Como usar o Nearby Share em qualquer Android (compartilhamento de proximidade)

Veja o passo a passo para ativar o recurso de compartilhamento por proximidade que o Google lançou, o Nearby Share.
Atualizado há 4 anos
nearby share

Outros destaques

chamadas de spam
Escolha de Ferramentas
demanda de VPN
A palavra-chave principal identificada no artigo "Como apagar todos os e-mails do Gmail de uma vez?" é "excluir e-mails".
Armazenamento em Nuvem

O Google anunciou essa semana o Nearby Share, uma espécie de Air Drop da Apple só que para Android. Com ele o usuário consegue compartilhar arquivos mais rapidamente e de maneira segura com dispositivos próximos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google diz que o recurso atualmente só tem suporte para a linha Pixel e alguns smartphones da Samsung e que ambos estejam rodando o Android 10. Mas com o método que mostraremos abaixo, testamos em diversos outros dispostivos de outras marcas e o mesmo funcionou, sem qualquer erro. Para o tutorial abaixo, usamos um Galaxy S10e com o Android 10 e um Xiaomi Mi Note 10 com Android 9. Também testamos com o Redmi Note 5, LG K61 e com o Philco Hit Max. Por outro lado, não funcionou em vários modelos da Motorola que testamos, rodando Android 9 ou Android 10.

1 – Instale o Play Services beta 

Para que o recurso apareça no seu smartphone, é possível que você precise instalar o Google Play Services versão beta. Mas o Google confirmou anteriormente que existe um “componente de servidor” obrigatório para que o recurso funcione. Assim, não sabemos em quais modelos de smartphones o método funcionará. Esteja ciente que mesmo que você instale a versão beta, talvez o recurso não apareça

A maneira mais simples de obter a versão beta do Play Services é entrar no programa de testes na Play Store, minutos depois ele será automaticamente instalado no seu celular. Note que o Play Services é parte integrante do Android, e a versão beta pode e terá bugs. Para voltar a versão anterior, basta desinstalar e instalar a versão pública na Play Store.

Não irá aparece nenhuma notificação de instalação, você terá que confirmar manualmente. Para isso, abra a Play Store, clique no ícone de menu e depois na aba Meus apps e jogos. Agora vá até a aba Beta e verifique se o app estará lá. Caso não apareça, uma alternativa é instalar a versão mais recente manualmente baixando do APK Mirror. Reinicie o celular após a instalação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como configurar o Nearby Share

O Nearby Share deve aparecer em Configurações > Google > Conexões de dispositivos > Compartilhar por proximidade. Caso apareça, basta clicar em Ativar. Em alguns aparelhos não irá aparecer essa opção, daí há uma segunda opção.

Como usar o Nearby Share em qualquer Android (compartilhamento de proximidade) 1

A maneira mais fácil que encontramos para configurar o recurso foi simplesmente ao compartilhar um arquivo qualquer. Depois de selecionar o arquivo – uma foto por exemplo – clique em compartilhar e deverá aparecer dentre várias opções a Compartilhar por proximidade (um ícone azul em forma de corrente). Clique nele e depois em Ativar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Obs: alguns aparelhos demoraram cerca de 20 ou mais minutos para o recurso aparecer.

Como usar o Nearby Share

Vale lembrar que antes de compartilhar, é necessário ativar o Bluetooth e o Wi-Fi de ambos os smartphone, porque o Nearby Share irá escolher o melhor método – ou os dois dependendo da situação.

  1. Depois de ativá-lo e tentar compartilhar o conteúdo, o Nearby Share começa a procurar outros dispositivos próximos que também tenham a opção ativada. Como usar o Nearby Share em qualquer Android (compartilhamento de proximidade) 2
  2. Os smartphones que atendem aos critérios de visibilidade receberão uma notificação quando alguém próximo estiver compartilhando conteúdo. Os destinatários precisam tocar nessa notificação para que o processo prossiga. 
  3. Depos de aceitar, basta esperar terminar a transferência.
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.