Desde o ano de 2020, o Enem recebeu uma nova forma de realizar provas, disponibilizando-as para os candidatos de maneira impressa e digital. A prova impressa assim como o Enem digital, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, e reunimos tudo o que você precisa saber sobre o novo método.
O que é o Enem digital
Embora possa parecer que as provas diferirão entre si, elas se manterão com a mesma quantidade de questões. Ao todo serão 180 questões de multiplana, separadas em 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 questões de Matemática e suas tecnologias, 45 questões de Ciências da Natureza e uma redação.
A única coisa que difere de uma prova para a outra é o número de inscrições. Foram disponibilizadas um número de 101.100 vagas para a realização do Enem digital, enquanto o Enem impresso é ilimitado.
Logo, quando o número de inscrições para o Enem digital forem preenchidas, as inscrições para essa modalidade serão encerradas na plataforma de inscrição Enem – INEP. Ainda assim, as pessoas que não concluíram o ensino médio, não poderão se inscrever no Enem Digital.
Como funciona o Enem Digital
As provas aplicadas do Enem digital, serão aplicadas utilizando computadores durante todo o processo de realização, os gabaritos também serão preenchidos virtualmente. Com esse meio de prova, será possível adicionar vídeos e imagens colorizadas, além de outros recursos visuais.
Uma outra vantagem de fazer o Enem digital é a utilização dos recursos visuais como novidade, já que o MEC pretende incluir mais vídeos e infográficos para tornar a prova menos tediosa, aumentando ainda mais a interação do candidato as questões da prova.
Além disso, é possível pular questões mais difíceis e retornar a elas quando quiserem, já que o sistema utilizado na prova do Enem digital permite que você navegue entre as páginas do Enem.
Os candidatos que escolheram o Enem digital devem se dirigir ao local de prova selecionada pelo Inep, de acordo com seu cartão de confirmação obtido através do site de inscrição para o Enem.
E com isso concluímos que, se você tinha esperanças que poderia realizar a prova em casa, você está enganado. Todas as provas do Enem digital, serão realizadas em espaços cedidos por essas instituições com computadores preparados para as provas do Enem digital, exigindo que o candidato realize a prova em um local monitorado.
Em contrapartida, você terá opções para se adaptar as suas adversidades, como baixa visão, cegueira, visão monocular, dislexia, autismo e outras condições que você possa ter. As principais alterações durante a inscrição é solicitação
Todas as provas serão realizadas nos mesmos dias, 13 e 20 de novembro. Os horários de duração de ambas as provas também coincidem entre si, 5h30 para a primeira prova realizada no dia 13 e 5 horas para a prova realizada no dia 20.
Como se inscrever para o Enem digital
Para você inscrever para o Enem digital você não pode perder os dias de inscrições limites do Enem. Todo o processo de cadastro é realizado no site INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, onde você deve inserir seu CPF e criar uma conta no gov.br para começar o cadastro no site.
No momento do preenchimento das opções de prova, você deve selecionar que deseja se inscrever para realizar a prova digital em sua cidade.
Após isso, você terá apenas de aguardar a confirmação do local da prova e a data de realização das mesmas.
Dito isso, confira oo cronograma de realização das provas do ano de 2022:
10 a 21 de maio — Inscrição e pedido de atendimento especializado.
23 a 28 de junho — Pedido de tratamento pelo nome social
Até 27 de maio — Pagamento da taxa de inscrição.
13 de novembro — Provas de linguagens, ciências humanas e redação.
20 de novembro — Provas de ciências da natureza e de matemática.