A rede social Orkut teve milhões de usuários no momento mais forte da sua existência na internet, mas ao decorrer do tempo esse número foi diminuindo cada vez mais. A rede social que foi extinta ainda em 2014, mas ela permitia que seus usuários pudessem recuperar fotos do Orkut em um breve período de tempo.
- Orkut vai voltar? Fundador reativa site e promete novidades
- Parler, uma rede social conservadora, aumenta a popularidade
Dá para recuperar fotos do Orkut em 2022?
Quando a rede social foi criada lá em 2004, poucas pessoas ainda podiam acessar a plataforma. Mas, logo que foi liberada no mundo todo, tornou o orkut.com a rede social mais acessada nos anos 2000, e ela rapidamente conquistou uma gama considerável de fãs fiéis. Infelizmente, o Orkut chegou ao fim ainda em 2014, deixando os seus usuários a ver navios.
Ainda assim, a rede social permitia que você recuperasse as suas fotos do Orkut por meio do Google, proprietária da antiga rede social Orkut.
Passado o tempo limite para recuperar fotos do Orkut, não é mais possível acessar seus antigos scraps, fotos e vídeos armazenados na plataforma.
Recentemente, o site do Orkut foi reativado, o que chamou a atenção de muitos usuários antigos e novos que atualmente estão presentes na rede social do Mark Zuckerberg. Por esse motivo, muitos começaram a se perguntar se ainda é possível recuperar fotos do Orkut.
O próprio criador da rede social trabalhava no Google, veio a público dizer se era possível recuperar fotos do Orkut, dizendo: “Recebemos muitas perguntas sobre se você ainda pode recuperar suas fotos antigas do Orkut.com. Queria poder dizer que sim, mas, infelizmente, não é possível. Porém, temos um bom motivo para isso”.
O que leva a entender que a nova rede social será algo completamente novo, e provavelmente, é mais possível que ela seja mais atrativa ao público atual. Em geral, os novos usuários de redes sociais procuram por tudo o que seja mais rápido, fácil e agradável.
Como surgiu o Orkut?
A rede social foi criado por um engenheiro de software turco, chamado de Orkut Büyükkökten, nascido em fevereiro de 1975. Ainda nos anos 2000, o engenheiro Orkut passava uma parcela do seu tempo livre tentando desenvolver rede sociais onde as pessoas pudessem conhecer pessoas reais em todo lugar do mundo.
Começando a desenvolver rede sociais exclusivas para universidades e antigos estudantes, o Orkut reuniu experiencia o suficiente para começar o desenvolvimento da então rede social que carregava o seu nome, Orkut.com fundada em janeiro de 2004.
Entretanto, a rede social ainda não era uma plataforma livre para todas as pessoas criarem uma conta e passar acessar a novidade. Era preciso que você recebesse um convite para ingressar na plataforma, mas ela já era bem popular entre aqueles felizardos que conseguiram se registrar.
No Orkut, encontrávamos muitas comunidades que reuniam pessoas com interesses em comum, fora a possibilidade de criar especies de fóruns para ajudar usuários a aprender ou desenvolver habilidades novas.
Antes mesmo que o Facebook tivesse a grande ideia de ser um “álbum de fotos” você podia carregar suas fotos na rede social, sendo possível carregar um número limitado de fotos. É claro que você sempre pode recuperar fotos do Orkut e passar suas novas fotos, mas mais tarde essa limitação fora reduzida.
Não era somente as fotos que possuíam uma limitação na quantidade que você podia subir, mas também em quantos amigos você podia ter. Era muito comum pessoas abrirem novas contas o Orkut, quando batiam a limitação de 1.000 amigos na rede social.
A quem diga que o Orkut é um lugar melhor para conhecer novas pessoas, já que não existia um algoritmo que separava os usuários em sua própria bolha.
E assim concluímos esse artigo, respondendo se é possível recuperar fotos do Orkut em 2022 e conhecemos um pouco de como foi a rede social no passado. Se você pretende voltar para a rede social assim que ela estiver disponível, vejo você em breve.