Ícone do site Tekimobile

Como fazer backup vai proteger seus dados de ataques hackers

dados salvos

Vivemos em uma época onde grande parte dos dados agora são digitais, isso permite o trabalho online, sem isso todos nós voltaríamos a usar papel e voltaríamos a guardar os arquivos em vários armários. Pastas e papéis são coisas fáceis de perder, por isso devem ser guardados com muita segurança.O mesmo vale para os dados eletrônicos, é importante que todos nós façamos o backup das coisas que temos, isso envolve, fotos, planilhas e senhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se isso não for feito, existe o grande risco de perdermos tudo o que temos no mundo digital. E nós sabemos que hoje, não faltam opções para backups dos nossos dados, então nessa matéria vamos ver os erros que muitas pessoas cometem e como deixar nossos dados seguros.

1. Agora não, depois eu faço backup

Existem muitas maneiras de fazer backup hoje, e devido a tantas maneiras as pessoas se sentem confusas e perdidas e escolhem simplesmente não fazer, ou deixar para depois, uma vez ou outra você já pensou em como isso é importante, porém logo em seguida você disse a você mesmo, depois eu faço.

Algumas pessoas que também passaram por isso, infelizmente perderam tudo em ataques de hacker, ou até mesmo quando o computador morre e todos os dados importantes vão embora. O maior erro que a maioria de nós comete é por não fazer nada. Se por acaso você não foi atacado por um ransomware que é algo que ocorre muito hoje, você ainda pode perder arquivos importantes por simples erros humanos.

Um exemplo de como backups podem salvar coisas muito importantes, é o exemplo do Filme Toy Story 2, por um simples erro de digitação, um engenheiro excluiu totalmente o filme de 100 milhões de dólares, porém, felizmente havia um backup do filme, e assim o arquivo foi salvo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas talvez você diga ser uma pessoa bem segura, que sempre sabe o que está fazendo no seu computador, bom, nesse caso é importante levar em consideração coisas como desastres naturais, chuvas, alagamentos, isso pode fazer você perder todos seus aparelhos eletrônicos, mas dai você pensa que algo assim não ocorreria.

Se não for por desastres naturais, o próprio tempo pode fazer você perder suas coisas, aparelhos eletrônicos como tablets, celulares e telefones, não duram para sempre. Mais cedo ou mais tarde eles vão começar a dar sinais e sem perceber você vai perder todas as coisas.

O Mundo que vivemos é imprevisível, então crie um plano agora, veja como proteger seus dados e o que você deve fazer, existem muitas soluções que permitem salvar seus dados com segurança, soluções como Google Drive, OneDrive e iCloud.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2. Proteja seus dispositivos móveis

Nós sabemos que atualmente nosso celular também tem sido nosso segundo computador, carregamos ele para todo lugar, fazemos tudo e guardamos nossas coisas importantes nele, um exemplo é que existe grande chance de nosso aplicativo de e-mail estar conectado a um celular comercial, ou talvez o nosso celular da empresa tenha arquivos confidenciais, esses dispositivos viram o principal alvo de ataques por violação de dados e ataques ransomware.

O maior perigo dos dispositivos móveis é a sua portabilidade, talvez você pense que o perigo é em esquecer o celular em algum lugar, é verdade, isso também pode ser perigoso, porém o risco maior está aonde você se conecta, muitas redes wi-fi que nós nos conectamos não tem nenhum tipo de proteção, e pode facilmente ser uma armadilha.

E novamente vemos que o backup também é importante nos celulares, vá na sua galeria agora mesmo, veja os vídeos e fotos que tem lá, mesmo que não sejam coisas confidenciais, são coisas muito importantes pra você, imagina se você perdesse tudo em um ataque de malware, ou por quebrar seu celular sem querer, então além do cuidado que devemos ter com a proteção é importante pesquisar por aplicativos que realizam backups de nossas fotos, como por exemplo o Google Fotos e o iCloud já citado, não esqueça, todas suas fotos e vídeos precisam de backup!

3. Aproveite a tecnologia

Talvez você fique com preguiça de ter que fazer backup sempre, não se sinta assim, aproveite a tecnologia que existe, programe seus backups, automatize seus processos, por deixar que o próprio programa de backup faça isso por você, e uma maneira de proteger seus backups de ataques hackers é por utilizar senhas diferentes nas suas contas, dessa maneira seus dados ficarão bem protegidos.

4. Mantenha a regularidade

Talvez você fique muito feliz após fazer o backup na primeira vez, mas dai depois você desanima e começa a desistir, então tome cuidado, sempre procure lembrar do perigo que existe, em deixar seus dados sem segurança.

Sempre olhe o processo do seu backup automatizado, veja se não houve nenhum erro e tenha certeza que seus dados estão com a máxima proteção e segurança, como já dito tome cuidado onde conecta, e também em que lugar deixa seus aparelhos eletrônicos, e uma coisa muito importante é sempre renovar suas senhas e usar senhas diferentes para que reforce cada vez mais sua segurança .

Pare e pense no que funciona melhor para você. Faça um plano e aplique ele, para que seus dados estejam protegidos da melhor forma.

Sair da versão mobile