Facebook processa o proprietário dos sites Instagram Copycat

Avatar de Redação
20/11/2020 às 23:30 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Um desenvolvedor de software turco conseguiu mais de 100.000 contas do Instagram para construir uma rede de clones do Instagram.

O Facebook entrou com uma ação judicial contra Ensar Sahinturk, um desenvolvedor de software turco que criou vários sites clones do Instagram. De acordo com o Facebook, Sahinturk conseguiu um total de mais de 100.000 contas do Instagram para estabelecer sua rede de imitadores.

Facebook processa proprietário de sites de copyright do Instagram

O Ataque dos Clones do Instagram

Em uma postagem no Sobre o Facebook blog, o Facebook anunciou um processo contra Sahinturk por criar uma rede de sites clones do Instagram e roubar informações de contas.

Sahinturk conseguiu raspar perfis, fotos e vídeos de milhares de contas diferentes do Instagram. Ele então transferiu esses dados para seus sites clones, “onde qualquer um poderia inserir um nome de usuário do Instagram para ver perfis de usuários do Instagram, fotos, vídeos, histórias, hashtags e locais.”

Relacionado: Como os hackers roubam sua identidade nas mídias sociais

Isso não apenas viola a privacidade dos usuários, mas também coloca informações confidenciais em risco. Isso é especialmente perigoso, pois “as pessoas perdem visibilidade e controle de quem está visualizando seu conteúdo e interagindo com sua conta”.

Em resposta aos sites clonados, o Facebook primeiro desabilitou as contas do Instagram e do Facebook de Sahinturk. Posteriormente, decidiu abrir um processo “para obter uma injunção permanente contra Sahinturk”.

Manter os dados online seguros

Felizmente, o Facebook está agindo contra essa rede de sites clones. Mas, por outro lado, esta definitivamente não será a última vez que alguém decide produzir um site clone do Facebook, Instagram ou outro site de mídia social. O risco pode ser suficiente para encorajar alguns usuários a excluir completamente suas contas de mídia social.


.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ