O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca gratuita que oferece acesso a uma ampla variedade de literatura acadêmica, incluindo artigos, teses e livros. Ele permite que usuários pesquisem por fontes confiáveis de todas as áreas do conhecimento, organize bibliografias e acompanhe novos estudos, tornando-se essencial para estudantes e pesquisadores.
Resumo preguiçoso
- O Google Acadêmico é um banco de dados pesquisável de literatura acadêmica.
- Ele conecta os usuários a estudos e artigos de periódicos, mas nem sempre significa que você tem acesso livre e completo a esses artigos. Você pode precisar de uma assinatura para ler as versões completas.
- O Google Acadêmico pode ser uma ferramenta de pesquisa valiosa, especialmente para aqueles que buscam o ensino superior.
Índice
O que é o Google Acadêmico?
Criado em 2004, o Google Acadêmico (Google Scholar em inglês) é um enorme banco de dados de literatura acadêmica que permite aos usuários acessar informações, cruzar a referência com outras fontes e acompanhar novas pesquisas à medida que ela sai.
Usando o Academico Google, você pode acessar esses tipos de fontes:
- Revistas
- Documentos de conferências
- Livros acadêmicos
- Pré-impressões
- Teses e dissertações
- Resumos
- Relatórios técnicos
- Outras literaturas acadêmicas de “todas as amplas áreas da pesquisa”
Basicamente falando, se trata do Google mas focado na busca de literatura mais técnica e científica. Se existe algo ciêntifico na internet sobre sua pesquisa, acredite, ele vai achar.
A página inicial do Google Acadêmico é muito semelhante à página inicial do Google. Ou seja, basta você entrar e depois buscar o que deseja. Os resultados são baseados na relevância de cada publicação.
Mas o que torna um artigo relevante e confiável no Google Acadêmico? O sistema leva em conta aspectos como a importância do autor, as publicações que possuem maior destaque; e como esse artigo é citado por outras pesquisas, mostrando que a mesma é relevante para outros pesquisadores e autores.
Aqui está mais sobre a poderosa ferramenta de pesquisa.
Quem e como usar o Google Academico
Qualquer um pode acessar o banco de dados de pesquisa. E enquanto é construído com estudantes universitários ou de pós-graduação e outros acadêmicos em mente – pode ajudar aqueles que escrevem artigos acadêmicos a criar bibliografias mais facilmente – qualquer pessoa pode colher seus benefícios.
Aqui estão apenas alguns exemplos do que você pode fazer através do Google Acadêmico:
- Você pode criar uma biblioteca de pesquisa em torno de um tema de interesse, como o aquecimento global, e criar alertas para isso para que você esteja sempre atualizado sobre as últimas pesquisas.
- Você pode obter conhecimento mais profundo em torno de um tema complicado, como estudos no campo da astronomia que você está interessado.
- Você pode pesquisar jurisprudência para construir uma compreensão mais profunda da política americana e da Suprema Corte.
Como pesquisar no Google Acadêmico?
Se você se pergunta como faço para pesquisar artigos científicos? O Google Academico – também chamado de Google Cientifico – é uma das melhores ferramentas disponíveis no mundo para isso.
O Google Acadêmico é gratuito para usar como ferramenta de pesquisa. No entanto, uma vez que ele puxa informações de muitos outros bancos de dados, é possível que as informações que você puxa para cima exigirão um login (ou até mesmo pagamento) para acessar as informações completas.
Ainda assim, os resumos de papel – essencialmente introduções e resumos de um artigo ou estudo – são tipicamente gratuitos e fornecem uma visão geral do que está contido dentro.
Além disso, há o recurso Minha biblioteca que você pode salvar as pesquisas que fez (favoritas) e o que você já publicou. Além disso, na aba Minhas citações você consegue rastrear quem anda citando o que você escreve em outras publicações.
Melhores práticas e dicas de pesquisa do Google Acadêmico
O Google Acadêmico retira de uma infinidade de pesquisas, por isso é melhor restringir sua pesquisa para obter as informações mais relevantes. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Classifique suas pesquisas por data (ou especifique uma data de início) para encontrar os dados mais recentes e relevantes.
- Fique atento às palavras-chave “todas as versões”, “artigos relacionados” e “citados por” para procurar versões gratuitas de artigos; você deve procurar PDFs e postagens por bibliotecas.
- Olhe através da seção de referências de um artigo para obter uma compreensão mais profunda de um tópico.
O Google Acadêmico inclui uma série de filtros que você pode usar para reduzir seus resultados. Devon Delfino/Business Insider
O Google Acadêmico fornece um excelente caminho para pesquisas acadêmicas e, embora tenha suas desvantagens, é uma ferramenta que pode ser usada para ajudar a esclarecer, explorar e informar os usuários sobre uma grande variedade de tópicos.
A chave é saber o que você quer e dar um pouco de tempo para aprimorar suas habilidades de pesquisa.
Como entrar no Google Acadêmico
É muito fácil entrar no Google Acadêmico, pois o acesso é bem simples. Clique ou toque no endereço https://scholar.google.com.br/. Embora as buscas sejam gratuitas, algumas funções só podem ser acessadadas se você se logar com uma conta do Google (conta do Gmail).
Depois de entrar, basta digitar o que deseja e fazer sua busca. Caso queira publicar no Google Acadêmico, faça o que explicaremos abaixo.
Como publicar um artigo no google academico
Crie seu perfil do Google Acadêmico
Primeiro, você deve criar um perfil do Google Acadêmico. Vá para scholar.google.com e no topo, escolha ‘Minhas citações’ (). Se você ainda não estava logado em sua conta do Google, você terá que fazê-lo agora.
A partir desta página, você pode criar sua página de perfil do Google Acadêmico. Inclua o máximo de informações possível, como uma foto de perfil, seu site, afiliação e áreas de interesse. Eu também recomendo que você torne seu perfil público.
Uma vez que seu perfil parece bom, podemos passar a adicionar seus escritos acadêmicos. A partir de agora, você tem duas opções::
- Você tem apenas um ou alguns documentos que deseja enviar, vá para a opção 1
- Você tem muitos artigos que você quer adicionar e está planejando escrever ainda mais no futuro, vá para a opção 2
Opção 1 – Adicionando um por um
Se você quiser incluir apenas um documento (digamos, sua tese de mestrado), você pode fazê-lo manualmente. Aqui estão os passos::
- Vá para esta página para começar a adicionar um documento manualmente.
- Escolha o tipo de documento (revista, conferência, capítulo, livro, tese, patente, caso judicial ou outro).
- Preencha todos os detalhes sobre seu artigo (título, autor(s), data de publicação(s), volume, editora, instituição).
Clique em salvar e se você preencheu tudo corretamente, você verá a mensagem ‘Adicionar artigo ao seu perfil’. Parabéns!
Opção 2 – Envie um site com todo o seu trabalho
Caso você tenha uma carreira acadêmica e tenha uma lista de trabalhos no seu site (acadêmico ou pessoal), a opção 2 é mais adequada para você.
O Google tem diretrizes para ajudá-lo a indexar seu site que contém seu trabalho acadêmico. Aqui estão os passos que você deve seguir para incluir com sucesso todo o seu trabalho de uma só vez:
- Acesse esta página e escolha o tipo de site que você está enviando. No meu caso, eu escolho ‘Publicações pessoais’.
- Leia e verifique as caixas de seleção que se aplicam a você, como ‘Meu pedido de inclusão é para minhas publicações pessoais’.
- Preencha os detalhes solicitados, pelo qual a página da web com artigos acadêmicos deve ser preenchida pela ‘Lista de publicações página’.
- Por fim, você é solicitado a incluir um ou mais exemplos de artigo. Então, cole o link direto para on ou mais de seus PDFs lá.
Siga seu próprio perfil
Aqui vai uma ótima dica: siga seu próprio perfil do Google Acadêmico!
Vá para o seu próprio perfil e, no canto superior direito, escolha ‘seguir’. Digite seu e-mail e crie o alerta. Se o Google adicionar um novo artigo ao seu perfil ou uma nova citação, você receberá um alerta de e-mail.
Esta é uma excelente maneira de receber um aviso se outro pesquisador ou aluno citou seu trabalho em seus escritos acadêmicos. Talvez você possa até chegar até o autor e falar sobre sua pesquisa; uma ótima maneira de expandir sua rede.