Ícone do site Tekimobile

Como somar no Excel

Como somar no Excel 1

Não há dúvidas que a ferramenta Excel da Microsoft pode fazer muitas coisas, incluindo a possibilidade de somar no Excel. Você pode somar muitos valores em simultâneo, apenas selecionando células, colunas, matrizes e contantes entre tantas outras opções. Neste guia, ensinaremos como você pode fazer isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Somar no Excel com a função “SOMA”

A função “SOMA” soma todos os valores selecionados previamente. Esses valores podem ser números, células, intervalos, matrizes e constantes, em qualquer combinação. A “SOMA” pode suportar até 255 argumentos individuais.

A função “SOMA” leva vários argumentos no formulário número1, número2, número3 e assim por diante até chegar no 255 no total. Os argumentos podem ser uma constante codificada, uma célular de referência ou um intervalo. Todos os números nos argumentos fornecidos são somados. A função “SOMA” ignora automaticamente células vazias e textos, o que torna a SOMA útil para a somar no Excel células que podem conter valores de texto.

Exemplos

Normalmente, a função SOMA é usada em intervalos. Por exemplo:

=SOMA(A1:A9) // soma 9 células na A1:A9
=SOMA(A1:F1) // soma 6 células na A1:F1
=SOMA(A1:A100) // soma100 células na A1:A100

Os valores em todos os argumentos são somados, de modo que as seguintes fórmulas são equivalentes:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
=SOMA(A1:A5)
=SOMA(A1,A2,A3,A4,A5)
=SOMA(A1:A3,A4:A5)

No exemplo mostrado, a fórmula em D12 é:

=SOMA(D6:D10) // returns 9.05

As referências não precisam estar próximas umas das outras. Por exemplo:

=SOMA(A1,F13,E100)

Soma com valores de texto

A função “SOMA” ignora automaticamente os valores do texto evitando possíveis erros no resultado. Isso pode ser útil em situações onde a primeira fórmula possui um esquema de cálculo diferente, ocasionando um erro.

AutoSoma para somar números

Outra maneira de agilizar o processo de somar no Excel, é por selecionar o AutoSoma. Para isso, selecione uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em “AutoSoma” na guia “Página Inicial” e pressione “Enter”. Todos os números selecionados vão somar no Excel automaticamente.

Quando você clica em “AutoSoma”, o próprio Excel insere uma fórmula da função “SOMA” para somar os números das seleções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplos de fórmulas “SOMA”

  • Pontuação de respostas em questões de múltipla escolha. Esta fórmula usa a coluna nomeada como “chave” (C4:G4) apenas por conveniência. Sem a faixa nomeada, você vai usar uma referência absoluta para que a fórmula possa ser copiada.
  • Soma 3D várias planilhas. A sintaxe para referenciar uma gama de folhas é um recurso embutido e funciona um pouco como uma referência a uma gama de células. Por exemplo Folha1:Folha3! A1 Significa: célula A1 de Folha1 a Folha3. 
  • Soma dos valores superiores a “n”. Em sua forma mais simples, “MAIOR” devolverá o valor “N° maior” em uma coluna. Por exemplo, a fórmula: =MAIOR(B4:B13, 2) devolverá o 2º maior valor na faixa B4:B13.
  • Soma através de “n” meses. Usando uma planilha de dados mensais temos os anos de 2017 e 2018. O objetivo é resumir dinamicamente os valores através de um determinado número de meses, codificados como 6 na célula G5. Isso é feito criando uma referência.
  • Coluna de busca e soma. O núcleo desta fórmula usa a função “INDICE” e “CORRESP” de forma especial para retornar uma coluna completa em vez de um único valor. Trabalhando de dentro para fora, a função “CORRESP” é usada para encontrar o número correto da coluna.
  • Some valores numéricos com critérios. Antigamente, o Excel do office 365, não possuía uma função dedicada para contar valores únicos. Esta fórmula mostra uma maneira única de contar valores únicos, desde que sejam numéricos. Se você tem valores de texto, ou uma mistura de texto.

Com informações de Exceljet

Sair da versão mobile