Como se cadastrar no app Meu INSS em poucos passos

Aprender como se cadastrar no app Meu INSS, é essencial para aqueles que possuem benefícios do governo
Avatar de Nalbert Gomes
09/09/2022 às 14:49 | Atualizado há 2 anos
Como se cadastrar no app Meu INSS em poucos passos 1

Hoje, mais de 36 milhões de brasileiros recebem algum benefício assistencial, do Instituto Nacional do Seguro Social ou INSS. Para isso foi criado um aplicativo, com o objetivo de facilitar o processo para a maioria das pessoas. Vamos ver abaixo, como se cadastrar no app Meu INSS.

Como se cadastrar no app Meu INSS

Aprenda como se cadastrar no app Meu INSS
Aprenda como se cadastrar no app Meu INSS (Imagem: Flickr)

O aplicativo Meu INSS é muito essencial, principalmente para brasileiros que desejam ter acesso às informações mais importantes dos benefícios previdenciários. Nele é possível realizar os processos abaixo:

  • Conferir o calendário completo de pagamentos do INSS.
  • Consultar o extrato dos benefícios já pagos.
  • Garantir acesso a linhas de crédito especiais.
  • E muito mais.

O aplicativo não possui limitação em sistemas operacionais. Ou seja ao aprender como se cadastrar no app Meu INSS, você pode instalar o aplicativo no Android, por meio da Play Store, ou no iOS por meio da App Store.

Para se cadastrar no INSS, os aposentados e pensionistas da Previdência Social precisam inserir informações incluídas em diversos documentos. Esses dados servem para comprovar os benefícios e autorizar o acesso dos segurados ao sistema digital. Veja o que ter em mãos:

  • Carteira de identidade: Para preencher informações como nome completo, data de nascimento e nome da mãe
  • Carteira nacional de habilitação se houver, não é obrigatório
  • Carteira de trabalho: Para quem precisa responder a questionamento sobre os contratos trabalhistas;
  • Guia de pagamento da contribuição: Não é obrigatória, mas é útil em alguns casos.

Com tudo em mãos, e com o aplicativo já instalado, está na hora de aprender oficialmente como se cadastrar no app Meu INSS, siga os passos abaixo e aprenda o processo:

  1. Acesse o aplicativo.
    Instale e abra o app
    Instale e abra o app (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  2. E clique em Entrar com gov.br.
    Vá na primeira opção
    Vá na primeira opção (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  3. Vá em Entenda a conta gov.br.
    A opção está logo abaixo
    A opção está logo abaixo (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  4. E por fim vá em Criar conta gov.br para iniciar o processo.
    Com esses passos já será possível iniciar o cadastro
    Com esses passos já será possível iniciar o cadastro (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  5. Confirme o nome da mãe, dia e mês de nascimento, insira todos os dados de sua trajetória de trabalho e habilite o cadastro por meio de mensagem no celular ou e-mail.
  6. Crie uma senha de acesso que deve ser de 8 dígitos, com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
  7. Pronto! Agora você já pode acessar o aplicativo com CPF e senha.

Com todos esses passos, você já terá aprendido como se cadastrar no app Meu INSS sem dificuldades. Além dessa facilidade do governo, outra novidade envolvendo uso de documentos foi anunciada recentemente.

Nova carteira de identidade poderá ser emitida em plástico

A partir do ano que vem, quem for fazer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai poder optar pela emissão em um cartão plástico, de policarbonato, semelhante aos cartões de crédito.

A emissão será paga, no entanto, o valor ainda não foi estabelecido. De acordo com o texto do Diário Oficial, quem optar pela CIN de plástico vai, automaticamente, abrir mão de receber o modelo em papel.

Apenas os estados do Acre, Paraná e Rio Grande do Sul já estão emitindo o documento. O Distrito Federal está incluído no projeto piloto, no entanto, ainda não começou a emissão.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que o novo modelo passaria a ser impresso em Brasília, em agosto mas, até esta sexta-feira (19), isso ainda não tinha acontecido.

De acordo com o Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), responsável pela emissão, ainda não foi estabelecida uma data para a implementação em Brasília.

As unidades da federação têm até março de 2023 para começar a emissão da nova carteira de identidade, só então, o modelo em cartão plástico deve estar disponível.

Agora que você viu algumas novidades, e aprendeu como se cadastrar no app Meu INSS, diga para nós, conseguiu seguir os passos? Gostou das novidades? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ