Como saber se estou com nome sujo (CPF negativado)

Muitos se preocupam se estão com nome sujo, mas não sabem verificar, então vamos aprender como realizar a consulta
Avatar de Nalbert Gomes
10/10/2023 às 18:13 | Atualizado há 7 meses
nome sujo cpf

Realizar a verificação para saber se o nome sujo, é o que ocorre no seu caso, é um processo simples e rápido. Manter um nome sujo, impede que novas operações de crédito ocorram. Vamos ver abaixo como você pode realizar esse processo de maneiras diferentes.

Como saber se estou com nome sujo?

Quem pode informar você sobre a situação de um nome sujo, são os birôs de crédito, como o próprio Serasa e Boa Vista. Eles permitem realizar consultas para entender a situação do seu nome. 

Cada um deles, trabalha com um tipo de instituição, seja ele bancos, instituições financeiras ou varejos. Por isso é importante que todo consumidor, faça verificações nos birôs. Nesse tutorial, vamos usar o Serasa que exibe a verificação pelo site ou app, somente com seu CPF. 

Pelo site

  1. Acessando o site
    consultar cpf nome sujo

    Para começar o processo, acesse o site do Serasa, que permite realizar a análise e verificação do CPF e do nome sujo.

  2. Fazendo login
    consultar nome sujo

    Para conseguir realizar a consulta, você terá que ter uma conta na plataforma do Serasa. Então se você já possui uma, faça o login com CPF e senha. Caso não tenha, crie uma nova conta.

  3. Verificando o nome sujo
    nome sujo serasa

    Na página seguinte, desça um pouco e você verá a informação da situação do seu nome. O site vai mostrar se você está com nome sujo ou não.

Com esses passos, você terá aprendido como realizar a verificação do nome pelo site, agora vamos ver como realizar através do aplicativo.

Pelo aplicativo

  1. Faça o download do aplicativo do Serasa, que está disponível para Android e iOS.
    instalar serasa nome sujo
    (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  2. Logo em seguida, faça o login no aplicativo, utilizando a conta que você já possui, ou crie uma nova.
    login nome sujo
    (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  3. Vá em Meu CPF no canto inferior direito.
  4. Se não possuir pendências no seu nome, o Monitoramento de CPF vai mostrar que seu nome está limpo. Caso possua, é provável que você está com nome sujo.
    Monitoramento nome sujo
    (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Depois de seguir esses passos, você terá aprendido como saber se o seu nome está sujo. Mas o que fazer se você está nessa situação?

O que acontece se eu estiver com o nome sujo?

Ao estar com o nome sujo, o CPF do consumidor fica sem acesso a crédito para comprar absolutamente qualquer coisa. É uma espécie de marcação do CPF para todo o mercado, sendo assim, você fica como que avisado para todos de sua situação.

O cliente que não paga uma conta recebe uma espécie de marcação de mau pagador, situação informada pela empresa que não recebeu o pagamento devido. Com os birôs avisados, como o Serasa por exemplo, todo o mercado fica sabendo da situação, o que dificulta o cotidiano do consumidor.

Alguns concursos públicos também impedem que inadimplentes assumam determinados cargos. A Serasa explica também que a dívida não some depois de cinco anos, e o credor fica com o valor pendente de pagamento. Assim, a recomendação é quitar o débito assim que possível.

Na prática, a negociação sempre acontece extrajudicialmente, entre cliente e credor, mas é possível que a Justiça seja acionada. Então com certeza, é importante analisar e conhecer as dividas pendentes, para que você nunca fique com o nome sujo.

Quando a empresa pode negativar o nome de um cliente?

Uma empresa ou banco, pode solicitar a inclusão dos consumidores que não cumprem com o pagamento de suas dívidas e obrigações em qualquer momento, a partir de quando a inadimplência se configura. Ou seja, a partir do momento que você não paga o que devia ser pago.

Apesar disso, a inscrição do cliente como devedor não é automática, e os credores, por terem interesse em reaver o dinheiro, tentam contatar o cliente e resolver o débito antes de qualquer atitude mais drástica.

O esquecimento em relação a uma dívida ou boleto a pagar é comum. O credor pode e deve criar um bom relacionamento com o consumidor com débito aberto para avisá-lo sobre a cobrança.

Essa estratégia ajuda a manter uma boa relação para que ele pague as dívidas e volte a comprar. Explicação essa da própria Serasa.

Agora diga para nós, você conseguiu seguir todos os passos que vimos? Teve dúvidas ou dificuldades para realizar o processo? Diga para nós nos comentários e compartilhe com outras pessoas.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ