Converter PDF para Word: 5 melhores ferramentas (Desktop/Online)

Não compre um software caro para converter PDF para Word antes de ler essas nossas 5 dicas!
Avatar de André Luiz
04/03/2024 às 10:22 | Atualizado há 2 meses
Imagem mostrando como converter arquivos pdf para word

Ao trabalhar e colaborar com equipes em projetos e tarefas, é uma boa ideia enviar um arquivo do Word, devido a facilidade de edição. Mas se você receber um arquivo PDF acompanhado de um prazo apertado, talvez seja necessário convertê-lo de volta em um arquivo do Word.

Infelizmente, não há nenhuma maneira nativa de converter um arquivo PDF para um arquivo em Word no Windows ou Mac. Diferente dos softwares pagos normalmente instalados nos PCs de empresas, em casa os usuários não possuem esses softwares instalados em seus computadores que possibilitam converter documentos PDF para Word.

Então, como podemos fazer isso e quais ferramentas podemos usar para nos ajudar? Nesse artigo iremos mostrar cinco ferramentas gratuitas que, na medida do possível, conseguem converter de maneiras satisfatória arquivos PDF para Word.

Antes de tudo… o Adobe Acrobat não faz isso

O programa mais usado em computadores pessoais para gerenciar arquivos PDF é o Adobe Acrobat Reader. Porém, sua versão básica que é gratuita faz o básico do básico, oferecendo funções como visualização, impressão, compartilhamento e comentários. Porém não é capaz de editar,  coletar assinaturas ou converter PDF para Word.

1. SwifDoo PDF

O SwifDoo PDF é uma ferramenta líder de conversão de PDF que transformará arquivos PDF em documentos do Windows totalmente editáveis. Independentemente de o formato de destino ser o Microsoft Word, Excel, PowerPoint, HTML ou simplesmente texto, o SwifDoo oferece uma maneira simples e rápida de extrair conteúdo de arquivos PDF.

Converter PDF para Word com o Swiftdoo

Com as ferramentas de conversão de PDF SwifDoo, você pode facilmente converter todos os seus arquivos PDF em documentos do Word, mantendo os layouts e fontes do arquivo original intactos.

Uma das melhores características do SwifDoo’s Converter é o fato de que ele permite que você extraia parágrafos específicos de texto de um arquivo PDF e vá para o arquivo do Word. Esse recurso ajuda a simplificar o processo de seleção de informações sem ter que converter o arquivo inteiro e, em seguida, extraí-lo para outro novo documento.

2. SwifDoo PDF Online – conversão rápida e segura sem downloads

Enquanto no caso do Adobe Acrobat um pouco de explicação foi necessária, no caso de sua contraparte on-line – SwifDoo PDF Online Converter – ninguém precisará de instruções. Tudo o que você precisa fazer para converter é ir para este site, fazer o upload do documento selecionado e pronto! Esta ferramenta online está disponível para Windows, Mac, ChromeOS e Linux.

O conversor on-line SwifDoo PDF  também pode converter arquivos PDF para outros formatos populares, como – PDF para DWG, Excel, PowerPoint e também converter esses arquivos para o formato PDF.

3. Microsoft Word

Se você tiver uma assinatura do Microsoft 365, poderá usar o aplicativo Word para converter seu PDF em vários formatos. Na verdade, uma assinatura do Microsoft 365 é necessária para importar e fazer alterações no arquivo PDF.

4. Smallpdf PDF para Word Converter

Smallpdf é um dos melhores editores de PDF para Windows e Mac. Ele oferece opções ricas de edição de PDF, a capacidade de assinar um arquivo, destacar texto e muito mais. E sua ferramenta PDF to Word Converter é fácil de usar e rica em recursos, com a quantidade certa de opções no lugar certo.

5. Soda PDF

Soda PDF é outro conversor de PDF on-line eficiente. Agora parece e parece moderno. Todas as opções relevantes são divididas em oito categorias na página inicial. O menu de conversão é simples e contém as opções mais básicas, como PDF para Word, PDF para HTML e PDF para TIFF, etc.

Conclusão

O caso de uso varia de pessoa para pessoa. Alguns podem converter PDF para Word regularmente, já outros precisam fazer essa conversão algumas vezes no ano. Nesse último caso, não vale a pena pagar por um software dedicado a isso.

Você até pode converter um arquivo PDF para Word usando o próprio software Microsoft Word. Porém, na maioria dos casos a conversão não fica boa, tendo problemas sérios na formatação e estilo do texto. Sendo assim, uma ferramenta dedicada como o SwifDoo PDF é a melhor opção para converter arquivos PDF para Word. Embora limitada, a versão gratuita serve bem para situações emergenciais, mas para uso continuo, o seu preço bem abaixo de outras ferramentas o mantém como uma excelente opção.

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ