Dicas para obter resultados precisos com ferramentas de OCR

Atualizado em 23/02/2024 às 09:01
Dicas para obter resultados precisos com ferramentas de OCR 1
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ferramentas de OCR são usadas para extrair texto digital de imagens e formatos de arquivo não editáveis. Eles são usados em ferramentas de conversão de imagem em texto, ferramentas de conversão de PDF em palavra e similares. Essas ferramentas podem ser ótimas para entrada de dados e manutenção de registros, entre outras tarefas.

Considerando a função altamente útil que desempenham, pode ser útil aprender dicas e truques para aproveitá-los ao máximo. E uma das maneiras de tirar o máximo proveito deles é aprender como obter resultados precisos com eles. Quando seus resultados forem precisos, você não terá que fazer correções e não terá que continuar usando a ferramenta repetidamente, etc.

Neste post é sobre isso que vamos falar. Veremos algumas dicas sobre como você pode obter resultados precisos ao usar ferramentas de OCR.

  1. Escolha sua ferramenta de OCR com sabedoria

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira coisa que você precisa fazer para obter resultados precisos de uma ferramenta de OCR é certificar-se de que a ferramenta em si é precisa e confiável. Todas as ferramentas que você pode encontrar na Internet não são infalíveis (nem mesmo as boas, aliás), e há algumas que podem ser completamente erradas na hora de fornecer resultados.

Embora não haja 100% de garantia de que mesmo uma boa ferramenta será completamente precisa o tempo todo, quanto melhor escolha você fizer, maiores serão as chances de não precisar fazer correções na saída.

Então, como é que se faz uma boa escolha quando se escolhe um converter imagem em texto (ou qualquer outro conversor que utilize OCR)? Aqui ficam algumas dicas:

 

  • Escolha um que seja popular e tenha uma grande base de usuários. Você pode determinar isso verificando as avaliações dos usuários (ou apenas o número de usuários) usando uma plataforma online de terceiros como G2 ou Capterra. Você também pode fazer isso verificando o tráfego do site da ferramenta.
  • Escolha um que pertença a um editor confiável. Você pode verificar o quão confiável é um editor apenas observando sua presença online, ou seja, suas mídias sociais e seus outros sites/projetos, etc. Claro, um sinal de confiabilidade é a popularidade , o que significa que você teria uma ideia sobre eles. já.
  • Escolha um que tenha os recursos corretos de pré-processamento e pós-processamento. Esses recursos, como a opção de cortar ou girar a imagem antecipadamente e editar a saída depois, etc., podem ajudar a tornar os resultados finais mais precisos.
  1. Certifique-se de que suas imagens/arquivos estejam preparados e prontos com antecedência

Meio que diversificando as coisas que mencionamos acima aqui, mas esta é uma dica importante a se ter em mente.

Se você deseja obter resultados precisos de uma ferramenta de OCR , você deve desempenhar o seu papel nisso. Isso significa garantir que não haja nada no arquivo de entrada que possa impedir a ferramenta de digitalizá-lo com eficácia e fornecer o resultado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para isso:

  • Girar a imagem para a orientação adequada para que o texto seja reconhecido corretamente
  • Aumentar o brilho/claridade da imagem para que os caracteres sejam fáceis de digitalizar
  • Aumentar a nitidez para reduzir o desfoque, etc.
  • Cortar a imagem para a área de texto específica (se a imagem contiver gráficos ou recursos visuais diferentes do texto)

Seguir esses tipos de etapas aumentará suas chances de obter resultados precisos ao usar a ferramenta OCR.

  1. Certifique-se de utilizar as opções/recursos disponíveis da ferramenta OCR

Dependendo da ferramenta escolhida, pode haver opções disponíveis que você pode usar para tornar o processo de extração mais preciso. Por exemplo, a ferramenta pode perguntar qual formato ou tipo exato de arquivo você está enviando. Também pode solicitar que você especifique que tipo de conteúdo a imagem contém, etc.

Embora estas não sejam comuns ao ponto de proliferação, existe a possibilidade de tais opções existirem em ferramentas de OCR online. Se houver algum naquele que você está usando, utilize-o para tornar o processo mais preciso.

  1. Verifique e revise o conteúdo extraído

É claro que obter resultados precisos de uma ferramenta de OCR não se refere apenas ao uso da ferramenta em si. Se você verificar e revisar cuidadosamente o resultado antes de usá-lo, poderá tornar todo o processo preciso em geral.

Dependendo do conteúdo que você extrai, pode não ser possível ler tudo. Em situações como essas, basta ler as partes em que a possibilidade de erros é maior. Por exemplo, se houver uma parte específica manchada ou desfocada na imagem, você pode fazer questão de ler o conteúdo extraído dessa parte específica.

Existem alguns tipos de erros que a ferramenta OCR pode ser mais propensa a interpretar mal do que outros. Por exemplo, o “eu” e o “l” podem ser mal interpretados um pelo outro. O mesmo vale para “o” e “0”. Você tem que procurar erros minuciosos como esse.

Pensamentos finais

Usar ferramentas de OCR pode ser muito útil e útil. Porém, por serem ferramentas, é preciso ter cuidado ao utilizá-las para garantir que não haja erros ou equívocos nos resultados fornecidos.

No post acima, destacamos alguns passos e dicas que você pode seguir para tornar toda a experiência de uso tranquila e precisa.

 

 

OCR
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.