Nesse mês, a Autopass anunciou que agora é possível comprar bilhete de trem e metrô em São Paulo usando a Carteira do Google, possibilitando que os passageiros pudessem armazenar seus bilhetes no dispositivo através do QR Code, sem precisar pegar as longas filas de unidades de venda do transporte.
- Carteira do Google permite guardar e comprar bilhetes de SP
- Cartões Santander chegam a Carteira do Google
Como comprar bilhete de trem e metrô em São Paulo usando a Carteira do Google
Desde março de 2023, os paulistas possuem uma nova opção para comprar bilhete de trem e metrô em São Paulo usando a Carteira do Google. Essa novidade foi compartilhada pela empresa Autopass, responsável pela comercialização das passagens do transporte público na capital.
Com isso, os paulistas não precisarão mais pegar as longas filas dos postos de abastecimento do bilhete, para conseguir utilizar as linhas férreas da cidade de São Paulo. Essa não é uma novidade no Brasil, já que a possibilidade de comprar bilhetes por QR Code, é encontrada em cidades do Rio de Janeiro e Brasília que aceitam o pagamento por aproximação.
Sendo assim, vejamos como podemos comprar bilhete de trem e metrô em São Paulo usando a Carteira do Google.
- Acesse a plataforma do Google Play Store e baixe o aplicativo da Carteira do Google em seu dispositivo Android. Vale lembrar que o dispositivo deve possuir Android Lollipop 5.0 ou superior e ser compatível com NFC (Comunicação por campo de proximidade, em português).
- Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, o usuário terá de registrar um cartão de crédito ou débito para utilizar o aplicativo. Fique calmo, essa ação não fará nenhuma cobrança, mas é essencial para que o aplicativo possa comprar bilhete de trem e metrô em São Paulo usando a Carteira do Google.
- Para registrar um cartão em seu nome, toque sobre o símbolo de “+” no canto inferior a direito do app. Em seguida, toque sobre a opção de “Cartão de pagamento” para continuar e, novamente, em “Novo cartão de débito ou crédito”.
- Selecionado as opções anteriores, o usuário terá de inserir os dados manualmente ou através da câmera, onde o cartão deve ficar posicionado exatamente como solicitado em tela.
- Registrado o cartão em sua conta do Google, uma nova tela será exibida para adicionar à carteira Google. Toque sobre a opção de “Cartão de transporte público” e utilize a barra de pesquisa para encontrar as opções disponíveis para o estado de São Paulo. No momento, a única opção disponível deve ser a TOP – Autopass.
- Selecionado a opção de transporte, selecione o tipo de bilhete e a quantidade de passagens, limitada a 10 unidades. Agora, informe seu número de telefone e CPF para dar andamento a sua solicitação.
- Terminado o processo anterior, leia e concorde com os termos de privacidade e toque em “Selecionar”.
- Para concluir com sua solicitação, você terá de fazer login com sua conta Google utilizada no dispositivo móvel. Para isso, toque sobre a opção “Fazer login com o Google” e libere que o aplicativo possa fazer uso dos seus dados da conta no Google registrada em seu dispositivo.
- Finalizado a solicitação, toque sobre o botão “G Pay” para comprar seu bilhete de trem ou metrô.
- Na próxima tela, confira os dados de sua conta Google e o cartão, escolhendo a forma de pagamento de sua preferência em seguida.
- Após terminado todo esse processo, você poderá aproximar a câmera do dispositivo no QR Code da catraca, para que o sistema possa fazer a verificação do código e liberar o acesso às estações de metrô e CPTM.
Pronto! Isso é tudo o que você precisa fazer para comprar bilhete de trem e metrô em São Paulo usando a Carteira do Google. Para mais informações e dicas como essa, acesse os links recomendados no começo desse artigo.