Como usar um gerador de texto alternativo gratuito de IA

Avatar de Redação
19/02/2024 às 16:27 | Atualizado há 2 meses
Como usar um gerador de texto alternativo gratuito de IA 1

Talvez você já tenha ouvido falar de ferramentas da web baseadas em IA, como o Bing AI Image Creator ou o criador de currículo do ChatGPT. Assim como as opções de criação de imagens com IA, há uma variedade de geradores de texto alternativos que podem produzir uma descrição de imagem em um curto espaço de tempo. O que são esses criadores de texto alternativo e por que os usaríamos?

O que é um gerador de texto alternativo de IA?

Um gerador de texto alternativo de IA é uma ferramenta online para escrever descrições úteis de imagens para acessibilidade e substituição de imagens. Muitas ferramentas de upload de fotos hoje em dia exigem uma frase rápida descrevendo a foto, chamada texto alternativo. Pode ser mais difícil do que parece à primeira vista escrever uma descrição curta, sucinta e útil de uma imagem enviada. Os geradores de texto alternativo orientados por IA eliminam as suposições de uma descrição, escrevendo uma frase para você que você pode editar ou usar sem quaisquer alterações.

Por que eu usaria um gerador de texto alternativo de IA?

Eu me pego enviando fotos regularmente para compartilhar com amigos, criar um meme, escrever um blog ou enviar uma captura de tela para um colega. Tenho certeza de que você também compartilha fotos regularmente para projetos on-line, mídias sociais ou com amigos e familiares. É importante reconhecer que não é fácil para todos usarem telas para ver imagens com clareza, como aqueles com deficiência visual, que podem precisar de leitores de tela ou programas de acessibilidade para usar seus tablets.<

O objetivo é escrever um resumo rápido e útil de uma imagem para que qualquer pessoa que não consiga vê-la claramente saiba o que há na foto. A utilidade das descrições de imagens não se limita à acessibilidade. Por vários motivos, às vezes um site não consegue carregar fotos na página. Qualquer pessoa pode acessar uma frase que diz o que a imagem deveria ser. Portanto, quando carregamos imagens com texto alternativo útil, isso faz uma grande diferença por vários motivos.

Tenha cuidado ao enviar imagens confidenciais para qualquer site. É importante lembrar que as imagens enviadas para qualquer um desses sites serão processadas por esse site de acordo com suas políticas e procedimentos, e não há garantia de que sua privacidade será protegida.

Qual é o mais útil?

Se quisermos compartilhar imagens com texto alternativo útil rapidamente, quais dessas ferramentas baseadas em IA podem ajudar? Cada um dos geradores de texto baseados em IA tem sua própria maneira de processar e interpretar uma imagem. Existem quatro geradores principais de texto alternativo de IA que surgiram quando fiz algumas pesquisas. Para experimentar cada uma das quatro opções, usei uma imagem de domínio público de uma árvore da Wikimedia para ver como cada um dos criadores do texto alternativo lidou com a descrição da foto.

Ahrefs permite que você escolha uma voz

O primeiro gerador de texto alternativo baseado em IA que testei foi Ahrefs. O gerador de texto alternativo de imagem AI foi fácil de usar: escolha uma imagem para enviar, uma voz para sua descrição e clique em “Gerar texto alternativo”.

Quando experimentei o gerador de texto alternativo gratuito do Ahrefs, obtive este resumo no tom “Profissional”: “Um majestoso pinheiro ergue-se alto em um parque sereno, proporcionando sombra e acrescentando beleza ao ambiente”. Para o meu propósito de criar uma descrição simples e útil, isso é um pouco literário e não descritivo sobre a cor ou as formas da imagem. Existem muitas opções de “voz” no Ahrefs, mas não tenho certeza se isso é totalmente necessário para um gerador de texto alternativo.

Lista de descrições de uma imagem de árvore fornecidas como opções pelo gerador de texto alternativo ahrefs

No final, descobri que a voz do “Ensino Médio” era a mais útil e eficiente. O gerador de texto alternativo do Ahrefs me deu isto: “Um pinheiro alto em um parque com grama verde e céu azul ao fundo”. Esta é uma descrição mais útil e precisa para um leitor de tela ou para uma substituição de imagem se a imagem estiver faltando.

O Copiloto do Bing precisa de um pouco de orientação

No entanto Copiloto do Microsoft Bing não foi projetado especificamente para criação de texto alternativo, está mais do que à altura da tarefa. É necessária uma conta gratuita da Microsoft para criar com o Bing Copilot, então entrei e carreguei minha foto de uma árvore em meu novo bate-papo do Copilot. Então pedi ao Copilot para “escrever um texto alternativo acessível para esta imagem”.

Esta é a bela, embora longa, descrição que recebi: “Uma árvore alta e verdejante ergue-se contra um céu azul claro, seus galhos cheios e estendendo-se para fora, lançando sombras na grama abaixo. A árvore está colocada contra um pano de fundo de um céu azul claro, e sombras dos galhos são visíveis no chão, indicando que o sol está brilhando forte. À esquerda da árvore, uma cerca marrom feita de ripas verticais é parcialmente visível, e à direita, a base de uma um velho muro de pedra pode ser visto.”

Uma captura de tela na qual o Bing Copilot retorna três frases descritivas sobre a imagem de uma árvore

Por um lado, este adorável pequeno ensaio é longo demais. Embora possa fornecer uma representação bonita da minha imagem de uma árvore, é repetitivo e pode não caber em um campo de texto alternativo. Para seu crédito, o Copilot mencionou a cerca e o antigo muro de pedra, bem como a hora do dia, o que é ótimo para quem não consegue ver a imagem, mas quer saber os detalhes.

O bom de trabalhar com um chatbot é que posso pedir para ele encurtar a descrição, e foi o que fiz. Eu disse: “Dê-me um texto alternativo mais curto para esta imagem” e o Bing Copilot atendeu! Recebi, “Uma árvore alta e verde contra um céu azul, lançando sombras na grama abaixo”, um texto alternativo excelente, útil e sucinto. O Microsoft Bing Copilot é uma ótima ferramenta gratuita para criar texto alternativo para suas fotos, se você não se importar em fazer um pouco de treinamento para garantir que a descrição seja mais curta.

A primeira página de um formulário de upload no Alttext.in Alt Text Generator.

Alttext.In destaca acessibilidade e simplicidade

Em seguida, tentei Alttext.in. Uma coisa que notei imediatamente sobre esse criador de texto alternativo foi a natureza acessível da própria landing page. É apenas uma página, com uma opção de upload da imagem. Então, compartilhei a foto da árvore grande, e foi isso que consegui: “uma árvore alta com folhas verdes”.

A página inicial do Alttext.in com uma foto de árvore carregada e uma descrição gerada.

Fiel à sua promessa, Alttext.in proporcionou uma experiência rápida e acessível com um resumo da imagem correspondente. Depois de copiar o texto que foi gerado, você pode clicar em Redefinir e prosseguir novamente. O site é gratuito, leve e preciso. Não houve desvantagens que eu pudesse ver.

Se você tiver ChatGPT Plus, é ainda mais fácil

Embora não seja gratuito, outra opção é o ChatGPT Plus, que possui fortes capacidades quando se trata de acessibilidade. O aplicativo móvel torna rápido e fácil capturar uma imagem de suas fotos e enviá-la imediatamente ao ChatGPT para processamento de texto alternativo. Pode valer a pena pagar por algo como ChatGPT Plus se você faz upload de fotos com frequência e gera texto alternativo regularmente, para que possa obter sua descrição com alguns toques, em vez de usar uma ferramenta de upload baseada em navegador. Não importa o que aconteça, é importante reservarmos um tempo para criar texto alternativo para nossas fotos.

SUGESTÕES PARA VOCÊ