Como usar o Nearby Share no Android para enviar fotos e muito mais

Compartilhe arquivos com quem está próximo de você usando seu Android, recurso lembra o AirDrop da Apple mas só funciona com Android.
Avatar de Redação
16/11/2020 às 13:05 | Atualizado há 4 anos
Como usar o Nearby Share: Habilitando o Nearby Share

Se você já olhou com inveja para o iPhone dos seus amigos, compartilhando arquivos entre seus dispositivos sem esforço graças ao recurso AirDrop da Apple, você ficará feliz em saber que o Google agora trouxe algo muito semelhante ao Android, o recurso se chama Nearby Share.

Este recurso simples significa que você pode trocar fotos, documentos e outros dados de forma rápida e fácil com usuários do Android. Mostramos como configurar e usar o Nearby Share.

Meu Android tem suporte ao Nearby Share?

O Google anunciou que dispositivos com Android 6.0 ou superior receberão o novo recurso. Ele está sendo lançado em todo o mundo e é provável que você já o tenha em seu telefone.

Caso contrário, você pode tentar atualizar seus aplicativos, especialmente o Google Play Services no qual o recurso Nearby Share está contido, para ver se isso faz com que ele apareça. Caso contrário, você deve vê-lo chegar muito em breve.

Se você não tiver certeza de como fazer isso, dê uma olhada em nosso guia sobre como atualizar aplicativos Android.

Como configurar o Nearby Share

Para colocar o novo recurso em funcionamento, há algumas etapas simples que você precisa seguir.

  1. Abrir Definições
  2. Selecione Google
  3. Toque Conexões de dispositivo
  4. Toque Compartilhar próximo

Isso abrirá uma página com a opção de Ligar Compartilhamento próximo. Toque nele e você poderá ajustar as várias configurações do recurso. A primeira que você precisa alterar é a conta usada para compartilhamento. Toque no Nenhuma conta encontrada seção e vincule sua conta do Google. Você também pode alterar o nome do seu dispositivo conforme é visto por outras pessoas, selecionando o Nome do dispositivo seção.

Provavelmente, a opção mais importante é Visibilidade do dispositivo pois isso determina quem pode enviar arquivos para você. O padrão é Escondido (onde ninguém pode ver seu dispositivo), mas você altera isso para Alguns contatos (onde você seleciona quem pode compartilhar arquivos com você) ou Todos os contatos (todos em seus contatos que têm o Compartilhamento por perto ativado), dependendo de qual é sua preferência.

Como usar o Nearby Share: alterando as configurações

Como usar o Nearby Share

Com tudo no lugar, você está pronto para começar. Lembre-se de que todas as pessoas com quem você estiver compartilhando também precisarão ter o Compartilhamento próximo ativado para poder enviar ou receber arquivos.

Para compartilhar, basta encontrar o arquivo que deseja enviar e tocar no Compartilhar botão. Na lista de aplicativos que aparecem no menu de compartilhamento, você deve ver agora Compartilhar próximo como opção. Toque aqui e o seu dispositivo irá procurar outras pessoas nas proximidades que tenham a configuração de partilha nas proximidades.

Quando encontrar um, selecione-o e o destinatário receberá uma notificação de que você deseja compartilhar um arquivo com ele. Se eles concordarem, o arquivo será transferido imediatamente.

Como usar o Nearby Share: Compartilhando Arquivos

Claro, você não precisa usar o Nearby Share para transferir arquivos. Google Drive, OneDrive e outros fornecem essa capacidade de compartilhar, mesmo se o destinatário estiver do outro lado do mundo.

Veja nosso resumo dos melhores serviços de armazenamento em nuvem para ver quais são dignos de sua atenção.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ