Como usar o Google Lens e para que serve o aplicativo?

Lançado em 2017, até hoje tem muita gente que nem sabe para que serve o Google Lens, é o seu caso? Seus problemas acabaram!
Avatar de Nalbert Gomes
11/01/2022 às 18:36 | Atualizado há 2 anos
Como usar o Google Lens e para que serve o aplicativo? 1

O Google Lens é uma das demonstrações do avanço da tecnologia na Inteligência artificial, e o melhor de tudo é que ele está disponível para todos os celulares. Conheçam e saibam como o usar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como usar o Google Lens?

O Google Lens já vem integrado nos sistemas operacionais Android, já no iOS você pode encontrar ele através do aplicativo Google Fotos. Porém, se você não encontrar o aplicativo no seu celular é possível instalar ele pela loja de aplicativos somente no Android.

Dentro do sistema Android, o Google Lens funciona em conjunto com o Google Assistente. Ao abrir o aplicativo ou a câmera do dispositivo, toque no ícone da funcionalidade que fica localizado no canto inferior direito para ativá-lo. Se você quiser, clique aqui para instalar o aplicativo no seu celular.

Depois aponte a câmera do seu celular para o item que você deseja que seja analisado. Assim que apontar você poderá escolher o tipo de interação, que pode envolver pesquisa, seleção, tradução, compras e muito mais.

No iOS, o usuário terá que abrir o aplicativo do Google Fotos e deverá selecionar uma imagem. Logo depois disso toque no ícone do Google Lens para usar a funcionalidade.

Conseguimos entender como usar o Google Lens em plataformas diferentes, mas sobre o que se trata essa ferramenta? Vamos ver mais sobre isso abaixo.

O que é o Google Lens?

Veja várias informações na tela
Veja várias informações na tela (Imagem: Google)

O Google Lens é um aplicativo que deixa sua câmera super inteligente, sendo capaz de interpretar novas informações, e assim otimiza a forma que as pessoas podem lidar com os dados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

O software possui várias funcionalidades que vamos ver um pouco mais a frente. Com ele você consegue ler um simples QR Code, e realizar pesquisas somente tirando a foto de uma planta ou de um animal.

Usando o aplicativo você ganha bastante tempo, e o próprio software faz todo o trabalho para você. Mas, o que está por trás de toda essa tecnologia? Vamos ver mais sobre isso abaixo.

Como o Google Lens funciona?

O Google Lens é uma IA integrado com sua câmera
O Google Lens é uma IA integrado com sua câmera (Imagem: Google)

Como já dito, o Google Lens é uma ferramenta que usa inteligência artificial e machine learning e assim oferece várias ferramentas para o usuário conhecer. O aplicativo analisa as semelhanças entre imagens dentro de um banco de dados para definir informações.

Assim, o software realiza pesquisas de modo instantâneo e mostra as informações completas relacionadas a imagem, por meio dessa tecnologia o usuário não precisa fazer uma pesquisa pelo Google.

Mesmo que seja passível de erros, o Google Lens possui um excelente histórico de precisão, e assim identifica corretamente objetos, itens, plantas, animais e muito mais.

Utilidades do Google Lens

Procuramos explicar a ferramenta de todos os modos, mas ainda pode ser difícil entender, a melhor maneira de mostrar seu funcionamento é nas utilidades. Vamos ver abaixo algumas coisas que você pode fazer com o Google Lens.

Digitalização e traduções automáticas

O Google Lens consegue copiar todas as informações de um texto em uma imagem e envia elas para o computador. O aplicativo também permite traduzir qualquer conteúdo não importa em que língua ela esteja.

Interações com imagens

Google Lens
O aplicativo pode ser muito útil no dia a dia (Imagem: Google)

Ao encontrar informações em uma foto, o aplicativo oferece um amplo leque de variedades, você pode ligar para o número, acessar o site, ou enviar uma mensagem para um email. Dependendo de qual seja sua escolha, o aplicativo vai redirecionar você.

Encontrar um termo para pesquisas

Algo muito útil que o Google Lens oferece, é a possibilidade de buscar palavras dentro de um documento físico ou de uma imagem. Para isso basta escolher pesquisar e digitar o que você deseja.

Obter informações sobre locais próximos

O aplicativo também permite buscar lojas ou locais próximos com base em uma foto. Ele também indica pontos turísticos e pode relevar fatos curiosos e horário de funcionamento de determinados locais.

Ajuda nas tarefas escolares

O Google Lens também realiza buscas e traz respostas para questões de matemática, química, física, biologia, história e outras matérias. Com certeza pode ser de grande ajuda para algumas lições de casa bem difíceis.

Encontrar produtos na internet

O aplicativo é ligado a comércios online e permitem encontrar diversos produtos e até fazer a compra. Também é possível apontar para cardápios e ver os melhores pratos.

Esses são somente algumas das utilidades do Google Lens, agora diga para nós, você costuma usar esse aplicativo? Já conhecia ele? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

SUGESTÕES PARA VOCÊ