Recentemente o Google lançou oficialmente o Google Bard, sua inteligência artificial que veio para competir, ou tentar, com o ChatGPT da OpenAI. O problema é que atualmente não funciona em qualquer país, e o Brasil não está na lista.
Enquanto eles não liberaram o uso a nós, nesse artigo iremos ensinar como acessar o Google Bard no Brasil usando um smartphone com Android, um iPhone ou mesmo no PC. O segredo é simples, usando uma VPN. Não é atoa que a procura por “Bard VPN” deu uma disparada nos últimos dias.
Índice
Como usar o Google Bard no Brasil no celular Android e iPhone com VPN
Como dissemos, o segredo é usar uma VPN e simular que você está em algum lugar onde o Bard está disponível.
Para ser de graça, escolhemos um app de VPN que já indicamos para acessar a Gobloplay em lugares bloqueados, Netflix americana e etc. Estou falando do VPN.lat. Ele é gratuito na Google Play Store e tem uma boa velocidade. Só não garantimos a segurança, afinal é gratuito.
- Golpes por telefone: como a ‘vovó de IA’ engana os bandidos
- Modo de voz avançado do ChatGPT agora disponível para PCs e Macs
- Perplexity Lança App Nativo para macOS com Busca AI
Tempo total: 5 minutos
-
Instale o aplicativo VPN.lat
A primeira coisa a fazer é instalar o aplicativo VPN.Lat disponível na Google Play Store e também disponível para iOS.
-
Escolha um servidor de um país onde o Bard funciona
Depois de instalar o VPN.Lat, você precisa se conectar a um servidor onde o Bard funciona. Levando em conta que em muitos países a VPN será bem lenta, a escolha certeira é escolher um servidor nos EUA, conforme a imagem abaixo.
-
Conecte ao servidor
Depois de escolher um servidor (acostume-se com as propagandas do app), basta clicar nele, fechar as propagandas e clicar no botão verde “Connect”. Irá aparecer uma notificação fixa na sua barra de notificações com uma bandeira dos EUA (ou do país que você se conectar).
-
Abra o Google Bard no navegador
Agora abra o navegador de internet do seu celular e acesse o endereço bard.google.com. Feito isso, faça login com sua conta do Google (caso não esteja conectado) e confirme tudo o que pedir na tela.
Lembrando que o Google Bard, por enquanto, só entende inglês; japonês e coreano, tanto nas perguntas como em suas respostas.
Dica extra
Como as respostas do Google Bard são sempre inglês, você provavelmente irá querer a resposta em português. Embora ele ainda não consiga, há uma alternativa se você usa o Android. Ao invés de copiar tudo e ir lá no Google Tradutor, o Android tem a funcionalidade “toque para traduzir” onde é possível traduzir qualquer texto sem precisar sair do aplicativo.
Temos um artigo que explica exatamente como ativar a funcionalidade, embora smartphones mais novos já vem nativamente com ela ativada.
Nossa opinião
Achamos as respostas do Bard boas, mas ainda não está no nível do ChatGPT. Um ponto positivo é que ele sempre dá as respostas na hora, sem aquele incomodo do ChatGPT que fica cortando as respostas, dai você precisa pedir para ele continuar de onde parou mas nunca faz isso.
Quanto a questão do idioma, nada que o Google Tradutor não resolva, mas para quem não sabe escrever em inglês, realmente ele não vai servir para muita coisa.
Além disso, ele ainda carece de alguns detalhes como formatar um artigo, mudar tom da resposta, bem como é limitado no entendimento dos prompts. Mas vamos lá, é o Google, logo isso irá mudar.
Algumas perguntas relacionadas ao Google Bart
Como acessar o Bard do Google?
Para acessar o Google Bard basta acessar bard.google.com, porém não funciona no Brasil. Para acessar por aqui, você precisará usar uma VPN, como ensinamos nesse artigo.
Quando o Bard estará disponível no Brasil?
O Google Bard está sendo disponibilizado em vários países em ritmo acelerado. Porém, ainda não há uma data especifica para ficar disponível no Brasil. Porém, é possível acessar via VPN, como ensinamos acima.