Como usar o cartão Micro SD como memória interna

Veja o passo a paso de como usar seu cartão micro SD como memória interna em quase todos smartphones, menos os da Samsung.
Atualizado há 5 anos
Como usar o cartão Micro SD como memória interna 1

Outros destaques

chamadas de spam
Escolha de Ferramentas
demanda de VPN
A palavra-chave principal identificada no artigo "Como apagar todos os e-mails do Gmail de uma vez?" é "excluir e-mails".
Armazenamento em Nuvem

Se o seu dispositivo Android não tiver memória interna suficiente para armazenar todos os aplicativos necessários, você poderá usar o cartão SD como armazenamento interno para ele. Um recurso chamado Adoptable Storage permite que o sistema operacional Android formate uma mídia de armazenamento externa (um micro SD no caso) como armazenamento interno permanente. Como consequência, os dados no cartão SD são criptografados e não podem ser montados em outro dispositivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No nosso uso normal, os cartões micro SD são uma opção muito útil para armazenar fotos, músicas e vídeos. Mesmo se você tiver uma quantidade considerável de armazenamento interno no telefone Android, o cartão será útil para salvar arquivos gigantes, como os de vídeos gerados atualmente pelas potentes câmeras de smartphones. Porém, não é possível instalar aplicativos neles e, em tempos que jogos passam de 2 GB de dados, isso seria bem útil. Mas há uma solução.

Por padrão, o Android ainda instala os aplicativos na memória interna e despeja os dados no cartão SD. Portanto, você não poderá instalar outros aplicativos se o smartphone estiver com pouca memória.

O que é o Adoptable Storage?

Como acabei de mencionar, há um recurso no Android chamado Adoptable Storage (armazenamento adotável). Ele permite que um cartão microSD removível instalado em um telefone Android seja usado como armazenamento interno. Dessa forma, você pode acabar com o problema de falta de memória no seu celular.

O Google introduziu o Adoptable Storage com o lançamento do Android 6.0 Marshmallow. Os métodos para executar a mesma tarefa existiam anteriormente. No entanto, eles nunca foram fáceis de implementar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Ao adotar um armazenamento, seja um cartão SD ou uma unidade USB, o Android formata e altera o formato FAT32 ou exFAT para ext4 ou f2fs. Usar o cartão micro SD como armazenamento interno pode parecer bom, mas tudo tem um preço. Aqui estão alguns prós e contras:

Cartões SD estão lentos

Essa é a dolorosa realidade desses pequenos chips de memória. Embora eles possam armazenar toneladas de dados, eles são mais lentos que o armazenamento interno e têm um número limitado de ciclos de leitura e gravação. Usar o cartão micro SD como armazenamento permanente exige operações de leitura / gravação mais frequentes e prejudicaria seu desempenho ao longo do tempo. Mas existes cartões muito rápidos (caros) e outros muito lentos (baratos), saber escolher é essencial. Temos um artigo com dicas que ensinam como faze essa escolha.

Logo que você faz o procedimento, o próprio Android dá um aviso dizendo que o desempenho do seu cartão SD não será tão satisfatório ao comparar com a memória interna. Dependendo do cartão, ele nem sequer aceita o seu uso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu Android adotará literalmente o armazenamento

Com o Adoptable Storage, o Android criptografa o cartão SD externo que está sendo usado como armazenamento interno e, portanto, fica vinculado a um dispositivo Android específico. A chave usada para criptografar os dados no cartão SD é armazenada na memória interna do dispositivo Android. Portanto, não é possível montar o armazenamento adotado em outro dispositivo devido à sua natureza criptografada.

No entanto, você pode remover o armazenamento do seu dispositivo e colocá-lo novamente. O dispositivo lembrará dos detalhes sobre os aplicativos instalados no cartão SD adotado para reverter as configurações com o armazenamento adotado. Dessa forma, você também pode usar outro cartão SD.

Certifique-se sempre de não remover o cartão SD adotado sem seguir o procedimento de desmontagem; caso contrário, a mídia de armazenamento poderá ficar corrompida.

Você não pode instalar todos os aplicativos

Praticamente, o Android permite instalar quase todos os aplicativos no Adoptable Storage. Mas também requer o consentimento do desenvolvedor do aplicativo. Ele tem a liberdade de ativar ou desativar o suporte ao recurso no aplicativo adicionando atributos relevantes no código.

Como usar o cartão SD como armazenamento interno no Android?

Configurar o cartão SD para se comportar como o armazenamento interno no Android é um processo simples. Observe que seu cartão SD será formatado durante o processo, lembre-se de fazer backup de seus dados.

Pode ser possível que o recurso Adoptable Storage não esteja presente no seu dispositivo, mesmo que esteja executando o Android 6.0 e superior. O fabricante do dispositivo pode ter desativado o recurso. No entanto, existem métodos de linha de comando que permitem forçar um dispositivo a adotar uma mídia de armazenamento.

Aqui estão as etapas para adotar seu cartão micro SD:

  1. Coloque o cartão micro SD no seu smartphone Android e aguarde até que seja detectado.
  2. Agora, abra Configurações.
  3. Role para baixo e vá para a seção Armazenamento.
  4. Toque no nome do seu cartão SD.
  5. Toque nos três pontos verticais no canto superior direito da tela.
  6. Toque em Configurações de armazenamento.
  7. Escolha o formato como opção interna.Como usar o cartão Micro SD como memória interna 2
  8. Toque em Apagar e formatar.
  9. Você será notificado se o Android achar que seu cartão SD está lento. Toque em OK para continuar.
  10. Você pode iniciar o processo de migração de dados agora ou em um estágio posterior.
  11. Toque em Concluído para finalizar o processo de adoção do armazenamento para o seu cartão micro SD.

Como tornar o cartão micro SD um cartão normal novamente?

Se desejar, você pode reverter as alterações feitas pelo recurso Adoptable Storage do Android. Siga os passos mencionados abaixo:

Siga o método mencionado acima até a Etapa 4.

  1. Toque no seu cartão SD.
  2. Toque nos três pontos no canto superior direito da tela.
  3. Toque em Formatar como portátil.
  4. Toque em Formatar. O processo levará alguns minutos para ser concluído.

Agora, você pode usar o cartão SD como armazenamento portátil e montá-lo em qualquer outro dispositivo Android.

Não funciona em smartphones da Samsung

Como eu disse anteriormente, os fabricantes de dispositivos têm controle sobre o recurso. A Samsung há muito tempo desabilita o armazenamento adotável em seus dispositivos Android. Ainda assim, coloquei um cartão SD no meu Galaxy S10 + para ver se alguma coisa mudou na nova interface do usuário e continua bloqueado.

Além disso, a Samsung configurou uma página da web inteira na qual confirma que seus smartphones Galaxy não suportam Adoptable Storage, pois isso “reduzirá o desempenho geral” do dispositivo.

Ainda funciona em 2020?

O recurso de armazenamento adaptável foi lançado com o Android Marshmallow e geralmente é destinado a dispositivos Android com pouco espaço interno. Agora, estamos em 2020 e o armazenamento interno não é um problema atualmente. Ainda assim, testei o recurso de armazenamento adotável no Android 9 e no Android 10 mais recente em aparelhos da Motorola e funcionou normalmente.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.