Crescer no Youtube: o segredo de MrBeast que turbinou a retenção e o tornou o maior youtuber do planeta

Ele resolveu o problema da retenção no Youtube hackeando assim a plataforma de vídeos do Google.
Atualizado há 1 ano
Crescer no Youtube: o segredo de MrBeast que turbinou a retenção e o tornou o maior youtuber do planeta 1

Outros destaques

Cursos gratuitos.
Nokia
Starlink
10 noticias para começar o dia informado sobre tecnologia 2
Inteligência Artificial

Mr Beast conseguiu resolver a retenção no YouTube, atingindo a marca mágica de 70% de retenção em cada um de seus vídeos. Mas como ele alcança esse número incrível? Para descobrir, passei uma semana estudando de perto o máximo de entrevistas, vídeos e tweets de Mr Beast que pude encontrar, e comecei a perceber algo recorrente em seu conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiros cinco segundos

Antes de eu te contar como Mr Beast aborda esses cruciais primeiros cinco segundos, é importante entender que o título e a miniatura do vídeo estabelecem expectativas. No começo do vídeo, para minimizar a taxa de abandono, você precisa assegurar aos espectadores que essas expectativas estão sendo atendidas. Mr Beast é muito claro ao afirmar que nos primeiros cinco segundos de um vídeo, você precisa atender às expectativas do espectador. E para fazer isso, ele aplica uma fórmula de duas etapas ao início de cada um de seus vídeos.

Primeiro, a primeira frase dele corresponde ao título. Segundo, o primeiro plano corresponde à miniatura. Vamos dar uma olhada em um exemplo. Confira o título e a miniatura deste vídeo. Na miniatura, há um close-up de Mr Beast com vistas de uma Antártica gelada ao fundo. As cores principais usadas são vermelho, branco e azul. O título do vídeo é “Sobrevivi por 50 horas na Antártica”. Agora, vamos dar uma olhada nos primeiros cinco segundos do vídeo. Ele acabou de aterrissar na Antártica e vamos sobreviver nas próximas 50 horas. Percebeu? A primeira tomada se assemelha à miniatura. Há montanhas nevadas, um céu azul, um close-up de Mr Beast e as cores principais são vermelho, branco e azul. E a primeira frase de Mr Beast “Ele acabou de aterrissar na Antártica e vamos sobreviver nas próximas 50 horas” corresponde muito de perto ao título.

Vamos ver outro exemplo. Este vídeo é intitulado “Idades de 1 a 100 lutam por 500 mil dólares”. A miniatura mostra um close-up de Mr Beast na frente de cem pessoas com macacões vermelhos. As cores principais usadas aqui são vermelho, branco e preto. Agora, vamos dar uma olhada nos primeiros cinco segundos. Atrás de mim, estão cem pessoas e elas variam da idade 1 até a idade 100. A primeira tomada corresponde ao conceito da miniatura, com Mr Beast em close-up e um grupo de pessoas com macacões vermelhos atrás dele. A próxima tomada ilustra ainda mais o ponto, mostrando as cem pessoas alinhadas em ordem de idade. E a primeira frase “Atrás de mim, estão cem pessoas e elas variam da idade 1 até a idade 100” corresponde à primeira parte do título, usando os primeiros cinco segundos para combinar imediatamente o título e a miniatura, Mr Beast minimiza a taxa de abandono desde o início.

Primeiros 20 segundos

Depois de aplicar sua fórmula de duas etapas aos primeiros cinco segundos do vídeo, Mr Beast passa aos primeiros 20 segundos, e é aqui que as coisas ficam interessantes. Para manter a retenção durante todo o gancho, os primeiros 20 segundos de cada um dos vídeos de Mr Beast contêm os três principais elementos centrais: ele fornece contexto, apresenta os riscos ou recompensa e cria um gap de curiosidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Voltemos ao vídeo “Idades de 1 a 100 lutam por 500 mil dólares” para ver cada um desses elementos em ação. No vídeo, Mr Beast mostra 100 pessoas antes de começarmos a acompanhar cada uma delas em sua própria bolha de vidro. A última pessoa a sair de sua bolha ganhará meio milhão de dólares. O desafio oficialmente começou, vamos ver qual idade é a melhor. Nos primeiros 20 segundos, Mr Beast fornece contexto sobre o vídeo, apresenta uma recompensa suculenta e cria um gap de curiosidade que instiga os espectadores a permanecerem e descobrirem qual idade vence. Ele faz tudo isso em menos de 20 segundos.

Mas não para por aí, porque além desses três elementos centrais, há na verdade mais um elemento secreto que Mr Beast aplica a todos os seus ganchos. Ele alude a isso, dizendo que no começo você deve atender às expectativas e depois superá-las. Você quer assegurar às pessoas que o que elas clicaram é o que elas estão recebendo e depois surpreendê-las, mostrar algo além. Não é o suficiente apenas atender às expectativas estabelecidas pelo título e pela miniatura. Para aumentar a retenção, Mr Beast supera essas expectativas. E como ele faz isso? É simples, ele se esforça.

Muitas pessoas subestimam o esforço nos vídeos, mas os espectadores não são estúpidos, eles conseguem perceber quando você está colocando pouco esforço ou se está realmente se dedicando. Quando Mr Beast fala sobre esforço, na verdade ele está aproveitando algo chamado viés de entrada, que é a ideia de que quanto mais esforço colocamos em algo, seja tempo, energia ou custo, mais valorizamos. Como exemplo do viés de entrada, se pagarmos 50 dólares por uma garrafa de vinho, valorizaremos mais do que se tivéssemos pago 20 dólares pela mesma garrafa de vinho. E aproveitar esse viés é o segredo que faz os ganchos de Mr Beast serem tão retentivos.

Se voltarmos aos primeiros 20 segundos do vídeo “Idades de 1 a 100 lutam por 500 mil dólares”, podemos ver o viés de entrada sendo aproveitado. A partir deste momento, você instantaneamente percebe o quanto de tempo, esforço e dinheiro foram investidos na produção deste vídeo. Os próximos segundos intensificam esse efeito, mostrando a magnitude de todo o esforço que foi colocado no vídeo. É assim que Mr Beast não apenas atende à expectativa de que 100 pessoas lutarão por 500 mil dólares, mas supera essa expectativa mostrando o quanto de trabalho foi colocado nessa ideia.

Agora você deve estar se perguntando como aproveitar o viés de entrada quando você não tem o orçamento de Mr Beast. Bem, você não precisa de um grande depósito ou um cenário chamativo para acionar o viés de entrada. Eu fiz isso no início deste vídeo, você percebeu? Para descobrir, passei uma semana estudando o máximo de entrevistas, vídeos e tweets de Mr Beast. No início deste vídeo, mencionei especificamente quanto tempo passei pesquisando para este vídeo. Minha edição mostra um alto grau de esforço e, como resultado, você, como espectador, espero que comece a valorizar mais o meu vídeo porque pode perceber o quanto de trabalho eu coloquei nele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os outros elementos dos ganchos de Mr Beast também não são exclusivos de seus vídeos. Veja se você consegue identificá-los no gancho deste vídeo: “Mr Beast resolveu a retenção no YouTube”. Mr Beast atingiu a marca dourada de 70% de retenção em todos os seus vídeos. Mas como ele alcança esse número mágico? Para descobrir, passei uma semana estudando o máximo de entrevistas, vídeos e tweets de Mr Beast que pude encontrar. E comecei a perceber algo recorrente em seu conteúdo. Mr Beast revelou o exato framework que ele aplica a cada um de seus vídeos para obter uma retenção tão alta, e tudo começa com os primeiros cinco segundos do vídeo. Meu gancho está longe de ser perfeito e comete um grande erro que Mr Beast sempre evita: cada uma de suas introduções tem no máximo 20 segundos.

Mr Beast sabe que a maior queda acontece durante o gancho, então ele parte para a ação o mais rápido possível. Em seu vídeo “Idades de 1 a 100 lutam por 500 mil dólares”, ele diz “O desafio oficialmente começou” no 12º segundo. Em seu vídeo comparando o iate de um dólar com o iate de um bilhão de dólares, sua experiência com o iate de um dólar começa no segundo 18. Para Mr Beast, pular para a ação significa começar com a primeira experiência do desafiante. Para um vídeo como o meu, pode significar pular para o primeiro ponto. Em qualquer caso, Mr Beast começa a parte principal do vídeo antes dos 20 segundos, porque ele sabe que quanto mais cedo a curva de retenção começa a nivelar, melhor.

A pergunta então é: como você mantém a curva de retenção nivelada? Qual é o segredo de Mr Beast para curvas de retenção que se parecem com isso em comparação com essas linhas em declínio constante com as quais muitos de nós estamos familiarizados? Acontece que não é um segredo, são três, e tudo começa com variedade visual.

Quando se trata de visuais, Mr Beast é bem claro sobre sua posição. Se eu simplesmente falar para a câmera por 10 segundos sem cortes, muitas pessoas ficarão entediadas ou perderão o interesse. Para evitar isso, Mr Beast mantém a variedade visual, com um corte a cada três a cinco segundos para quebrar a monotonia. Um dos melhores exemplos disso é em seu vídeo de sobrevivência na Antártica. Veja o momento dos cortes durante esse trecho. O meu Deus, cuidado para não escorregar. Isso é selvagem. Estou tão apavorado. Há um penhasco à minha direita. Se eu cair para trás, vou rolar por 2.000 metros. Oh, é verdade. Essa é uma falésia enorme, sem brincadeira. Se caíssemos lá, morreríamos. Sim, 100%. O processo de escalar uma montanha poderia facilmente se tornar chato, mas ao usar oito tomadas diferentes em 20 segundos de filmagem, Mr Beast consegue manter sua atenção durante todo o processo de escalada de uma montanha. E você não precisa de drones caros ou vários cinegrafistas para fazer isso. Se você faz vídeos de entrevistas, pode colocar outra câmera em um ângulo e alternar entre as duas para adicionar variedade. Alternativamente, se você for como eu e não tiver dinheiro para duas câmeras, pode incorporar diferentes níveis de escala, dando zoom in e out entre os cortes para manter as coisas visualmente dinâmicas.

Mas mesmo as mais frequentes mudanças de ângulos de câmera não conseguem tornar uma caminhada em uma linha íngreme interessante para sempre. Os períodos de atenção são mais curtos do que nunca, um fato que Mr Beast conhece muito bem. É muito difícil manter a atenção ao longo de um vídeo de dois dígitos com apenas uma história que se desenrola durante todo o tempo e um payoff no final. É aí que entra o segredo número dois: contraste consistente.

Em vez de um vídeo inteiro de 12 minutos mostrando uma caminhada na Antártica, Mr Beast quebra as coisas usando o contraste. Assim que ele começa sua caminhada, é introduzida uma história secundária. Ao longo da caminhada, os espectadores são levados periodicamente de volta ao acampamento base para ver os garotos cavando um buraco. O contraste entre a intensidade da escalada congelante e as palhaçadas do acampamento base impede que as imagens da neve se tornem entediantes. E antes que você comece a pensar que histórias secundárias não funcionam para o seu estilo particular de vídeo, existem outras maneiras de incorporar o contraste. Em um vídeo de entrevistas como este, tento fazer isso mesclando imagens de mim falando com trechos dos vídeos ou entrevistas de Mr Beast. Espero que esse contraste evite que você fique entediado com minha falação.

E embora a variedade visual e o contraste consistente sejam componentes essenciais dos vídeos de Mr Beast, o segredo final para a parte principal de seus vídeos é o mais retentivo de todos: um bom ritmo. Este é um conceito frequentemente mencionado de forma geral, mas raramente visto com detalhes. Então, vamos ser específicos. A maioria dos vídeos segue esse padrão: no início do vídeo, há uma alta energia do gancho; no final do vídeo, há uma alta energia do payoff; mas essa parte intermediária é de baixa energia em comparação, diminuindo constantemente até o impulso do payoff no final. Em comparação, os vídeos de Mr Beast seguem este padrão com ciclos frequentes de alta e baixa energia.

O que eu quero dizer com alta e baixa energia depende do vídeo. No vídeo de Mr Beast “Iate de um dólar versus iate de um bilhão de dólares”, cada ciclo é a experiência de um novo nível de iate. O ciclo começa com uma introdução emocionante de alto nível do novo iate, seguido pela energia mais baixa do ato de explorar o iate, seguido por um novo ciclo com uma nova introdução emocionante de iate. Isso mantém o ritmo durante toda a duração do vídeo, até o payoff final de alta energia do iate de um bilhão de dólares no final. Cada ciclo de Mr Beast tende a durar de dois a quatro minutos, do início ao fim, com ciclos mais curtos no início do vídeo e ciclos mais longos no final do vídeo. As partes mais lentas e emocionais dos vídeos de Mr Beast são reservadas para os últimos 20% de seus vídeos, com o início reservado para conteúdo mais leve.

E, é claro, o conceito de ciclagem de energia para um bom ritmo não é exclusivo dos vídeos no estilo de Mr Beast. Para este vídeo, cada nova tática de retenção que mencionei começa um novo ciclo, com o ciclo começando com uma introdução de alta energia de uma nova tática, seguida pela energia mais baixa da explicação e dos exemplos, seguida por um novo ciclo com uma nova tática. O uso da ciclagem de energia mantém a retenção de Mr Beast o mais estável possível até o final do vídeo.

E quando se trata dos últimos segundos, eles são mais importantes do que muitas pessoas imaginam. A maioria das pessoas tende a ter grandes quedas no final de seus vídeos, o que prejudica a retenção geral. Mas Mr Beast mantém sua retenção até o final, chegando até mesmo à sua última chamada para ação. Para fazer isso, ele aplica uma equação de duas partes: primeiro, ele revela um grande payoff; segundo, ele se certifica de terminar os vídeos em uma nota alta, seja dramática, emocional ou engraçada. Veja isso em ação no final do vídeo “Idades de 1 a 100 lutam por 500 mil dólares”. Não acho que esteja aqui. Acho que vou pegar minha maleta. Você vai manter isso trancado? Tudo bem, Joe, o que há dentro da sua maleta? [Música] [Aplausos] Ele literalmente disse que tinha. Oh meu Deus, que loucura, engraçado. Que há de errado com você? Ele disse a verdade e conseguiu. Nós dissemos o tempo todo que as pessoas boas podem vencer. Então, vale a pena ser honesto. Mesmo que você não tenha ganhado, ainda queremos te dar 10 mil dólares e uma viagem para a Disneylândia para você e sua família. Ainda vai, certo? Levamos os itens dos olhos de Mr Beast porque ele é contratualmente obrigado a fazê-lo. Mas, independentemente disso, você fica com a euforia do grande payoff de meio milhão de dólares e o carinho de presentear o perdedor com 10 mil dólares e uma viagem para a Disneylândia. Claro, você não precisa gastar milhares de dólares em cada um de seus vídeos, mas para garantir que seus espectadores saiam de seus vídeos com vontade de voltar e em uma nota alta, você pensaria que seria o fim, certo? Mas não, apesar de ser tão intencional em cada componente do vídeo, desde os primeiros cinco segundos, os primeiros 20 segundos, até o final, Mr Beast ainda tem um último segredo que aplica para atingir essa retenção de 70%.

Depois que todo o vídeo é feito do início ao fim, Mr Beast volta e corta todos os momentos tediosos. Como ele identifica esses momentos? Simples, ele assiste a 10 vídeos seus com fãs e observa as reações deles. Ele confia em seus amigos para não economizarem nas críticas e, ao assistir às pessoas assistindo a seus vídeos, ele procura especificamente quando elas ficam entediadas ou pegam o celular. Então, ele volta para esses momentos em seus vídeos e os retrabalha ou os corta completamente. E assim, Mr Beast resolveu a retenção.

E aí está o guia completo para a solução de retenção de Mr Beast.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.