O Microsoft Defender 10 é o antivírus da empresa que já vem embutido no Windows 10, segundo especialistas, ele é competente. Sempre que você baixar um arquivo ou executa, ele verifica os arquivos antes de abrir, a menos que você use outro antivírus. Mas o que poucos sabem, é que você pode fazer uma verificação manual de um arquivo, a hora que quiser, sem precisar escanear o computador inteiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja como fazer facilmente
- Primeiro, encontre o arquivo ou a pasta que deseja digitalizar. Ele pode estar localizado no Exploradores de arquivos ou na área de trabalho. Usando o cursor do mouse, clique com o botão direito do mouse no item.
- No menu exibido, selecione “Verificar com o Microsoft Defender”. (Nas versões do Windows 10 anteriores à atualização de maio de 2020, essa opção diz “Verificar com o Windows Defender”.) Clique na opção.
- Uma janela de Segurança do Windows será exibida e os resultados da verificação serão mostrados na parte superior – logo abaixo do cabeçalho “Opções de verificação”. Se estiver tudo bem, você verá “Nenhuma ameaça atual”.
- Por outro lado, se um malware for detectado, o Microsoft Defender alertará você com uma mensagem que diz “Ameaças encontradas” e listará o ou os arquivos que estão infectados.
- Depois de clicar em “Iniciar ações”, o Microsoft Defender removerá as ameaças automaticamente e tudo voltará ao normal. Se você quiser obter mais detalhes sobre quais ameaças foram neutralizadas, clique em “Histórico de proteção” logo abaixo dos resultados da verificação.
Boa sorte e fique seguro!
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.