Family Link: o que é e como funciona os controles parentais

O Family Link é uma ferramenta que traz conforto e segurança para as famílias que querem proteger seus filhos
Avatar de Nalbert Gomes
20/09/2022 às 11:43 | Atualizado há 2 anos
google family link proteção

Focado justamente em aumentar a proteção de crianças e das famílias, a Google criou a Family Link. A ferramenta é simples e possui muitos recursos abrangentes para ajudar os pais. Vamos conhecer mais sobre ele abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Google Family Link permite controles através de um grupo da família, desse modo os pais podem controlar em diversos graus, os dispositivos usados pelas crianças. É possível criar e gerenciar uma conta específica do Google para o filho ou filha.

A conta é bem semelhante ao dos adultos, porém existem limitações sobre o que a conta tem acesso. O Family Link permite que os pais gerenciem o dispositivo do filho, nesse gerenciamento é possível definir limites de tela, localização de dispositivo e permissões de instalação.

Conheça e saiba o que é o Family Link
Conheça e saiba o que é o Family Link (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Usando o Family Link, é possível aprovar ou bloquear os aplicativos que seu filho deseja instalar usando a Google Play. O aplicativo também permite verificar quanto tempo seu filho gasta em seus aplicativos favoritos, tudo isso usando relatórios de atividades semanais ou mensais.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pais também podem definir limites diários de tempo de tela para cada um dos dispositivos. Veja abaixo todos os recursos do Family Link:

  • Gerencie o controle dos pais em todos os serviços do Google
  • Gerencie os aplicativos que seu filho pode usar
  • Aprovar ou bloquear aplicativos que seu filho deseja instalar a partir da Loja do Google Play
  • Veja quanto tempo seu filho gasta em suas aplicações com relatórios de atividades semanais ou mensais
  • Estabelecer limites diários de tempo de tela para o dispositivo de seu filho
  • Estabelecer limites diários para aplicações individuais
  • Configurar um dispositivo na hora de dormir
  • Veja a localização do dispositivo de seu filho
  • Bloqueie remotamente o dispositivo de seu filho
  • Veja todos os dispositivos onde a conta de seu filho está registrada
  • Tocar um som para localizar o dispositivo de uma criança

Um ponto que é bom ressaltar, é que o Family Link não alega bloquear conteúdo inadequado, embora alguns aplicativos ofereçam suas próprias opções de filtragem que podem ser acessadas através dele.

Então é possível definir limites de idade no conteúdo do Google Play, como aplicativos, livros, filmes. Todos os novos aplicativos terão que ser autorizados pelos pais e isso pode ser feito no dispositivo da criança tocando sua senha, ou em seu próprio telefone através da notificação que você recebe.

Agora que você teve uma visão mais ampla do aplicativo e como ele pode aumentar a proteção dos seus filhos, vamos entender abaixo como ele funciona.

Faça o cadastro antes do processo
Faça o cadastro antes do processo (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Para entender como funciona o aplicativo, é necessário usar ele, ou seja baixe o Family Link no seu celular. Crie uma conta do Google para o seu filho, através do navegador no site families.google.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda no families.google.com é possível construir sua família de até seis pessoas. É importante destacar que você poderá dizer quem é o pai, e eles também terão direitos de supervisão através do Family Link.

Uma vez que você tenha feito uma configuração familiar, poderá abrir o Family Link em seu próprio dispositivo e seguir os passos para configurar o Family Link para controlar os dispositivos das crianças.

Será feito uma solicitação para instalar a versão das crianças e adolescentes do aplicativo em seu telefone também, certifique-se de ter a versão certa em cada telefone.

Em alguns dispositivos mais novos, você verá que o processo de configuração do Family Link começa automaticamente quando alguém com uma conta de criança assina um novo dispositivo.

Aplicativo está disponível em vários sistemas
Aplicativo está disponível em vários sistemas (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Como pai ou mãe, você pode executar o Family Link em um dispositivo Android ou em um dispositivo iOS com o intuito de gerenciar contas Google para crianças menores de 13 anos.

Quando seu filho fizer 13 anos, será criado uma conta normal no Google, mas você ainda poderá supervisionar os dispositivos através do Family Link.

Depois de instalados e vinculados os aplicativos, você poderá ajustar os controles que deseja do aplicativo dos pais e ter aqueles refletidos no dispositivo da criança.

Agora diga para nós, você conseguiu entender o que é o Google Family Link? Você já utiliza a ferramenta? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.