Realizar a verificação para saber se o nome sujo, é o que ocorre no seu caso, é um processo simples e rápido. Manter um nome sujo, impede que novas operações de crédito ocorram. Vamos ver abaixo como você pode realizar esse processo de maneiras diferentes.
- Como mostrar FPS em celulares Android: Xiaomi, Samsung e outras marcas
- Novo app para celulares promete identificar autismo com precisão em 87% usando Inteligência artificial
Como saber se estou com nome sujo?
Quem pode informar você sobre a situação de um nome sujo, são os birôs de crédito, como o próprio Serasa e Boa Vista. Eles permitem realizar consultas para entender a situação do seu nome.
Cada um deles, trabalha com um tipo de instituição, seja ele bancos, instituições financeiras ou varejos. Por isso é importante que todo consumidor, faça verificações nos birôs. Nesse tutorial, vamos usar o Serasa que exibe a verificação pelo site ou app, somente com seu CPF.
Pelo site
-
Acessando o site
Para começar o processo, acesse o site do Serasa, que permite realizar a análise e verificação do CPF e do nome sujo.
-
Fazendo login
Para conseguir realizar a consulta, você terá que ter uma conta na plataforma do Serasa. Então se você já possui uma, faça o login com CPF e senha. Caso não tenha, crie uma nova conta.
Leia também:
-
Verificando o nome sujo
Na página seguinte, desça um pouco e você verá a informação da situação do seu nome. O site vai mostrar se você está com nome sujo ou não.
Com esses passos, você terá aprendido como realizar a verificação do nome pelo site, agora vamos ver como realizar através do aplicativo.
Pelo aplicativo
- Faça o download do aplicativo do Serasa, que está disponível para Android e iOS.
- Logo em seguida, faça o login no aplicativo, utilizando a conta que você já possui, ou crie uma nova.
- Vá em Meu CPF no canto inferior direito.
- Se não possuir pendências no seu nome, o Monitoramento de CPF vai mostrar que seu nome está limpo. Caso possua, é provável que você está com nome sujo.
Depois de seguir esses passos, você terá aprendido como saber se o seu nome está sujo. Mas o que fazer se você está nessa situação?
O que acontece se eu estiver com o nome sujo?
Ao estar com o nome sujo, o CPF do consumidor fica sem acesso a crédito para comprar absolutamente qualquer coisa. É uma espécie de marcação do CPF para todo o mercado, sendo assim, você fica como que avisado para todos de sua situação.
O cliente que não paga uma conta recebe uma espécie de marcação de mau pagador, situação informada pela empresa que não recebeu o pagamento devido. Com os birôs avisados, como o Serasa por exemplo, todo o mercado fica sabendo da situação, o que dificulta o cotidiano do consumidor.
Alguns concursos públicos também impedem que inadimplentes assumam determinados cargos. A Serasa explica também que a dívida não some depois de cinco anos, e o credor fica com o valor pendente de pagamento. Assim, a recomendação é quitar o débito assim que possível.
Na prática, a negociação sempre acontece extrajudicialmente, entre cliente e credor, mas é possível que a Justiça seja acionada. Então com certeza, é importante analisar e conhecer as dividas pendentes, para que você nunca fique com o nome sujo.
Quando a empresa pode negativar o nome de um cliente?
Uma empresa ou banco, pode solicitar a inclusão dos consumidores que não cumprem com o pagamento de suas dívidas e obrigações em qualquer momento, a partir de quando a inadimplência se configura. Ou seja, a partir do momento que você não paga o que devia ser pago.
Apesar disso, a inscrição do cliente como devedor não é automática, e os credores, por terem interesse em reaver o dinheiro, tentam contatar o cliente e resolver o débito antes de qualquer atitude mais drástica.
O esquecimento em relação a uma dívida ou boleto a pagar é comum. O credor pode e deve criar um bom relacionamento com o consumidor com débito aberto para avisá-lo sobre a cobrança.
Essa estratégia ajuda a manter uma boa relação para que ele pague as dívidas e volte a comprar. Explicação essa da própria Serasa.
Agora diga para nós, você conseguiu seguir todos os passos que vimos? Teve dúvidas ou dificuldades para realizar o processo? Diga para nós nos comentários e compartilhe com outras pessoas.