Configure o Facebook para interromper o rastreamento de anúncios

Avatar de Redação
08/02/2021 às 14:28 | Atualizado há 3 anos
Configure o Facebook para interromper o rastreamento de anúncios 1

O Facebook adora anúncios direcionados como um dragão adora cada moeda de ouro em sua montanha de tesouros. É por isso que o Facebook está soprando fogo com a ideia da atualização do iOS 14 da Apple.

No final desta primavera, a Apple lançará o recurso “App Tracking Transparency”, que exige seu consentimento antes que um aplicativo possa rastrear sua atividade em sites e aplicativos. Mark Zuckerberg não ficou muito feliz. Ele pintou as mudanças de privacidade como egoístas e anticompetitivas durante uma recente teleconferência sobre lucros.

Felizmente, você não precisa esperar pela atualização para proteger seu histórico de navegação. Se você quiser bater palmas especificamente no Facebook, temos um guia passo a passo sobre como ocultar os dados do seu aplicativo dos olhos curiosos de Zuckerberg.

Sim, os anúncios estão seguindo você no Facebook

Os anúncios incômodos de que estamos falando são chamados de anúncios direcionados, e você pode acabar com eles. O Facebook explica sobre como veicula anúncios com base em sua atividade no Facebook e Instagram, bem como em suas visitas a outros sites, como varejistas online. Esses fatores incluem:

  • As páginas que você e seus amigos gostam
  • Informações que você adicionou ao seu perfil do Facebook e Instagram
  • Sua localização, incluindo onde você se conecta à Internet e usa seu telefone
  • Os lugares que você verifica usando o Facebook
  • Sites que você visita que usam as ferramentas de dados do Facebook
  • Informações que você compartilha com empresas através do Facebook, como seu número de telefone ou endereço de e-mail

Agora que você sabe o que está acontecendo, vamos ajustar suas configurações e tirar o alvo de suas costas.

1. Ajuste suas preferências de anúncio do Facebook

Estas instruções usam o site para desktop do Facebook, mas você também pode acessar as preferências de anúncio por meio do aplicativo do Facebook. No site, clique na seta para baixo no canto superior e clique em Definições E privacidade. Então, toque em Definições.

Clique Publicidades no lado esquerdo. Isso abre a página Preferências de anúncio. Você será levado a uma página semelhante a esta (embora, em vez de ficar em branco, terá ícones que representam seus interesses).

Configure o Facebook para interromper o rastreamento de anúncios 5

Quer parar de ver um determinado anúncio? Navegue até o Anunciantes seção. Então, toque Ocultar anúncios ao lado dos anúncios que você não deseja ver, que aparecem ao lado de todos os anunciantes que você viu recentemente.

Clique em Tópicos de anúncios para controlar os tópicos que o direcionam. Abaixo Gerenciar tópicos de anúncios, você verá os diferentes títulos, como Álcool, animais de estimação, questões sociais ou Política. Quer ver menos anúncios sobre um desses tópicos? Basta clicar Veja menos.

Esta seção permite que você escolha se o Facebook pode mostrar anúncios personalizados com base em sua atividade online. Você também pode revisar as informações que os anunciantes usam para entrar em contato com você – e pode escolher se eles podem usar esses dados para anúncios.

2. Ajuste suas configurações de anúncio do Facebook

Enquanto você está sob o Preferências de anúncios seção, dê uma olhada na terceira opção: Configurações de anúncio. Esta seção é uma virada de jogo. Basicamente, permite que você veja como o Facebook está usando dados para filmar anúncios específicos à sua maneira.

Em outras palavras, é aqui que você pode fazer mudanças substanciais para se livrar da sensação perturbadora de “estou sendo seguido por anúncios”. Na parte superior, você verá uma lista de perguntas comuns, como “Quais informações são usadas para me mostrar anúncios?”

Role para baixo até a seção chamada Gerenciar dados usados ​​para mostrar anúncios. Você encontrará quatro maneiras diferentes de retomar o controle de seus dados.

Por exemplo, clique em Dados sobre sua atividade de parceiros. Isso detalha os anúncios personalizados que você verá com base em sua atividade em outros sites, aplicativos ou offline. A tela ficará assim:

Configure o Facebook para interromper o rastreamento de anúncios 7

Aqui, você pode impedir o Facebook de usar os dados de seus parceiros para mostrar anúncios personalizados. Ajuste o botão de alternância ao lado de suas contas do Facebook e Instagram para impedi-los de enviar anúncios específicos com base em sua atividade.

Como você pode ver, esta é uma seção super útil com muitas maneiras de recuperar sua privacidade. Há muito mais que você encontrará em Configurações de anúncio, então, procure e ajuste os recursos para maximizar sua experiência. Agora, aqui está outro grande passo a ser dado.

3. Limpe as informações que o Facebook tem sobre você

Para revisar suas informações no Facebook, clique na seta para baixo no canto superior direito do Facebook. Selecione Configurações e privacidade, então clique Definições. A partir daí, clique Suas informações do Facebook.

Esta é a aparência das etapas na tela:

Configure o Facebook para interromper o rastreamento de anúncios 9

Depois de clicar em Suas informações do Facebook, você pode visualizar e gerenciar muitas ferramentas e recursos diferentes. Você pode:

  • Acesse suas informações
  • Baixe suas informações
  • Olhe para o seu registro de atividades
  • Revise e gerencie o que você compartilha
  • Gerenciar suas informações
  • Deletar sua conta

Você pode até mesmo limpar a atividade de empresas e organizações que visita fora do Facebook. Brinque com essas ferramentas. Você pode ajustar muitas coisas para obter as configurações de privacidade mais adequadas para você.

 

O que você pode esperar?

Zuckerberg deixou claro seus sentimentos sobre a nova atualização do iPhone. Nós nos perguntamos se ele pode ir ao Congresso em protesto. Afinal, o Facebook foi um dos que mais gastaram nos esforços de lobby de 2020, de acordo com uma análise do Wall Street Journal.

Até então, teremos que esperar pelo novo recurso da Apple. Embora algumas pessoas estejam optando por abandonar o Facebook, você pode não querer se for onde seus amigos e familiares virtualmente se reúnem. Se você está no campo “ficar”, pode tornar o uso muito menos assustador ajustando suas preferências de publicidade.

Seguir essas etapas não interromperá completamente os anúncios, mas pelo menos você não verá o mesmo par de sapatos rastreando todos os seus movimentos, implorando para que você os compre.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ