Face ID: o que é e como funciona

O recurso de reconhecimento facial "Face iD" da Apple está presente desde o iPhone X. Conheça a tecnologia e como ela funciona!
Avatar de Bruno Rodrigues
06/06/2022 às 21:46 | Atualizado há 2 anos
Tecnologia TrueDepth - Face id O que é e como funciona

Um recurso que donos de iPhone possuem em seu dispositivo e às vezes nem sabem da sua existência é o Face ID, que garante uma maior proteção para dispositivos da Apple. Além disso, sempre ficam algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento e para que serve o recurso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o Face ID

A Apple é sempre reconhecida por trazer inúmeras novidades no mundo da tecnologia e, com seus novos lançamentos sempre têm uma novidade que somente os usuários da Apple poderão desfrutar. O Face ID é uma dessas avançadas tecnologias lançadas pela empresa Apple, muito parecido com seu bem-sucedido Touch ID, recurso de impressões digitais que era na tela do iPhone também implementado em dispositivos da Apple.

O Recurso Face ID é utilizado como uma tecnologia de autenticação de segurança para dispositivos iPhone e iPad, sendo inicialmente apresentado no iPhone X, que mudou como o sistema de câmera “TrueDepth” iria identificar o rosto do usuário do celular com mais precisão e segurança.

Esse sistema de reconhecimento facial do Apple, possuem um inteligente projetor de pontos que, através do sistema de câmera TrueDepth pode desbloquear o aparelho, sem a necessidade de uma senha do iPhone, servindo para aqueles usuários que esqueceu o código de debloqueio e precisa acessar o dispositivo imediatamente.

Além de simplesmente desbloquear o seu aparelho, você pode utilizar o recurso para confirmar as suas compras através do Apple Pay. Tudo isso como uma simples configuração do seu dispositivo, automatizando toda a sua vida sem a necessidade de inserir várias senhas, apenas sorria para a câmera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como funciona Face ID

O Face ID no iPhone é ativado quando necessário a autenticação do usuário do aparelho. O aparelho ativa a tecnologia de câmera TrueDepth, que por sua vez carrega todos os dados do rosto com precisão analisando todos os milhares de pontos invisíveis que foram capturados do seu rosto no memento da configuração do recurso.

Essa tecnologia é responsável por mapear todos os pontos de profundidade do seu rosto, além de utilizar uma câmera infravermelha para capturar uma foto do seu rosto. Dessa forma, é praticamente impossível que uma pessoa com uma simples foto possa desbloquear um iPhone bloqueado com esse recurso ativado.

Esse processo só é possível graças as tecnologias do Neural Engine dos chips A11, A23Bionic, A12X Bionic, A13 Bionic, A14 Bionic e A15 Bionic, protegida pelo Secure Enclave. Todos esses recursos são utilizados para transformar o mapa de profundidade e imagem infravermelha obtida pelo sistema, em um cálculo matemático que fará a comparação entre os dados obtidos e o rosto que está de frente a câmera.

Recurso de iPhones - Face id O que é e como funciona
Imagem/reprodução: Apple

Se você está se perguntando “Como funcionaria esse recurso se eu deixar barba crescer e mudar o penteado?” ou “Ele identificará mesmo se uma pessoa estiver maquiada?”, a resposta a todas essas perguntas é, sim! Ele se aptará a todas as mudanças do usuário, desde que o mesmo não sofra uma alteração da sua estrutura muscular ou óssea. De qualquer maneira, também é possível usar o Face ID e códigos para desbloquear a tela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, caso o recuso não consiga te identificar de imediato, o Face ID confirmará a sua identidade utilizando o código para então, atualizar os seus novos dados de aparência no dispositivo. Você pode utilizar o sistema de segurança até mesmo com mascará, como mostramos no artigo “Como usar o Face ID com máscara“, além de chapéus óculos e qualquer outro adorno que pode mudar a sua aparência. Outro detalhe é que o Face ID é usado como autenticação em diveros apps da App Store.

A segurança do Face ID

Após anos de quebra de segurança de diversas tecnologias, é correto questionar quanto ao uso de seus dados com os recursos em dispositivos da Apple. Entretanto, os dados que são obtidos de você são todos criptografados e protegidos por uma chave que encontrasse apenas em posse da Secure Enclave, dificultando a vida de muitos hackers mal-intencionados.

Mesmo que outra pessoa seja muito semelhante a você tente desbloquear o seu dispositivo, é muito provável que ela fracassará. Segundo a própria empresa Apple, “A probabilidade de que uma pessoa aleatória na população possa olhar para o seu iPhone ou iPad Pro e desbloqueá-lo usando o Face ID é menor que 1 em 1.000.000” o que nos deixa mais aliviados quanto a um dopogenger da vida real.

Quanto ao código necessário para desbloquear o seu dispositivo, também possui um nível de segurança suficiente para proteger seus dados. A pessoa que pegar o seu iPhone ou iPad sem autorização, terá somente 5 tentativas para desbloquear o dispositivo com o recurso de identificação visual, para então inserir o código de desbloqueio.

Até mesmo para pessoas que possuem algum tipo de deficiência física terão acesso a esse recurso de identificação visual, bastando apenas habilitar a opção de acessibilidade durante o registro para garantir que o mesmo terá acesso ao dispositivo mesmo com as suas dificuldades implícitas.

E assim concluímos com a explicação dê o que é e como funciona essa tecnologia inovadora da Apple. Se você gostaria de aprender mais a respeito e dicas interessantes desse recurso, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.