Talvez por curiosidade, ou devido a algum projeto você precisa conhecer mais sobre sua árvore genealógica. Hoje não é difícil fazer isso com tanta tecnologia disponível, então nesse guia separamos algumas das melhores opções.
Descubra sua árvore genealógica facilmente
1. FamilySearch
O FamilySearch é um dos sites mais procurados por quem quer saber mais sobre a história de sua família. O site possui mais de 4 bilhões de registros históricos, e o objetivo da organização é unir as famílias.
Tudo isso pois a organização se baseia nos seguintes valores: “conhecer os nossos antepassados nos ajuda a compreender melhor quem somos, cria um vínculo familiar, conecta o presente ao passado e constrói uma ponte para o futuro. ”
Como o site se trata de uma iniciativa sem fins lucrativos, os serviços do site são gratuitos, permitindo captura de imagens para acrescentar nos registros, conversão digital, cópias de arquivos e registros digitais de mais de 100 países, e mais.
O site possui um fácil sistema de pesquisa, onde é possível encontrar pessoas com o mesmo sobrenome, descobrir de qual região do mundo eles vieram, e assim montar suas famílias com os dados já existentes.
2. MyHeritage
Outra opção é o MyHeritage, que também é famoso no quesito de busca de informações sobre familiares e antepassados. Diferente da opção anterior, o site não possui muitos recursos gratuitos, mas conta com mais de 9 bilhões de registros históricos.
Ao abrir a página, já é possível fazer o cadastro. Depois disso, o site fará algumas perguntar para ajudar a dar inicio a criação da sua árvore genealógica. Digitando o sobrenome de sua família, você encontrará uma lista com registros de pessoas que têm o sobrenome em comum, mas somente na versão paga é possível acessar os registros completos.
O site ainda possui uma ferramenta, que permite encontrar pessoas que tem uma árvore genealógica semelhante à sua. Para os mais interessados em conhecer mais da própria árvore genealógica os preços iniciais do site são acima de R$ 20,00.
3. Ancestry
Um dos concorrentes da primeira opção que vimos é o Ancestry, ele possui mais de 20 bilhões de registros de 80 países e 80 milhões de árvores familiares com 8 bilhões de nomes.
São tantas informações que é impossível não encontrar algo no site. Basta criar a conte, e você terá acesso a registros históricos, censos, registros de imigração, de igrejas, registros militares, de nascimento, casamento e morte, bem como listas telefônicas municipais, inventários, naturalizações e inúmeros outros registros.
Infelizmente o site não está disponível em português, além disso ele tem poucos recursos gratuitos. Mas se você sabe um pouco de inglês pode se arriscar, para conhecer mais da sua árvore genealógica.
4. Arquivo Nacional
Agora vamos conhecer uma opção brasileira, o Arquivo Nacional possui registros de desembarque de navios no Brasil.
Nas bases de dados do Arquivo Nacional, é possível acessar informações do Acervo Judiciário, da Entrada de Estrangeiros no Brasil, da Movimentação de Portugueses no Brasil (1808 – 1842), do Ofício de Notas da Cidade do Rio de Janeiro.
Do Processos do Supremo Tribunal Federal, do Supremo Tribunal da Justiça e da Casa da Suplicação, e da Biblioteca Maria Beatriz Nascimento (criada pelo regulamento do Arquivo do Império), e mais. O site é gratuito e simples.
5. Geneanet
Assim como na maioria desses sites, o Geneanet permite fazer pesquisas sobre seus antepassados, comparar árvores genealógicas e também melhorar ainda mais o banco de dados.
Assim que você preenche os dados de seus familiares mais próximos, o site já monta o início da sua árvore genealógica com um layout fácil de mexer, editar e pesquisar. Tudo para facilitar a usabilidade de sua árvore.
Agora diga para nós, você conseguiu criar a sua árvore genealógica? Teve dúvidas ou dificuldades no que vimos? Diga para nós nos comentários abaixo.