Consultar CPF: como fazer online

Vamos aprender 4 maneiras diferentes de consultar CPF e ver a situação cadastral do seu nome e como resolver isso
Avatar de Nalbert Gomes
05/10/2021 às 17:39 | Atualizado há 3 anos
Consultar CPF: como fazer online 1

Hoje muitas pessoas não sabem como consultar CPF de maneira online. Mas por que é importante fazer isso? É importante pois envolve a legalidade, e se o seu nome está sujo ou dentro dos padrões. Vamos ver como fazer isso e entender a importância do processo.

Como consultar CPF grátis pela internet?

O passo a passo para fazer isso é bem simples, na maioria dos casos é semelhante. As únicas coisas que mudam são as informações exibidas, vamos ver mais sobre isso abaixo.

1.Receita Federal

consultar cpf no site da receita é facil

O site da Receita Federal, permite emitir um comprovante da sua situação cadastral no CPF. Ele não informa as dívidas em relação a empresas, ou situação com fisco, mas informa se o cadastro do seu CPF está regular.

Para saber se você tem dívidas ativas, ou débitos com a Receita Federal, é preciso emitir uma Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. Clique aqui e informe seus dados para saber sua situação.

2.Serasa

conheça o site da serasa, ele pode ajudar você

Para consultar o CPF na Serasa de graça e online, você deve acessar o site clicando aqui e fazendo o cadastro. Depois de receber o código de validação pelo e-mail ou no celular, informe ele na página. A Serasa vai dar acesso as pendências se existir alguma. Além disso, no site você pode obter informações sobre possibilidade de negociação das dívidas e regularização do CPF.

A consulta CPF no Serasa, pode ser feito no celular. Para isso é necessário baixar o aplicativo Serasa Consumidor, e realizar o cadastro pelo site, ou utilizar os dados de login se já tiver.

3.SCPC

boavista também oferece essa possibilidade

É possível consultar CPF usando o serviço SCPC Boa Vista, tudo por meio do site Consumidor Positivo. O procedimento é rápido e muito similar ao do Serasa. Faça o cadastro e realize a confirmação. Depois disso você terá acesso a pendências caso elas existam, clique aqui para visitar o site. No celular é possível fazer a consulta gratuita, pelo aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo.

4.ControlCred

controlcred ajuda você com a negociação

Muito semelhante aos outros, o ControlCred permite consultar de maneira gratuita seu CPF. Preenchendo o cadastro no site, você consegue fazer as consultas, e ver se existem dívidas no seu nome, faça isso clicando aqui. Agora que já aprendemos as quatro maneiras de consultar CPF, vamos ver por que isso é importante.

Por que é importante?

A consulta CPF é uma forma de ver a sua pontuação no score de crédito. Apesar de ser importante, fazer consultas no CPF é uma maneira de descobrir se a conta que você deixou de pagar virou uma dívida, no seu nome. Assim, será mais fácil averiguar o tamanho do que se deve e começar a organizar o pagamento.

Esse é o primeiro passo para fazer uma negociação com o credor. As vezes, o próprio serviço que exibe as informação, oferece a possibilidade de negociação. Como já vimos acima, existem vários sites que podem ajudar você nisso. Uma outra oportunidade são os eventos de Feirão Limpa Nome. Além dos meios que já vimos, existem outros jeitos de conseguir saber se seu nome está sujo, vamos ver mais sobre eles abaixo.

Outras alternativas

Solicitar crédito em instituições financeiras é uma forma de saber se o seu nome está limpo, pois fazendo isso, eles avaliam seu perfil, a partir de consultas a serviço da proteção de crédito. Serviços esse como SPC e o Serasa. Essa não é a única maneira de saber sobre a situação do seu nome, além dos meios virtuais que já vimos, existem outras alternativas. Vamos ver abaixo quais são as outras maneiras que você pode fazer isso.

Atendimento presencial

Uma das maneiras é ir presencialmente aos postos de atendimento dos serviços de proteção de crédito. Para encontrar o local mais próximo, você pode verificar as unidades de endereço em cada um dos sites.

No posto de atendimento, será necessário comprar os dados pessoais, e ver quais empresas solicitaram a inclusão do seu CPF na lista de inadimplentes. Essa é a primeira forma alternativa de realizar negociações e assim limpar seu nome. Vamos ver a próxima alternativa.

Correspondência

Consultar CPF online é bem fácil de modo digital, mas tem alguns que ainda preferem fazer isso por correspondência. Usando essa modalidade, será necessário enviar uma cópia simples do seu RG e CPF junto da sua assinatura autenticada. As cartas para consultar CPF devem ser enviados a cartório do serviço de proteção ao crédito. Vamos ver a última maneira de Consultar CPF, que na verdade é uma das maneiras que já vimos.

Internet

Devido a pandemia, esse método de consultar CPF está sendo o mais usado, presencialmente isso já não tem sido possível. E como já vimos, é possível consultar CPF por meio do site da Receita Federal, SPC, Serasa, Boa Vista SCPC e etc.

Concluindo

Esperamos que com esse guia você consiga consultar CPF sem dificuldade e saber a situação do seu nome. Agora diga para nós, conseguiu fazer todos os passos? Ficou com dificuldade em alguma etapa? Diga para nós nos comentários.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ