Quando o seu dispositivo móvel com Android sofre com lentidões ou não mostra mais sinais de vida, só há uma alternativa, o Fastboot. Esse protocolo está em todos os dispositivos com Android, independente da marca ou modelo ele estará lá.
- Como desinstalar apps da MIUI sem root (e desativar propagandas)
- Como desbloquear o bootloader de qualquer Xiaomi
O que é Fastboot no Android
Essa ferramenta presente em todos os dispositivos móveis com Android conhecido como Fastboot, é o principal meio que usuários e técnicos utilizam para atualizar, formatar ou instalar novos firmwares originais, ou modificados.
Com o Fastboot você pode conectar ao seu computador, mesmo quando o sistema operacional instalado em seu dispositivo não carregue adequadamente. Esse modo pode ser utilizado para corrigir problemas ou atualizar o firmware do seu dispositivo.
O sistema Fastboot pode ser encontrado no dispositivo mesmo que um firmaware não tenha sido carregado. Basicamente, o Fastboot é um protocolo que pode ser utilizado para atualizar o sistema de arquivos em flash do dispositivo Android.
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
- Android 16: Organizando Configurações Rápidas em Categorias
Entretanto, nem todos os dispositivos liberam o protocolo livremente para que o usuário possa o acessar, da mesma maneira que outros dispositivos. Alguns exigem um certo conjunto de comandos para liberar o acesso.
Para que serve o Fastboot
Quando utilizado o protocolo, você pode modificar o firmware a partir de um computador conectado por usb no dispositivo Android. Desse modo, o protocolo é iniciado em seu dispositivo mesmo não existindo um sistema para se comunicar.
Com esse protocolo é possível atualizar o sistema Android mesmo não havendo uma conexão com a internet, desde que o firmware esteja armazenado em um cartão de memória conectado no celular, apagando qualquer erro ou falha que possa ter ocorrido no sistema Android.
Quando configurado adequadamente, você pode utilizar esse modo para apagar todos os arquivos do sistema sem perder o firmware original. Ele também é muito utilizado para instalação de firmwares modificados, além da liberação “root” do seu dispositivo.
Como usar o Fastboot
Cada dispositivo possui uma maneira diferente de acessar o modo de segurança do dispositivo, mas todos eles possuem as mesmas funções de modificação do aparelho celular. Vale lembrar que modificar o seu aparelho pode acabar com a garantia do mesmo, então faça-o por sua conta e risco.
Outra coisa impostante para acessar o fastbook é o kit Android SDK (Software Developer Kit), e outros drivers específicos para acessar o dispositivo através do seu computador.
Samsung
Em dispositivo móveis do Samsung, você pode acessar o modo usando as seguintes combinações de teclas após desligar o aparelho, aperte simultaneamente os botões Ligas/Desligar junto com o botão de volume para baixo.
Xiaomi
O Fastboot Xiaomi é um pouco diferente dos demais, sendo necessário que você habilite as opções do desenvolvedor.
Para isso, acesse as “configurações” do seu dispositivo. E em sistema e toque na opção “sobre o telefone”. Procure pelo número da versão e toque nele por várias vezes até receber a notificação que agora você tem acesso de desenvolvedor.
Agora, desligue o celular e pressione simultaneamente o botão ligar/desligar e o botão de volume baixo até que o modo de Fastboot apareça.
Motorola
Pressione os botões de ligar/desligar e o botão de volume baixo com o aparelho desligado até que o dispositivo ligue no modo de Fastboot. Para sair desse modo, você deve usar o comando para reiniciar que então você será levado ao firmware original instalado em seu dispositivo.
E assim concluímos com as explicações do que é o Fastboot, para o que serve e como você pode acessar em seu dispositivo móvel com Android. Para mais informações e dicas, acesse os links recomendados no começo desse artigo.