Como usar coolors para inspiração de paletas

Avatar de Redação
09/12/2020 às 15:05 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Teoria da cor e design com cores são assuntos enormes, tópicos muito maiores do que podem ser tratados usando um simples aplicativo da web. No entanto, uma ferramenta de paleta de cores ainda é útil para aqueles que já estão familiarizados com a teoria das cores e pode apresentar o tópico a qualquer pessoa com interesse passageiro.

Uma ilustração de paletas de cores em um laptop e monitor de desktop

Coolors coloca as paletas de cores no centro de tudo, tornando mais fácil para usuários casuais manter as paletas seguras para uso posterior, ao mesmo tempo que fornece algumas ferramentas sofisticadas para aqueles que desejam se aprofundar um pouco mais.

Primeiros passos com Coolors

Coolors abre em uma página inicial em negrito mostrando o que o serviço tem a oferecer. Você pode se inscrever no site aqui primeiro, mas não é um requisito essencial para usar o serviço.

Porém, o registro é um procedimento rápido e indolor, apesar da necessidade de se criar uma conta com um endereço de e-mail.

Ter uma conta permite essencialmente que você marque cores e paletas como favoritos, para que possa consultá-las posteriormente. Só vale a pena registrar-se para esse recurso.

O site faz bom uso de todo o espaço fornecido por uma tela de desktop, mas também funciona em telas menores de dispositivos móveis. A maior parte do uso, entretanto, ocorrerá – e deve – ocorrer em um navegador de desktop.

Explorando Paletas Existentes

Coolors trata de gerenciar paletas de cores. Nos Coolors, uma paleta de cores é simplesmente uma lista contendo entre duas e 10 cores individuais de 24 bits.

A maneira mais rápida de ter uma ideia do site é ver o que já está lá. o Explorar menu leva você a um Tendências de paletas de cores página, mostrando esquemas que estão provando ser populares.

O conceito de paletas de cores populares é talvez um pouco incomum, mas você também pode classificar o fluxo por Mais recentes ou Popular. Você pode até pesquisar quase qualquer tipo de valor de cor usando palavras-chave como “vibrante” ou “floresta”.

Relacionado: Como usar a teoria da cor para elevar seus projetos criativos

Cada paleta é exibida na forma de uma série de faixas verticais, cada faixa usando uma cor da paleta.

Quando você passa o mouse sobre uma faixa, ela se expande ligeiramente para revelar o valor RGB hexadecimal dessa cor, que pode ser copiado para a área de transferência com um simples clique. É um excelente método para encontrar uma cor apropriada ou uma paleta completa se você estiver com pressa.

Gerando novas paletas

Por padrão, o Gerar A seção fornece uma paleta de cores aleatória, com cinco cores para você começar a trabalhar. Pressionando o Barra de espaço produz uma nova seleção aleatória. Isso é ótimo se você está procurando inspiração e não tem ideia por onde começar!

Cada paleta pode ser salva ou modificada com antecedência. Você pode trabalhar com cores individuais e ajustá-las por tonalidade, se não estiverem corretas. Clique no Ver cortinas ícone e, em seguida, selecione um tom alternativo entre os apresentados.

Um ponto importante a ser observado é que as paletas são fáceis de criar inicialmente, mas na maioria das vezes são imutáveis. Modificar uma paleta solicitará que ela seja salva como uma nova cópia, a menos que você faça isso editando especificamente a paleta, em vez de abri-la no gerador.

Ao editar cores em uma paleta como esta, apenas o código hexadecimal RGB está disponível. Recomendamos usar o gerador completo, carregando a paleta que deseja alterar e salvando-a como uma nova paleta antes de excluir a antiga.

Este é talvez o aspecto mais estranho do aplicativo da web Coolors e pode levar algum tempo para se acostumar.

o Paletas salvas ícone alterna uma barra lateral que exibe todas as paletas que você salvou, além de todo o site. É uma maneira útil de acessar rapidamente qualquer paleta.

As paletas podem ter marcas atribuídas a eles para facilitar a recuperação e também podem ser agrupadas em Projetos ou Coleções (não há realmente nenhuma diferença entre os dois) para referência posterior.

O seletor de imagens extrai cores de uma imagem e gera uma série de paletas possíveis com base nelas. Você pode arrastar o controle deslizante para visualizar várias paletas ou adicionar slots de cores extras.

A localização de cada cor é destacada na imagem e as localizações podem ser arrastadas para escolher uma cor diferente. Quando terminar, você pode salvar a paleta em sua biblioteca ou exportá-la como um arquivo.

Encontrar informações básicas com o seletor de cores

O seletor de cores se concentra menos em widgets sofisticados – embora haja vários em oferta – e mais nos detalhes intrincados de uma cor específica. Por padrão, a página seleciona uma cor aleatória, mas isso pode ser ajustado digitando um valor RGB hexadecimal direto ou selecionando em um intervalo de seletores de cores.

Com uma cor selecionada, você verá todas as suas várias representações, de RGB a XYZ. As variações exibirão cores alternativas semelhantes ajustadas por tonalidade, matiz ou temperatura, entre outros.

Relacionado: Os melhores aplicativos de seleção de cores para Mac

Esta seção fica ainda mais abrangente, lidando com diferentes harmonias de cores (por exemplo, complementares), um simulador de daltonismo e um verificador de contraste para ver como a cor funciona como texto em um fundo branco ou preto.

Exportando uma Paleta

Esteja você visualizando uma paleta existente ou criando a sua própria, você terá a opção de exportá-la em uma variedade de formatos, incluindo:

  • CSS para copiar e colar em sua folha de estilo

  • Um arquivo de imagem, incluindo SVG

  • Um PDF para mostrar a paleta

Se você já rabiscou um código de seis caracteres em um post-it ou enviou uma mensagem para alguém com um terceto RGB, você reconhecerá como isso pode economizar tempo, principalmente quando usado em uma equipe mais ampla.

Quando você exporta sua paleta como PDF, o Coolors oferece muitas opções de personalização, algumas das quais incluem rótulos para usar para cada cor na paleta e conjuntos de exemplos para incluir de vários espaços de cores.

Não é tão sofisticado quanto um estúdio de design completo pode produzir, mas é perfeitamente adequado para inclusão em um documento de design.

Gerenciando Paletas com Coolors

Coolors é um site surpreendentemente completo, com muito a oferecer ao colorista casual e ao designer dedicado.

O site é um aplicativo da web moderno com tantas opções de exploração de cores quanto você possa imaginar. Embora os detalhes possam ser assustadores, o site é acessível o suficiente para que não especialistas também possam se beneficiar.


.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ