com base nos pontos principais que você conhece sobre a conversa.

Agora diga para nós, você conseguiu aprender como resumir um livro com o ChatGPT? Teve dúvidas? Diga nos comentários abaixo.

SUGESTÕES PARA VOCÊ